Contente
Ruby Oiler (Suillus rubinus) é um cogumelo tubular comestível da família Boletovye. A espécie difere de outros representantes do gênero pela cor característica do himenóforo e das patas, que apresentam um matiz suculento rosa-mirtilo.
Qual a aparência de um lubrificador de rubi
O lubrificador de rubi tem vários outros nomes dados a ele em diferentes momentos por botânicos da Alemanha e de outros países europeus, onde é muito difundido:
- cogumelo rubi;
- cogumelo de pimenta rubi;
- rubi volante;
- Rubinoboletus;
- rubi calciporo.
Os cientistas concordaram em uma coisa - a cor rubi transmite com mais precisão a cor da parte inferior da tampa do lubrificador e a superfície de sua perna.
Descrição do chapéu
Suillus rubinus é um pequeno cogumelo com um diâmetro de tampa de 4-8 cm. Os espécimes jovens apresentam uma tampa hemisférica ou arredondada, mas com a idade abre-se tornando-se achatada em forma de almofada. Ao mesmo tempo, as bordas agudas e onduladas da tampa são viradas do avesso e dobradas para cima. A pele que cobre a parte superior da tampa é seca, parece camurça ao toque, não pode ser removida com uma faca. Com o tempo seco, podem aparecer fissuras e, com o tempo chuvoso, fica coberto por uma fina camada de muco. A cor da tampa pode ser:
- tijolo;
- marrom-amarelado;
- vermelho carmim;
- amarelo acastanhado.
A polpa do gorro tem várias tonalidades: sob a pele é amarelo vivo, na parte do meio é amarelado, próximo à camada tubular é rosa. Ao cortar o cogumelo na parte superior da perna, a cor da polpa não muda.
A parte inferior do gorro (himenóforo) é uma estrutura tubular com grandes poros, pintada de vermelho-rosado profundo. Quando pressionado, a cor dos tubos não muda. A reprodução do lubrificador de rubi é realizada por meio de esporos microscópicos arredondados ou elípticos de cor ocre, que são formados em um pó de esporo acastanhado.
Descrição da perna
O lubrificador de rubi tem uma perna baixa e forte, em forma de maça ou cilindro, afinando em direção à base. Seu diâmetro geralmente não ultrapassa 3 cm, a altura média é de 3-6 cm. Espécimes com haste curva são freqüentemente encontrados. A superfície é lisa, em casos raros pubescente, pintada em um padrão reticular fino, quase imperceptível, de cor rosa-carmim, o fundo é amarelo-ocre. Com um corte longitudinal do cogumelo, você pode ver que a carne da perna tem uma cor irregular. Na base é amarelo intenso, o resto é rosado.
O lubrificador de rubi raramente é encontrado no território da Rússia, é considerado uma espécie nova, sua área de cultivo ainda está sujeita a estudo e monitoramento. Apesar da falta de dados, o lubrificador de rubi está listado no Livro Vermelho da Federação Russa.
Manteiga de rubi comestível ou não
Rubinoboletus é um cogumelo comestível e de bom gosto. Em termos de valor nutricional, pertence ao grupo 2, juntamente com champignon, carvalho, boleto e outros tipos de boleto comestíveis. Sua polpa não tem cheiro e sabor pronunciados, alguns exemplares apresentam amargor quase imperceptível. A composição química do lubrificador de rubi inclui:
- vitamina B2 (riboflavina);
- vitamina B6;
- carboidratos;
- lecitina;
- aminoácidos;
- ácido graxo;
- óleos essenciais.
100 g do produto contém apenas 19,2 kcal, o uso de óleo ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo e a reduzir os níveis de colesterol. No entanto, os biólogos recomendam fortemente evitar a coleta desses cogumelos, uma vez que a espécie está à beira da extinção.
Onde e como o óleo de rubi pode crescer
Rubinoboletus é comum em alguns países europeus, é extremamente raro no território da Federação Russa, principalmente no Extremo Oriente e na Transcaucásia. O único local confirmado de crescimento deste fungo na Rússia é um cinturão de floresta nas proximidades da aldeia. Farinha de aveia na região de Amur.
O cogumelo prefere carvalho ou floresta mista com predomínio de bétula, faia, tília, castanha, espinheiro, azevinho. Em casos raros, ela cresce em uma floresta de pinheiros com uma pequena mistura de espécies decíduas. Este tipo de óleo encontra-se na vegetação rasteira com densa cobertura vegetal, onde se encontra um grande número de gramíneas. O solo adora fértil, é mais frequentemente encontrado em margas siltosas, em várzeas e em locais onde o gado pastava regularmente.
Ruby boletus - cogumelos crescendo isoladamente ou 2-3 unidades. Foram registrados casos de desenvolvimento de micélio Suillus rubinus em madeira de carvalho bem decomposta. Rubinoboletus não dá frutos todos os anos, as melhores condições para um crescimento ativo são os verões quentes e chuvosos e o início do outono.
Os colhedores de cogumelos inexperientes podem confundir um óleo de rubi com um cogumelo de vesícula. As espécies são semelhantes na estrutura do corpo frutífero, mas o gêmeo não apresenta a coloração rosada característica do caule, e a camada tubular torna-se marrom-avermelhada quando pressionada.
Como a manteiga de rubi é preparada
O cogumelo é consumido após tratamento térmico. Butterlets são bons fritos, cozidos, cozidos, salgados e em conserva. Eles também podem ser secos.
Conclusão
A lata de óleo de rubi é objeto de estudo e muita atenção dos micologistas russos. Quando você o encontrar na floresta, é melhor deixar o cogumelo intacto para que a espécie não desapareça para sempre. Em locais onde Suillus rubinus cresce, você pode facilmente encontrar outras espécies que não são inferiores a ele em valor nutricional e sabor.