Contente
O cogumelo branco é uma presa bem-vinda para qualquer catador de cogumelos. Um boleto forte e bonito é só pedir uma cesta. Mas eles são encontrados na floresta cada vez menos. Isso se deve à redução da área florestal, à ecologia deficiente e muitos outros motivos. Por isso, muitos amantes desta iguaria florestal estão cada vez mais pensando em como cultivar cogumelos porcini em casa. E se houver esse desejo e oportunidade, deve ser feito, pois o uso regular deste produto traz grandes benefícios à saúde.
Os benefícios dos cogumelos porcini
- Melhora a imunidade.
- Eles ajudam na luta contra a aterosclerose e a angina de peito.
- Boa prevenção na luta contra o câncer.
- Eles contêm uma grande quantidade de vitaminas e minerais.
Se decidir organizar o cultivo de cogumelos porcini em casa, deve familiarizar-se com a biologia do boleto para não cometer erros.
O cultivo em massa de boletos de forma industrial não se justifica pela complexidade e alto custo. Mas é perfeitamente possível cultivá-los em um pequeno volume.
Caraterística do boleto
O cogumelo branco pertence aos cogumelos tubulares e é um simbionte - seu micélio cresce junto com o sistema radicular da árvore sob a qual cresce. Eles trocam nutrientes para benefício mútuo. Cada espécie de boleto forma uma simbiose com uma determinada espécie de madeira.
Este é um dos poucos cogumelos tolerantes ao sol forte, cresce bem em prados iluminados. Os boletos também podem viver na sombra, mas aí eles se sentem muito pior, em lugares com sombra só podem ser encontrados em um ano bom. O boleto não gosta de lugares muito úmidos, mas não cresce sem água. O cogumelo porcini não tolera calor extremo e baixas temperaturas diárias. No verão, cresce melhor com 15-18 graus de calor, no outono 10 graus são suficientes para isso. Para crescer até o tamanho de um cogumelo adulto (um gorro de até 50 cm de diâmetro e uma perna de até 25 cm de altura e 5 cm de diâmetro) - um boleto precisa de uma semana inteira. Os solos para isso são melhores arenosos, franco-arenosos e franco-argilosos.
Quando sabemos que condições precisam ser criadas para o crescimento bem-sucedido dos cogumelos boletus, tentaremos cultivar cogumelos porcini em casa.
Existem duas maneiras de criar esta iguaria de cogumelo:
- extensa - os boletos são cultivados em sua própria parcela em condições naturais;
- intensivo - cultivo em salas fechadas, nas quais as condições necessárias são criadas por uma pessoa.
Vamos considerar cada método com mais detalhes.
Como os boletos podem crescer no site
Este método de cultivo é sazonal. O sucesso neste negócio pode ser alcançado desde que existam árvores adequadas no local, ao lado das quais o boleto seja confortável. Na natureza, eles costumam crescer sob bétulas, carvalhos, pinheiros e abetos. Árvores jovens entre 5 e 10 anos são as mais adequadas. Eles podem ser mais velhos, mas pelo menos 5 anos. O fungo branco não tem simbiose com as raízes das árvores jovens.
Em um local adequado para todos os parâmetros, cavamos o solo sem virar a camada. As ervas daninhas devem ser selecionadas. Se não chover, a área precisa ser umedecida.A preparação posterior do local depende do método em que o boleto vai se reproduzir.
Métodos de criação de cogumelos porcini
- micélio comprado em loja;
- fragmentos de micélio trazidos da floresta;
- material de cogumelo trazido da floresta.
No primeiro e no segundo casos, o solo deve ser nutrido com a ajuda de um composto especialmente preparado. É feito de folhas, pedaços de casca que começam a apodrecer, com a adição de uma pequena quantidade de esterco de cavalo.
Para que o composto amadureça mais rápido, ele deve ser umedecido de vez em quando com uma solução fraca de nitrato de amônio na concentração de 1%.
O dispositivo das camas para o plantio de boletos
Eles tiram a terra do local selecionado a uma profundidade de 20 cm e colocam de lado. Preencha a cama camada por camada com composto e o solo selecionado. O micélio dos cogumelos porcini é simplesmente espalhado sobre o solo, aprofundando-o em 7 cm, de acordo com as normas indicadas na embalagem.
Estrume fresco não funcionará para isso. É muito melhor se for húmus totalmente maduro. Para enriquecê-lo com bactérias benéficas, derrame-o com a solução EO conforme as instruções.
Se os cogumelos são propagados pelo solo com uma parte do micélio, e para isso uma camada de 15 por 25 cm é suficiente, ele é dividido em 10-15 fragmentos, dispostos a uma distância igual sobre a área do jardim e também um pouco aspergido com terra. O solo está bem umedecido. O micélio é colocado sob a árvore apropriada na floresta, sob a qual crescem os cogumelos porcini. A costura deve ser cortada com cuidado e é imprescindível preencher a área danificada com terra fresca para que os danos causados à natureza sejam mínimos.
Para manter a umidade por mais tempo, é bom cobrir o jardim com folhas secas ou musgo.
O boleto pode ser propagado por fragmentos de corpos de cogumelos. Existem duas maneiras - seca e úmida.
- Com o método seco, você pode decompor gorros inteiros de cogumelos totalmente maduros ou seus pedaços no local selecionado, a camada de esporos deve estar na parte inferior. Polvilhe-os levemente com terra. Você pode colocar as tampas de cogumelo em uma folha de papel limpo e deixá-los secar bem ao sol e, em seguida, plantá-los.
- O método úmido é conhecido há muito tempo. Cogumelos Porcini totalmente maduros e até mesmo muito maduros eram colocados em pratos de madeira e despejados em água da chuva por um dia. Adicionado 3-4 colheres de sopa. colheres de sopa de açúcar ou álcool. A infusão mista foi filtrada em gaze e regada com ela no canteiro preparado para o plantio.
Por exemplo, ao plantar sob um carvalho, colete cogumelos porcini de uma floresta de carvalho.
Uma safra com um plantio precoce bem-sucedido pode ser esperada no primeiro ano, mas às vezes esse processo é atrasado por 2 ou até 3 anos.
Cultivo de cogumelos porcini dentro de casa
Estufas, porões, hangares e galpões são adequados para isso. O principal é a capacidade de criar condições adequadas para o cultivo de cogumelos, ou seja, uma temperatura entre 8-12 graus Celsius e uma umidade de cerca de 90%.
Um ponto muito importante é a iluminação adequada. A luz deve ser difusa e fraca. É necessário para os cogumelos após o aparecimento dos corpos de frutificação. Até este momento, a sala pode não estar iluminada de todo.
Estágios de preparação e cultivo de boletos em espaços fechados
As estufas são as mais adequadas para isso. Nas regiões do sul, uma simples estufa de policarbonato é suficiente. Nas regiões mais ao norte, será necessário fornecer aquecimento. E onde está muito frio, é mais fácil instalá-lo em um ambiente em que seja fácil regular a temperatura.
- Escolhendo uma sala de cultivo.
- Se necessário, instalamos um sistema de aquecimento.
- Cuidamos para manter o nível de umidade necessário.
A maneira mais fácil é colocar recipientes com água, entre os quais deve haver uma distância de cerca de 2 m, ou recipientes com serragem constantemente umedecida. - Conseguimos a iluminação correta. Se necessário, cobrimos o topo da estufa com materiais opacos ou que apenas permitem a passagem de luz difusa. Para cogumelos já germinados, basta acender a luz de baixa intensidade durante 4 horas por dia.
- Instalamos um sistema de ventilação. Em climas frios, o ar fornecido deve ser aquecido.
- Preparação de recipientes para o cultivo de cogumelos porcini. As caixas de madeira desinfetadas instaladas em prateleiras especiais são adequadas para isso.
- O solo certo é um dos ingredientes mais importantes para o sucesso. É preparado com antecedência. Componentes do solo: solo fértil, pequenas quantidades de serragem e esterco de cavalo ou húmus.
- Para que a serragem não retire muito nitrogênio durante a decomposição, é melhor umedecê-la com uma solução fraca de nitrato de amônio. O solo preparado deve amadurecer por pelo menos uma semana.
- Enchemos as caixas com solo preparado.
- Quando tudo estiver pronto, compramos o micélio do cogumelo. Para o cultivo de cogumelos em casa, trazidos da floresta, o boleto não é adequado. Na Holanda, tecnologias intensivas já foram desenvolvidas para o cultivo dessa iguaria florestal. Raças especiais de cogumelos porcini, mais adaptados às condições domésticas, também foram criadas. Se possível, é melhor usar micélio holandês.
- Compramos a quantidade necessária de micélio, trituramos sem retirá-lo dos sacos.
- Distribuímos uniformemente sobre a superfície do substrato de acordo com as instruções. Misture com o solo. Monitoramos o teor de umidade do substrato. A camada de solo acima do micélio não deve ser mais espessa do que 7 cm.
- Monitoramos todos os parâmetros na sala onde os cogumelos são cultivados e aguardamos a colheita.
Para imaginar o processo de cultivo de cogumelos com mais clareza, você pode assistir ao vídeo:
A tecnologia de cultivo de cogumelos porcini em casa é muito mais complicada do que para cultivo de cogumelos... Requer muito investimento inicial e muito tempo. Mas tudo isso compensa com o resultado obtido. Para aqueles que ainda não cultivaram cogumelos em casa, é melhor começar cultivando cogumelos no local. Os cultivadores de cogumelos experientes podem receber uma renda bastante tangível de suas plantações dentro de casa.