Contente
O cogumelo do vidoeiro branco é muito apreciado pelo seu sabor agradável. Mas, para reconhecê-la corretamente na floresta, é necessário estudar a descrição dessa espécie e suas fotografias, bem como as duplas falsas.
Como são os boletos de bétula
O cogumelo da bétula branca também é denominado espigueta, pois sua frutificação ocorre no momento em que o centeio começa a amadurecer. A espécie possui um gorro largo, característico de dores, hemisférico ou em forma de travesseiro na idade adulta, podendo atingir 15 cm de diâmetro. A pele da superfície da tampa é lisa ou ligeiramente enrugada, brilhante, mas não viscosa. Na cor, as dores de bétula são geralmente amarelo-claras ou esbranquiçadas, às vezes aparecem corpos frutíferos de cor quase branca.
Abaixo, a tampa de um pintor de bétula é coberta por túbulos esbranquiçados ou amarelos claros na idade adulta. A polpa da quebra é esbranquiçada, de estrutura densa e com um agradável cheiro a cogumelos.
De acordo com a foto e a descrição do cogumelo da bétula branca, ele se eleva acima do solo até 12 cm e sua perna atinge de 2 a 4 cm de circunferência. A perna é de formato denso, semelhante a um barril, marrom-esbranquiçado na sombra com uma malha de luz distinguível na parte superior.
Onde os cogumelos porcini de bétula crescem
Você pode conhecer a espécie em quase todo o país. Mas é mais comum em regiões do norte com um clima bastante frio - na Sibéria e na região de Murmansk, no Extremo Oriente. A ferida de bétula branca escolhe florestas mistas e bosques de bétula para crescer, aparece com mais frequência sob as bétulas, mas também pode crescer perto de outras árvores de folha caduca. Você pode ver a espigueta nas margens da floresta e não muito longe dos acostamentos da estrada.
É possível comer cogumelos porcini de bétula
O espigão de bétula é totalmente comestível e tem um gosto muito bom. Após a fervura, é consumido em qualquer forma - fervido e frito, em conserva e salgado. Além disso, a dor de bétula branca pode ser seca sem ferver, e pode ser usada por muito tempo após a coleta.
Curiosamente, mesmo após a secagem, a espigueta permanece branca, sua polpa não escurece nem fica marrom.
Falsas duplas
O espigão de bétula pode ser confundido com algumas outras espécies. Basicamente, os duplos falsos são comestíveis ou condicionalmente comestíveis; nesses casos, o erro não terá consequências desagradáveis. No entanto, a espigueta também possui contrapartes que não são adequadas para consumo alimentar, e cuidados especiais devem ser tomados aqui.
Cogumelo da bílis
O cogumelo amargo, ou bilioso, é muito semelhante a muitos representantes da família Boletov e, portanto, muitas vezes acaba na cesta de colhedores de cogumelos inexperientes. O gorchak é semelhante em aparência a um cogumelo de bétula. Também é caracterizada por uma capa em forma de travesseiro ou hemisférica em uma idade jovem com uma camada tubular inferior, uma perna forte e um tom de pele marrom-amarelado.As espécies são semelhantes em tamanho - o amargor sobe acima do solo até 10-12 cm e cresce até 15 cm de diâmetro.
Mas, ao mesmo tempo, existem diferenças importantes entre as variedades:
- A tampa do pote amargo é mais escura e é fácil remover a casca, enquanto na tampa de bétula branca é difícil removê-la.
- Há um padrão de malha no caule do fungo da vesícula, mas não é claro, mas mais escuro contra o fundo da cor principal do caule.
- A superfície tubular inferior do amargor é branca ou rosada; se você pressionar a camada esponjosa, ela ficará claramente rosada.
- A polpa amarga na quebra muda de cor, torna-se rosada, mas a espigueta de bétula não muda a cor branca da polpa.
- Se você lamber os cogumelos no corte, a espiguinha terá um sabor neutro e o amargo será muito amargo.
Cogumelo Spruce Branco
Esta espécie é um parente próximo do pintor de bétula branca e, portanto, é muito semelhante a ele na estrutura externa. As espécies combinam uma tampa hemisférica ou em forma de travesseiro do mesmo formato, pernas densas e uma camada inferior tubular.
Mas você pode distinguir uma dor de abeto por vários traços característicos. Seu chapéu é mais escuro, mais parecido com o castanho. Além disso, as espécies diferem em seu habitat - o abeto branco também é encontrado em plantações de folhas caducas, mas pode ser visto com muito mais frequência sob os abetos, em florestas de coníferas.
O cogumelo do abeto é bom para consumo humano. Distingui-lo da bétula branca é simplesmente necessário para melhorar suas habilidades de colheita de cogumelos.
Boleto comum
Na falta de experiência, você pode confundir um cogumelo de bétula branca com um boleto comum. As espécies são semelhantes em um chapéu - em um boleto também é grande e em forma de travesseiro, até 15 cm de diâmetro.
No entanto, as diferenças entre as espécies são muito mais do que semelhanças. O boleto é geralmente de cor mais escura, sua cor é mais próxima do castanho, embora também sejam encontrados corpos frutíferos amarelados-amarelados. Com tempo úmido, a tampa do boleto fica coberta de muco. A maneira mais fácil de distinguir a espécie é pela perna - no boleto, é coberto por escamas cinza-escuras características, que não são encontradas na dor da bétula branca.
O boleto é um bom cogumelo comestível e não há perigo de erro. No entanto, é muito desejável distinguir os cogumelos.
Cogumelo porcini de carvalho
Um parente próximo da espigueta é a dor do carvalho branco. Eles são semelhantes em estrutura um ao outro - o cogumelo de carvalho também tem uma tampa em forma de travesseiro semicircular do mesmo tamanho, uma perna grossa com um padrão de malha leve. O carvalho branco cresce em florestas decíduas e mistas, é mais frequentemente encontrado sob carvalhos e faias, mas às vezes pode crescer sob bétulas, o que aumenta a probabilidade de erro.
Você pode distinguir as espécies, em primeiro lugar, pela sombra. A cor da tampa do carvalho branco é mais escura - do ocre claro ao café. A perna é da mesma tonalidade, enquanto na espigueta é muito mais clara, mais próxima de um amarelo-esbranquiçado. O cogumelo porcini de carvalho é totalmente comestível, por isso não é perigoso confundir as variedades.
Regras de coleta
Recomenda-se ir para a floresta para colher espiguetas a partir do final de julho, e elas crescem principalmente até o final de setembro. Para coletar espiguetas, você deve escolher florestas limpas localizadas a uma distância das principais estradas, ferrovias e áreas industriais. Como a polpa do cogumelo absorve intensamente as substâncias tóxicas, os corpos frutíferos coletados na área poluída não trazem benefícios à saúde.
Ao coletar, é necessário usar uma faca afiada e cortar os cogumelos ao longo do caule, não muito acima do solo. Você também pode desparafusar suavemente as tintas de bétula branca. É necessário garantir que o micélio subterrâneo do corpo frutífero não sofra, caso contrário a espigueta não poderá mais crescer no mesmo local.
Usar
O cogumelo comestível de bétula branca é usado em quase todas as opções de cozimento.Como ainda não é recomendado comer a espiguinha crua, ela deve ser processada após a colheita.
A preparação consiste em limpar os corpos frutíferos de todos os detritos florestais aderentes, lavá-los em água fria e fervê-los juntamente com sal por cerca de 15-30 minutos.
Para cozinhar, apenas cogumelos jovens, fortes e intocados por insetos são pegos - se o espigão for comido por vermes e insetos, deve ser cortado em uma polpa limpa.
O caldo de baixo dos corpos de fruto é drenado e não é usado para alimentação. Embora não haja substâncias tóxicas na polpa de uma espigueta, as substâncias nocivas que o fungo conseguiu coletar do solo e do ar podem permanecer na água.
Após a fervura, as tintas de bétula branca podem ser comidas fervidas ou fritas. Além disso, os corpos de fruto são salgados e em conserva, o que permite guardá-los para o inverno. Uma espigueta fresca pode ser seca, caso em que você não precisa cozinhá-la, você só precisa sacudir os detritos dos chapéus e das pernas e, em seguida, pendurar os cogumelos em um barbante e esperar até que a umidade esteja completamente seca e evaporada .
Conclusão
O cogumelo do vidoeiro branco é considerado muito saboroso e versátil na preparação. Você pode cozinhá-lo de qualquer maneira existente, mas é importante distinguir corretamente o espigão de outras variedades semelhantes. Além disso, a polpa deve ser processada antes do cozimento, a fim de remover todas as possíveis substâncias nocivas dela.