Contente
Boletus ou cogumelo porcini tem outro nome nos livros de referência biológica - Boletus edulis. O clássico representante da família Boletovye, o gênero Borovik, composto por diversas variedades. Todos eles têm uma classificação nutricional elevada e estão incluídos no primeiro grupo de classificação. Uma descrição externa e fotos de cogumelos porcini ajudarão você a ter uma ideia geral de suas características e diferenças entre si.
Por que o cogumelo porcini é assim chamado
Um verdadeiro cogumelo porcini e suas espécies diferem na cor da tampa e no local de crescimento. A cor depende da idade e das condições meteorológicas, podendo ser bege ou castanho escuro. As partes superior e inferior do corpo de frutificação são sempre de tonalidades diferentes. Entre as espécies de cogumelos porcini, não existem exemplares brancos monocromáticos.
Os representantes do gênero receberam seu nome pela cor da polpa, que permanece branca independente do método de processamento. Não escurece em cortes e áreas danificadas quando exposto ao oxigênio. Os corpos de frutos secos também não mudam de cor após a evaporação da umidade.
Quais cogumelos são cogumelos porcini
Na aparência, os cogumelos porcini são semelhantes entre si em tamanho grande, polpa elástica espessa e camada tubular contendo esporos. São todos comestíveis e de alto valor nutricional. A composição química dos corpos frutíferos é praticamente a mesma. Crescimento no outono, abundante. A descrição com nome e foto dos representantes vai ajudar a distinguir as variedades de cogumelos porcini.
O cogumelo do abeto branco (Boletus edulis f.edulis) é a forma-tipo da espécie, tida como base do gênero.
Os corpos de fruto são grandes, espécimes individuais podem pesar até 1,5-2 kg. O diâmetro médio da capa é de 20-25 cm, a película protetora é bege claro no início do crescimento, em espécimes adultos escurece, torna-se castanho ou marrom. A superfície é lisa ou aveludada ligeiramente acidentada, no início da estação de crescimento com um bordo fino e esparso. Em baixa umidade, pequenas rachaduras aparecem perto da borda.
A parte inferior consiste em uma densa camada tubular, às vezes projetando-se além das bordas da tampa. O himênio em espécimes maduros é facilmente destacado da superfície. A camada portadora de esporos está localizada apenas na parte inferior da tampa com uma borda clara, na forma de um sulco raso no caule. Nos boletos jovens, a cor é branca, depois amarela e no final do ciclo biológico - com tonalidade azeitona.
O caule do fruto tem 20 cm de comprimento, é espesso e cilíndrico. Perto do micélio engrossado com uma cobertura de malha, afinando ligeiramente para cima. A parte interna é densa em uma única peça, a estrutura é de fibra fina. A cor é marrom claro ou branco com fragmentos escuros longitudinais. É caracterizado por um sabor agradável e um cheiro a nozes pronunciado.
O boleto amante do pinheiro (Boletus pinophilus) é uma espécie comestível de alto valor gastronômico.
A cor da parte superior do corpo da frutificação é marrom com tons de vermelho ou roxo. A cor é irregular, o centro da tampa é mais escuro. A película protetora é seca, fosca; em alta umidade, a camada mucosa não é contínua, apenas em algumas áreas. O diâmetro médio da tampa é de 10-20 cm, a superfície é rugosa e acidentada.
O himenóforo é tubular, branco com uma coloração amarela, nos espécimes adultos é verde-amarelado. Bem fixado ao fundo, mal separável.Os tubos são longos, não se estendem além da tampa, são densamente dispostos, os esporos são pequenos. A camada tubular termina com uma depressão nítida perto da perna.
A perna é grossa, em forma de cone largo, com 15-17 cm de comprimento.A estrutura é densa, sólida e macia. A superfície é bege com listras curtas marrons esparsamente localizadas. Se o cogumelo crescer em uma área aberta, o caule é branco.
A polpa é espessa, rosada perto do revestimento do filme, branca nos espécimes jovens, com uma coloração amarelada nos corpos dos frutos maduros. O sabor é delicado, o cheiro é pronunciado a cogumelos, intensifica-se durante o processo de preparação.
Cogumelo de bétula branca (Boletus betulicola), e entre as pessoas - um colosso. Recebeu este nome durante a época da frutificação, coincide com o amadurecimento dos cereais.
A espécie tem o ciclo biológico mais rápido, o cogumelo amadurece em uma semana, envelhece e se torna inutilizável. É menor. A parte superior tem até 10-12 cm de diâmetro.Uma característica distintiva do colosso é uma haste curta - 10 cm, em forma de um barril, alargada na parte média.
A cor da tampa do boleto de bétula é amarelo claro ou palha escura, com ou sem uma faixa branca ao longo da borda. O caule é leve com uma cobertura de malha branca pronunciada. A camada tubular é pálida com uma tonalidade bege quase imperceptível. Polpa insípida e com cheiro agradável.
O boleto de bronze (Boletus aereus) é um grande comestível e o representante mais escuro do gênero.
Uma espécie rara com polpa densa, a espessura da capa chega a 5 cm, o diâmetro é de 18 cm e mais. A superfície é lisa, sempre seca, brilhante. Em espécimes maduros, as depressões se formam ao longo da borda da tampa, de modo que o formato é ondulado. A cor é cinza escuro, mais próximo do preto; quanto mais antigo o espécime, mais claro ele é. Em corpos de frutificação adultos, a superfície da tampa é marrom ou bronzeada.
A camada tubular é muito densa, as células são pequenas. No boleto branco jovem é acinzentado, depois amarelo ou verde-oliva. Uma característica distintiva da espécie - ao pressionar o himenóforo, a área danificada escurece.
A perna do boleto é espessa, tuberosa, sólida e densa. Cobrindo a parte inferior com pequenas escamas castanhas escuras, esparsamente localizadas. Mais perto da tampa, a camada superior é de malha, branca com listras rosadas.
A polpa é rosada no início do crescimento, depois torna-se branca ou cremosa, escurecendo ligeiramente no corte. O sabor é neutro, o cheiro é agradável, delicado, lembra a avelã.
Boletus reticulum (Boletus reticulatus) ou carvalho cep cria micorrizas apenas com espécies decíduas.
Em comparação com outros membros do gênero, é uma espécie pequena, o diâmetro da capa não ultrapassa 8-12 cm, a superfície é seca mesmo em alta umidade. A tampa é irregular na parte superior com saliências e amassados, bem como uma rede de pequenas ranhuras e fissuras. De coloração irregular, podem apresentar zonas creme, bege escuro ou castanho claro. As bordas são curvas, com uma camada branca contendo esporos projetando-se para a superfície.
O himenóforo é muito denso, podendo ser de todos os tons de amarelo ou branco puro, dependendo da idade do corpo frutífero. Perto do pedúnculo, a camada portadora de esporos termina com uma borda clara.
A perna é plana, ligeiramente engrossada junto ao solo, longa - até 15 cm, de espessura média. A superfície é rugosa, rígida com uma malha pronunciada da base ao topo, castanho claro. A estrutura é densa, sólida. A polpa não é frágil, tem um sabor delicado e um cheiro brilhante a cogumelos.
O boleto semi-branco (Hemileccinum impolitum) pertence aos cogumelos porcini, até recentemente fazia parte do gênero Borovik. Então, os micologistas o isolaram como uma espécie separada do gênero Hemileccinum. É raro, principalmente sozinho.
Tipo tubular com grande corpo de frutificação, a parte superior cresce até 20 cm de largura. A cor é vermelha ou amarela brilhante com um tom de tijolo. Características:
- A superfície da tampa é uniforme e de cor uniforme. A película protetora é dura, seca com grandes rachaduras profundas ao longo da borda.
- A camada tubular é solta, amarelo brilhante ou limão com manchas marrons de vários tamanhos, sobressai além das bordas da tampa, livre.
- A perna é estreita perto do micélio, então se expande e não muda de espessura para o topo. Comprimento - 10 cm, largura - cerca de 5 cm A estrutura é densa, sólida e inquebrável. Superfície lisa sem revestimento de malha com listras castanhas radiais, bege.
A polpa é densa, amarelo-claro, com danos mecânicos torna-se rosada. O sabor é adocicado, o cheiro é desagradável, lembra o ácido carbólico. Depois de fervido, ele desaparece completamente e o sabor não é inferior ao do boleto real.
Como são os cogumelos porcini
Encontrar boletos na floresta entre os catadores de cogumelos é considerado boa sorte. Os cogumelos Porcini são grandes em tamanho, mas estão localizados em pequenos grupos, por isso é improvável que seja possível fazer uma boa colheita em uma área pequena. Externamente, o boleto se destaca favoravelmente de outras espécies e não passa despercebido. A descrição do cogumelo porcini é a seguinte.
Chapéu:
- A cor depende da variedade, da iluminação do local e da umidade. Existem exemplares em tons de bege claro, castanho, cinza escuro, marrom ou bronze. É irregular com áreas escuras, listras brancas ou amareladas ao longo da borda.
- A forma no início da estação de crescimento é arredondada convexa, depois convexa-estendida com bordas onduladas, regulares, côncavas ou em relevo. Uma tampa plana é muito rara. Cresce de 5 a 30 cm, a superfície é acidentada, amassada ou plana.
- Filme protetor liso brilhante aveludado seco ou com acabamento escorregadio. Pode ser fino na borda, com rugas finas, rachaduras de tamanhos diferentes. Muito aderente, mal separado.
- A parte inferior é tubular densa, lembrando a estrutura de uma esponja com pequenas células. Pode estender-se para além do gorro, mas sempre com uma orla nítida em forma de sulco profundo e regular no caule. A cor no início do crescimento é branca, depois torna-se amarela. Na maturidade, o corpo do fruto torna-se tingido de azeitona.
Perna:
- Em espécimes jovens, é de 4-6 cm, o comprimento máximo é de 18-20 cm, a espessura, dependendo da idade, é de 4-10 cm.
- A forma é clavada ou barril, depois torna-se cilíndrica. Alargado na base, afilando em direção ao ápice, plano ou engrossado na parte central.
- A superfície é áspera. Pode ser cremoso, branco, marrom claro, geralmente mais escuro na base. Apresenta uma coloração irregular: áreas escuras, linhas longitudinais azeitona clara, pequenos pontos cinzentos escuros em forma de escamas.
- Uma característica distintiva do boleto é a presença de um revestimento de malha, que pode ser ao longo de todo o comprimento ou próximo à tampa. Não há anel na perna, cogumelos porcini não têm cobertura.
A polpa é espessa, branca, amarelada nos corpos frutíferos maduros. A estrutura é densa, suculenta e inquebrável.
Características dos cogumelos porcini
As formas acima de cogumelo porcini são comestíveis. Têm um sabor suave e delicado e um cheiro suave e agradável, exceto por uma dor semi-branca. O boleto tem alto valor nutritivo, mas apenas frutas jovens são consumidas.
Os corpos frutíferos excessivamente maduros não são usados para fins gastronômicos, pois podem causar intoxicação. Os cogumelos boletus jovens não contêm compostos tóxicos, podem ser usados crus, cozidos, fritos. O cogumelo porcini seco é muito apreciado. Adequado para a colheita de inverno.
A rica composição química do corpo da frutificação contém vitaminas, oligoelementos e aminoácidos necessários para o funcionamento do corpo. Os cogumelos Porcini têm propriedades antibacterianas. Eles têm um efeito benéfico no sistema endócrino, restauram a estrutura do fígado e melhoram a função do trato gastrointestinal.Um produto de baixa caloria com alta concentração de proteínas está incluído na dieta de dietas e dietas vegetarianas.
Fatos interessantes sobre o cogumelo porcini
O boleto é considerado uma das maiores espécies; em um ciclo biológico relativamente curto, atinge tamanhos impressionantes. Encontramos exemplares de mais de 3 kg com um diâmetro da parte superior de cerca de meio metro. O mais interessante é que os corpos dos frutos estavam em boas condições, não muito maduros ou estragados por insetos e caracóis. Levando em consideração que o cogumelo porcini se desenvolve um pouco mais de uma semana e chega a esse tamanho, pode ser considerado o líder em velocidade de vegetação. Para efeito de comparação, outras espécies crescem em 5 dias e são várias vezes menores do que o boleto.
É a única espécie que se adapta a qualquer situação ambiental. Na zona radioativa de Chernobyl, os cogumelos porcini não desapareceram, mas cresceram com segurança e nem mesmo sofreram mutação. Ao mesmo tempo, é bastante difícil colher cogumelos boletus fora de seu habitat natural, por isso este valioso produto não é cultivado comercialmente.
Os cogumelos Porcini são considerados primordialmente russos. Existem inúmeras receitas para cozinhar com eles.
Conclusão
As características, descrição e fotos dos cogumelos porcini mostram que todos os representantes do gênero possuem alto valor gastronômico. Eles são classificados como iguarias não só na Rússia, mas também na Europa. Algumas variedades são mais comuns, outras são raras. Os cogumelos são bem camuflados, colher uma grande colheita é considerado um verdadeiro sucesso entre os colhedores de cogumelos.