Contente
O cogumelo branco, também chamado de boleto, tem um lugar especial entre os coletados para consumo humano. Para além do seu aspecto atraente, este representante do reino dos cogumelos distingue-se pelas incríveis qualidades gastronómicas. Mas, na prática, muitos chefs não sabem cozinhar o boleto corretamente. No entanto, embeber cogumelos porcini secos é sempre importante no processo de prepará-los antes do tratamento térmico.
Eu preciso mergulhar cogumelos porcini
Antes de ser cozinhado, qualquer tipo de fruta silvestre requer que sejam seguidos alguns passos para a sua preparação. Isso inclui limpeza e enxágue, mas o processo de imersão não é necessário para todas as espécies, mas apenas para aquelas que apresentam amargor. Mas como o cogumelo porcini é agradável ao paladar e não tem gosto amargo, não precisa ser pré-embebido fresco. Ao contrário, um excesso de líquido pode deteriorar a qualidade do boleto recém-colhido, deixando-o solto e saturado de umidade.
Mas cogumelos porcini secos devem ser embebidos. Mas é importante ressaltar que a qualidade do prato final após seu preparo ainda dependerá desse procedimento. Portanto, é importante seguir corretamente o processo de maceração para preservar o máximo possível o valor nutricional.
Alguns recomendam deixar os alimentos desidratados de molho apenas para fritar ou refogar. Mas antes de cozinhar, de acordo com alguns comentários, esse procedimento não é necessário, uma vez que os corpos secos dos frutos serão restaurados ao entrar em contato com a água quente durante a fervura. Na verdade, a imersão antes da digestão ainda é necessária, o que tornará os corpos frutíferos mais macios em consistência.
Como embeber cogumelos porcini corretamente
Existem certas regras para a preparação de cogumelos boletus para a sua preparação subsequente, que também incluem uma imersão preliminar. Mas o processo em si dependerá diretamente do tipo de matéria-prima inicial utilizada. Por exemplo, a imersão não é necessária para cogumelos porcini frescos ou este procedimento é realizado sob certas condições. Mas para um produto seco, a imersão é necessária, mas também tem características próprias.
Como embeber cogumelos porcini secos
Os cogumelos porcini secos requerem necessariamente uma imersão preliminar para que os corpos dos frutos fiquem saturados de umidade e se recuperem. Para fazer isso, eles são separados, removendo o excesso de detritos e, em seguida, lavados em água corrente. Após essas manipulações, você pode prosseguir diretamente para a imersão.
Despejar o produto seco é necessário apenas com água fria (pode ser em temperatura ambiente). Não use líquidos quentes, especialmente água fervente, pois isso afetará o aroma. Alguns especialistas culinários aconselham mergulhar cogumelos porcini secos no leite, mas, na verdade, esses procedimentos não só não afetam o sabor, mas podem até afetar adversamente a qualidade do produto. Afinal, a proteína do leite pode causar o crescimento da flora patogênica, que permanece nas dobras dos corpos secos dos frutos, principalmente se a imersão no leite durar mais de duas horas.
Pratos, a fim de embeber cogumelos porcini secos, é melhor usar esmalte, vidro ou plástico de qualidade alimentar.Em nenhum caso você deve mergulhar em um recipiente de alumínio, pois pode ocorrer um processo de oxidação.
Depois de embeber o boleto seco, a água deve ser drenada. Em nenhum caso deve ser utilizado para cozinhar pratos ou molhos, uma vez que nele permanecem todas as substâncias que se acumularam nos corpos frutíferos. Areia e sujeira também assentam, pois na maioria dos casos não são lavadas antes de secar.
No final da imersão, também é aconselhável efetuar a fervura, independentemente do preparo posterior (fritar, estufar). O cozimento deve ser feito em água sem sal e em fogo baixo por 10 minutos após a fervura. Durante a fervura, os corpos frutíferos aumentarão ainda mais de tamanho, cozidos no vapor.
Como embeber cogumelos porcini frescos
Não é recomendado embeber cogumelos porcini frescos antes de cozinhar, pois a água afeta negativamente a estrutura do corpo de frutificação: torna-se aquosa, solta e sem sabor. No entanto, este procedimento pode ser realizado se a safra foi colhida imediatamente após a chuva ou em clima úmido. Em seguida, a imersão é necessária para remover o excesso de sujeira, areia, folhagem aderida e vários insetos que podem rastejar sob a tampa.
Os cogumelos porcini frescos são embebidos em água com sal durante 15 minutos. O sal promove uma limpeza mais completa de pequenos grãos de areia e insetos. Para maior eficiência, deve ser tomado a uma taxa de 0,5 colheres de sopa. eu. para 500 ml de água. Depois disso, eles enxáguam imediatamente em água corrente e, em seguida, passam diretamente para o cozimento.
Quanto tempo leva para embeber cogumelos porcini
Já o tempo de imersão de um produto seco pode ser diferente dependendo do método de secagem e preparo. Assim, por exemplo, para embeber cogumelos porcini secos que foram preparados naturalmente (no ar), levará cerca de 40-60 minutos. Já no caso de processamento no forno sob o efeito de altas temperaturas, os corpos frutíferos tornam-se duros e muito mais secos, exigindo um tempo de imersão mais longo. Vai demorar até quatro horas aqui, com verificações periódicas. Se for perceptível que os cogumelos boletus aumentaram de tamanho e se tornaram inchados e macios ao toque, então eles estão prontos para uso posterior.
Também afeta a duração da imersão e o método de cozimento subsequente. Para fritar ou estufar, o produto seco deve ser demolido por mais tempo do que para fazer sopa.
Algumas donas de casa realizam a imersão durante a noite, mas isso não é totalmente correto, uma vez que a exposição prolongada à água pode causar perda de sabor e aroma.
Conclusão
É imprescindível embeber cogumelos porcini secos, pois torna o produto mais macio e macio. Mas se por algum motivo é impossível embeber corpos de frutos secos, então eles são submetidos à fervura em várias etapas, drenando constantemente o caldo.