Contente
Não há colhedor de cogumelos que não gostaria de coletar uma cesta inteira de cogumelos porcini sólidos. Não sabendo os locais exatos comprovados de seu crescimento, pode-se focar em suas preferências e no período de frutificação. Os cogumelos Porcini crescem em uma grande variedade de lugares.
Onde crescem cogumelos porcini
Se você for para a ciência, o cogumelo porcini não é uma espécie, existem cerca de 18 variedades e cada pessoa tem preferências diferentes. Todo mundo cria uma simbiose (micorriza) com tipos específicos de árvores e com uma idade estritamente definida. No entanto, a descoberta de uma árvore simbionte não significa de forma alguma que o boleto esteja certamente escondido sob ela. A composição do solo, o nível de umidade e a temperatura ambiente também são importantes.
Como convém a representantes nobres, os boletos são muito exigentes quanto às condições e não crescem em lugar nenhum. É por isso que ávidos coletores de cogumelos, que conhecem bem a região, não têm pressa em compartilhar seus lugares de cogumelos, onde o cogumelo porcini dá frutos abundantes e anualmente.
Em que florestas crescem cogumelos porcini
Na zona temperada do Hemisfério Norte, predominam as florestas de coníferas. Esta é a paisagem de boletos mais típica. Pinheiro cep (Boletus pinophilus) geralmente se instala em florestas de pinheiros. É distinto por uma tampa marrom avermelhada ou chocolate e uma perna espessa e inchada com um padrão de malha marrom característico. O fungo adora solos arenosos e argilosos, nunca se instala em planícies e pântanos. Em áreas montanhosas, ele prefere lugares mais altos.
Áreas típicas de cultivo:
- clareiras de esfagno ou líquen;
- bordas de clareiras e clareiras;
- margens de estradas florestais.
Uma espécie semelhante pode ser encontrada em florestas de abetos - o cogumelo branco de abetos (Boletus edulis). Ele é um representante típico do gênero e muitas vezes referido como comum. A cor da tampa varia de castanho claro a castanho escuro. As suas condições de cultivo são idênticas às das espécies anteriores: os seus locais preferidos são zonas secas e bem iluminadas com uma camada densa de líquenes e musgos. O boleto de abetos também cresce em antigas florestas de abetos e abetos.
Os cogumelos Porcini também crescem em florestas decíduas, que também ocupam uma área considerável, especialmente nas regiões do sul. O mais despretensioso e difundido é a bétula cep (Boletus betulicola), que é popularmente chamada de espigueta. O primeiro boleto aparece na floresta quando o centeio começa a crescer. Eles podem ser encontrados em quase qualquer floresta de bétula, especialmente ao longo da borda de áreas abertas e nas bordas.
Para aumentar a probabilidade de encontrar uma espigueta, você precisa conhecer dois sinais:
- Os cogumelos Porcini crescem em uma floresta de bétulas, onde existem touceiras de grama-barba-branca.
- Cantarelos e cogumelos agáricos com mosca vermelhos são vizinhos do boleto de bétula.
Os cogumelos Porcini, chamados de boletus de bronze (Boletus aereus), são coletados em florestas de carvalhos. Têm uma tampa escura, em alguns casos quase preta, com uma capa esbranquiçada que se assemelha a bolor. Os cogumelos crescem em climas quentes e são raros em áreas montanhosas. Os mais comuns são encontrados no sudoeste da Europa, bem como na América do Norte.
Muitos micologistas observam a maior concentração de cogumelos porcini em florestas mistas. Isso se deve à presença de vários simbiontes ao mesmo tempo, o que permite que diferentes espécies cresçam no mesmo território. A vegetação rasteira desempenha um papel importante. O crescimento maciço do boleto está associado à presença da bétula, pois a variedade que com ela cria a micorriza é a mais comum de todas.
Onde os cogumelos porcini crescem na Rússia
A área de cultivo do cogumelo porcini no mapa mundial cobre todos os continentes, exceto a Austrália e as regiões polares da Antártica. Na Rússia, é distribuído da região de Murmansk às montanhas do Cáucaso, da fronteira ocidental à Península de Chukotka. No entanto, o boleto não cresce em todos os lugares. Por exemplo, na tundra e na tundra-floresta é extremamente raro, mas na taiga do norte dá frutos em abundância. Das regiões ocidentais ao leste da Sibéria, a população de cogumelos porcini está diminuindo gradualmente; no Extremo Oriente, os cogumelos boletus não são incomuns. Em condições de estepe florestal, eles são raros, na zona de estepe eles não crescem.
Sob quais árvores crescem cogumelos porcini
Boletus cria micorriza com árvores como:
- abeto;
- Pinho;
- abeto;
- Carvalho;
- Árvore de vidoeiro.
Alguns especialistas afirmam que os cogumelos porcini crescem nas florestas de olmos e olmos. Existem casos conhecidos de variedades de bétula, pinheiro e abetos encontrados lá. Mas muitos micologistas falam sobre as dificuldades de formar uma relação simbiótica com o olmo devido à especificidade dos processos biológicos na árvore.
Falando sobre as preferências do boleto, não se pode ignorar a idade da floresta. Quanto mais velha e virgem a área, maior a probabilidade de serem encontrados. Eles crescem sob árvores com 20-50 anos ou mais, porque a formação e o desenvolvimento do micélio nesses representantes do gênero Boletus leva mais de uma dúzia de anos.
Onde crescem os cogumelos porcini?
Nas áreas de planície, os boletos são mais comuns do que nas áreas montanhosas. Eles preferem solos bem drenados e não alagados:
- arenitos;
- franco-arenoso;
- loams.
O boleto praticamente não cresce em turfeiras e áreas pantanosas. Adoram áreas iluminadas onde raramente se encontram árvores, mas acontece que frutificam abundantemente à sombra sob densas copas de coníferas. Curiosamente, em ano de colheita, a iluminação não desempenha um papel significativo, mas em verões chuvosos e frios, os cogumelos boletus aparecem apenas nas orlas da floresta, onde o terreno é mais seco e o solo aquece melhor. No tempo quente, os corpos frutíferos crescem na grama sob os arbustos, à sombra das árvores. É necessário procurar cogumelos porcini na floresta em locais onde exista uma camada de musgo (linho cuco, esfagno, líquen) e líquenes.
Quando colher cogumelos porcini
O tempo de frutificação dos cogumelos boletus depende do clima. Na zona temperada do norte, os cogumelos porcini são colhidos de meados de junho ao final de setembro. Há casos em que foram encontrados no final da primavera, mas isso é uma exceção à regra. Em regiões quentes, o período de colheita dos cogumelos porcini se estende até outubro.
Em que mês é colhido o cogumelo porcini
O crescimento mais maciço é observado na segunda quinzena de agosto. Os boletos crescem isoladamente e em grupos, às vezes formando círculos, popularmente chamados de "anéis de bruxa".
A que temperatura crescem os cogumelos porcini
Temperatura ótima para o desenvolvimento e crescimento do corpo de frutificação:
- em julho-agosto - 15-18 ° C;
- em setembro - 8-10 ° C.
Quando a temperatura sobe para 20 ° C, o crescimento do micélio e a formação de corpos frutíferos diminuem. Mudanças repentinas de temperatura à noite e umidade excessiva não são boas para o boleto. As condições climáticas mais favoráveis para ele são consideradas clima moderadamente quente, com tempestades de curta duração e neblinas noturnas.
Outros tipos são indicadores peculiares da aparência deste representante:
- o boleto de abetos e pinheiros aparece simultaneamente com o verdilhão (Tricholoma equestre);
- a forma de bétula começa a crescer com o aparecimento de chanterelles (Cantharellus cibarius);
- faz sentido olhar para os carvalhos quando surgem os primeiros russules verdes (Russula aeruginea).
Quanto tempo o cogumelo branco cresce
A taxa de crescimento dos cogumelos porcini depende diretamente das condições climáticas. A umidade do ar deve estar dentro de 60%. Se, após um clima inclemente prolongado, a seca vier abruptamente, a espécie para de crescer, mesmo que o solo esteja suficientemente bem umedecido. Com baixa umidade, o corpo do fruto seca rapidamente, pois não é protegido da evaporação.
Os cogumelos Porcini crescem mais intensamente depois da chuva. Isso é especialmente perceptível em espécimes jovens nas primeiras três horas após precipitação intensa, mas de curto prazo. Já no 4-5 dia, o peso do corpo frutífero pode chegar a 180 G. Em média, leva uma semana para o boleto atingir o estado adulto.
O crescimento também é afetado por larvas de pragas. Se eles rastejam para cima a partir da parte inferior do caule, o desenvolvimento não para; em caso de dano à tampa, o boleto para de crescer. De acordo com as observações de micologistas, um fungo que cresce nas proximidades, não afetado por insetos, começa a se desenvolver muito mais rápido do que seu companheiro doente. Em alguns casos, as garras do ovo são destruídas por proteínas ou lesmas, então a fruta pode crescer até um tamanho muito impressionante.
A vida do cogumelo porcini é curta - apenas 12-14 dias. No início, o caule para de crescer, depois de 2-3 dias, a capa também para. O envelhecimento rápido começa assim que os esporos amadurecem.
Como encontrar um cogumelo porcini na floresta
Resumindo o anterior, podemos reduzir as nuances do crescimento dos brancos aos seguintes pontos:
- Vidoeiros, abetos, pinheiros, abetos, carvalhos devem crescer na floresta.
- As árvores têm pelo menos 20-50 anos.
- O terreno é bastante seco, não pantanoso.
- O solo é argiloso, arenoso ou franco-arenoso.
- A serapilheira da floresta é representada por musgos e líquenes, e protuberâncias de grama estão presentes.
- Os cogumelos Porcini são fotófilos, crescem nas bordas e em matas, preferindo altitudes mais elevadas.
Como colher cogumelos porcini corretamente
A coleta é segura apenas em locais ecologicamente limpos, longe de estradas e instalações industriais. É melhor deixar espécimes suspeitos na floresta, pois uma única fruta pode causar envenenamento ou danificar todo o lote de folhas em branco.
Os corpos frutíferos são cuidadosamente cortados com uma faca na base, inspecionados quanto à presença de vermes e colocados em cestos. Podem ser recolhidos em sacos plásticos, os brancos não amassam tanto como a russula.
A maioria dos colhedores de cogumelos ouviu desde a infância que os frutos não podem ser arrancados ou torcidos. Segundo muitos, essa atitude em relação às doações da floresta pode causar danos ao micélio. Na verdade, o corpo frutífero nada mais é do que uma espécie de "suporte" para o amadurecimento dos esporos, a parte principal está localizada no subsolo. Quando uma pequena quantidade de filamentos de micélio se rompe no local onde o corpo frutífero foi arrancado, o micélio não sofre muito. Os fios estão na casa dos bilhões e as feridas cicatrizam rapidamente.
Conclusão
Tendo aprendido quando e onde os cogumelos porcini crescem, você pode ir com segurança para a floresta. Considerando todas as nuances e preferências desses caprichosos moradores da floresta, você pode ter certeza que a cesta não ficará vazia. E mesmo que a colheita seja modesta, um passeio na floresta já é um prazer.