Contente
O principal critério para os amantes da "caça silenciosa" ao coletar presentes da floresta é sua comestibilidade. Mesmo um espécime venenoso pode causar danos irreparáveis à saúde. Qualquer colhedor de cogumelos experiente sabe com certeza que é melhor ficar sem um troféu do que levar um nocivo. O cogumelo da pimenta é polêmico entre os conhecedores. Existem opiniões diametralmente opostas sobre sua comestibilidade.
Qual é a aparência de um cogumelo de pimenta?
A lata de óleo de pimenta pertence à família Boletov. Os biólogos consideram-no condicionalmente comestível. Pequenas diferenças entre um lubrificador comum e uma pimenta podem ser confusas para um colhedor de cogumelos inexperiente.
Descrição do chapéu
A tampa arredondada convexa da lata de óleo de pimenta atinge 8 cm na idade adulta. Nesse ponto, a tampa se endireita e se torna plana e redonda. A cor inclui todos os tons de marrom. O chapéu pode ser avermelhado, avermelhado ou escuro. Ao contrário de um lubrificador comum, o fungo da pimenta não tem membrana mucosa.
A camada inferior da tampa é como uma esponja. A cor do himenóforo é geralmente igual à do topo da tampa, talvez um pouco mais clara. Quando pressionado, manchas avermelhadas aparecem na superfície tubular porosa.
Descrição da perna
A forma da perna é cilíndrica. Em alguns espécimes, pode ser curvo. A perna se estreita ligeiramente em direção à parte inferior. Acima, ele cresce junto com o himenóforo. A altura da perna é de até 8 cm, de diâmetro vai de 3 mm a 1,5 cm, sua polpa é elástica e se quebra facilmente quando pressionada. O corte no ar fica com uma tonalidade avermelhada.
Cogumelo Pimenta Comestível Ou Não
Existem diferentes opiniões sobre a comestibilidade do cogumelo da pimenta. Os biólogos dizem que as substâncias tóxicas contidas no corpo da fruta não se decompõem mesmo durante o tratamento térmico. Os cientistas alertam sobre os danos que esses componentes causam ao fígado. Os venenos podem se acumular gradualmente no corpo, causando doenças oncológicas graves.
Na Rússia, não é comum coletar latas de óleo de pimenta como comestíveis. Dentre os recursos florestais, existem muitos outros representantes menos perigosos desta espécie.
Cientistas europeus não confirmam a opinião sobre a intoxicação do fungo da pimenta. E os especialistas em culinária dos países ocidentais consideram esse presente da floresta um dos mais deliciosos representantes do reino do cogumelo. O sabor acentuado e o aroma delicado dão um toque picante aos pratos deste hóspede da floresta. Alguns gourmets preparam vários pratos da lata de óleo de pimenta. É estufado e adicionado a iguarias pré-fabricadas de cogumelos e guisados de carne. Outros preferem usar o pó da polpa seca como substituto das pimentas picantes.
Não foi realizada pesquisa experimental sobre as qualidades do fabricante de pimenta. Sinais de envenenamento não foram registrados após a ingestão de alimentos feitos a partir dele. De acordo com especialistas, os cogumelos podem ter um impacto negativo na saúde se consumidos regularmente por um longo período de 6 meses a um ano.
Onde e como o óleo de pimenta pode crescer
A área de crescimento da pimenta e do boleto comum é a mesma.Eles são coletados nas florestas de pinheiros e abetos das regiões do norte. É extremamente raro encontrar boletos em florestas mistas. No território da Rússia, eles são colhidos na Sibéria, no Cáucaso e no Extremo Oriente.
O período de colheita difere dependendo da região de crescimento. Na Sibéria, o boleto aparece em junho. No norte da Europa, a época de caça começa em junho e vai até outubro.
Os cogumelos crescem individualmente ou em pequenas famílias de 3 a 5 peças. Ao coletar, corte a perna com uma faca.
Como distinguir o óleo de pimenta
Alguns cogumelos são muito semelhantes aos grãos de pimenta. Um lubrificador comum distingue-se dos grãos de pimenta pela aparência da parte inferior da tampa, que tem uma cor amarelo claro, em contraste com o avermelhado do grão de pimenta. O himenóforo nas espécies comestíveis do boleto comum é denso e finamente poroso. Os poros da pimenta são grandes e irregulares. Além disso, os boletos jovens são cobertos por uma substância pegajosa, da qual deriva o nome.
A película que cobre o lubrificador comum pode ser facilmente removida, que é o que as donas de casa costumam fazer antes de cozinhar. Em um cogumelo pimenteiro, de acordo com a foto e descrição, a tampa da tampa é difícil de separar. Parece seco e pode até ter pequenas rachaduras.
Não é fácil distinguir entre pimentões e cabras. Este é outro representante da família Boletov. Os cogumelos são muito semelhantes na cor e na estrutura da tampa e do caule. A principal característica distintiva da cabra ou peneira, como é popularmente chamada, é sua maior atratividade para os vermes. Mesmo os cogumelos mais jovens são mais frequentemente encontrados com uma tampa comida por vermes. Em clima úmido, a capa do cogumelo fica especialmente úmida e pegajosa. A cabra é classificada como cogumelo comestível. Mas os amantes dos presentes da floresta raramente os colecionam.
Um lubrificador falso pode ser facilmente distinguido de um lubrificador de pimenta pela foto e descrição. O cogumelo venenoso é lamelar, não tubular. Vale a pena cortá-la, pois a perna adquire uma desagradável cor cianótica. Quando colocado em um prato, um óleo falso pode dar um cheiro de mofo e um amargor desagradável.
Quais são os benefícios do cogumelo da pimenta
É difícil falar sobre os benefícios do cogumelo da pimenta. Informações oficiais sobre quaisquer propriedades úteis, exceto para um sabor agradável e acentuado, não foram registradas em lugar nenhum. Portanto, as qualidades benéficas podem ser avaliadas pelo conteúdo de substâncias no corpo da fruta da lata de óleo de pimenta.
Como outros representantes do reino dos cogumelos, contém uma grande quantidade de proteínas vegetais, aminoácidos e muitos oligoelementos. E seu conteúdo calórico é de apenas 22 kcal por 100 g de produto. A composição do produto é rica nos seguintes componentes:
- fósforo;
- magnésio;
- flúor;
- selênio;
- vitaminas A, B, E, K, D;
- ácidos: nicotínico, pantotênico, fólico.
Ele também contém aminoácidos raros como alanina e leucina. Esses ingredientes são usados para reduzir os níveis de açúcar no sangue no diabetes.
Na medicina popular, o pó e a tintura de óleo de pimenta podem ser usados há muito tempo como um agente antibacteriano. Acredita-se que as drogas desse cogumelo curem a tuberculose e outras doenças pulmonares.
Como preparar óleo de pimenta
Nos países europeus, além de um tempero picante preparado a partir do pimenteiro, é utilizado como ingrediente principal em vários pratos.
Os cogumelos são cozidos com cebola e creme de leite. Depois de um tratamento térmico adequado, perdem um pouco de nitidez e tornam-se muito agradáveis ao paladar, segundo os amantes de pratos saborosos.
Para temperar, os cogumelos precisam ser secos e picados. Mas, primeiro, as latas de óleo de pimenta são fervidas por cerca de duas horas, mudando a água várias vezes. Sequência de cozimento:
- Os cogumelos cozidos devem ser lavados.
- Coloque em uma assadeira coberta com pergaminho.
- Seque no forno por 4 - 5 horas, mexendo.
- Esfriar.
- Em seguida, moa em um moedor de café.
Um cogumelo de pimenta bem seco é fácil de moer, mesmo com as mãos.
Em pratos de carne e vegetais, adiciona-se tempero em vez de pimenta.
Conclusão
O cogumelo da pimenta é muito popular em muitos países. Existem mitos sobre sua toxicidade, mas não há fatos comprovados.É possível que comer em grandes quantidades prejudique o corpo. É importante lembrar que qualquer produto pouco conhecido pode ser prejudicial à saúde se usado em excesso. Além disso, o novo prato pode ser testado quanto à tolerância pelo corpo.