Contente
Kserula modest (colibia) é um tipo de gorros lamelares de cogumelos pedunculados que fazem parte da família Physalacrium. Eles são tão raros nas florestas que a maioria dos amantes experientes da "caça silenciosa" não teve a chance de encontrá-los, e as descrições desse representante do reino dos cogumelos são bastante curtas. Para um ávido coletor de cogumelos, esta espécie pode ser de algum interesse.
Como é um xerula humilde
O modesto Xerula parece incomum: um grande chapéu achatado está localizado em uma perna longa e fina, abundantemente coberta com vilosidades por baixo. Os espécimes jovens se assemelham a um prego. Devido à sua aparência incomum, muitas pessoas os consideram venenosos.
A polpa do corpo da frutificação é fina e quebradiça. Como todas as variedades de xérula, este representante tem um pó de esporo branco.
Descrição do chapéu
O chapéu tem o formato de uma cúpula, que com o tempo se abre cada vez mais para fora e adquire o formato de uma tigela. Difere em placas largas, finas e pouco espaçadas. Em espécimes adultos, as placas são claramente visíveis. A cor é castanha, no verso é claro, quase branco.
Descrição da perna
O caule é fino, ligeiramente afilando no topo, marrom escuro, contrastando com as placas claras na parte de trás do gorro. Cresce verticalmente para cima.
O cogumelo é comestível ou não
Pertence a comestível condicionalmente, no entanto, não tem sabor brilhante nem aroma pronunciado, pelo que não apresenta grande valor culinário.
Onde e como cresce
É uma espécie muito rara com um período de frutificação relativamente curto. Você pode encontrá-lo em florestas de coníferas decíduas, onde cresce em grupos bem no solo. A temporada começa na segunda metade do verão e vai até o final de setembro.
Duplas e suas diferenças
Este cogumelo pode ser confundido com a xérula de pernas compridas comestível, que também é bastante rara nas florestas e tem um caule longo e fino. Você pode distingui-los pelos seguintes recursos:
- a humilde xérula cresce no solo, e sua gêmea cresce em tocos, galhos e raízes de árvores;
- a calota da xérula tem um diâmetro modesto, maior e curvada para fora, e na perna longa suas bordas são direcionadas para baixo, formando uma cúpula.
Conclusão
O modesto Kserula é pouco conhecido pelos amantes da "caça silenciosa". Embora ela não tenha um gosto marcante, é uma grande sorte encontrá-la e identificá-la na floresta.