Contente
A vinificação é uma experiência fascinante. Tem mais de um milênio. Inicialmente, o vinho era feito de uvas. A esmagadora maioria do vinho vendido é feito agora.
As uvas não podem crescer em todos os lugares. Para fazer vinhos de boa qualidade, são necessárias variedades técnicas com alto acúmulo de açúcar. Nem todos têm a oportunidade de plantá-los e cultivá-los. Mas as bagas e frutos habituais crescem em quase todos os jardins.
Critérios para a adequação das matérias-primas para vinificação
Para o vinho fermentar bem, a porcentagem correta de açúcar e ácido no mosto é importante. Na prática, quase todas as bagas e frutas permitem que você faça o vinho em casa. Mas sua qualidade será diferente. Mais gostoso o vinho é feito de groselha, ameixas claras e escuras, groselhas brancas e vermelhas, cerejas escuras. O espinheiro-mar é bastante adequado para isso.
Bagas verdes, assim como as muito maduras, não produzem vinhos de alta qualidade.
Os vinhos subdividem-se em vinhos espumantes ou espumantes, nos quais existe uma grande quantidade de dióxido de carbono, e ainda: secos, meio-secos e meio-doces. A quantidade de açúcar neste vinho varia de 0,3 g / le 8 g / l.
Qualquer vinho tranquilo pode ser feito de espinheiro.
Características do vinho de espinheiro-mar
- Amarelo brilhante ou laranja ardente.
- Sabor intenso, leve adstringência.
- Apresenta um aroma delicado, onde se sentem nítidas notas de mel e ananás.
É melhor fazer vinhos do tipo sobremesa de espinheiro-mar com um teor de açúcar suficiente, mas outros tipos de vinho são obtidos a partir desta baga saudável e bastante digna.
Para fazer vinho de espinheiro-mar em casa, você precisa escolher e preparar as frutas certas.
Preparação de matérias-primas
- Recolhemos as bagas completamente maduras. Overripe não deve ser permitido. Em frutos maduros demais, o teor de óleo aumenta. Isso é bom para uso medicinal, mas tem um efeito negativo no sabor do vinho. Componentes gordurosos envolvem o fermento e retardam a fermentação.
- Como o processo de fermentação se deve ao fermento contido na superfície dos bagos, eles não podem ser lavados. Portanto é melhor coletar espinheiro de manhã cedo. As bagas lavadas com orvalho ficarão limpas. Bagas contaminadas podem ser bem limpas com um pano seco.
- Nós separamos as frutas coletadas para libertá-las dos detritos. Jogamos fora todos os podres e danificados sem piedade. Mesmo uma baga de baixa qualidade pode estragar todo o vinho. Você não pode armazenar o espinheiro-mar por mais de um dia, mas é melhor usá-lo imediatamente após a coleta.
- Amassamos as bagas em uma grande bacia ou panela. Você pode fazer isso com um liquidificador ou usar um pilão de madeira.
Existem diferentes opções para fazer vinho de espinheiro. Eles diferem na quantidade de açúcar adicionado e na tecnologia de cozimento. Para vinicultores novatos, a receita de vinho de espinheiro-mar mais simples é adequada, pois é fácil de prepará-la, mesmo em casa.
Vinho de espinheiro mar - uma receita simples
Pode ser preparado a partir de 15 kg de bagas, 5 kg de açúcar e um litro de água.
O mingau obtido após o esmagamento dos bagos é filtrado. Uma gaze simples é adequada para isso. Adicione água.Depois de meia hora, o processo é repetido para se livrar da espessura restante. Agora você precisa dissolver o açúcar nele e colocar o mosto resultante em um prato de vidro com gargalo largo.
No processo de oxidação, formam-se sais que podem não só estragar o vinho, mas também prejudicar a saúde.
Durante os primeiros dias, o processo de fermentação prossegue violentamente com a formação de uma espuma espumosa. Deve ser removido sem falha. O mosto é mexido várias vezes ao dia.
Colocar a espuma coletada no freezer dá um ótimo torrão.
Após 3-4 dias, você precisa colocar uma veneziana especial na garrafa, que não deixará o oxigênio passar para o vinho futuro, mas permitirá que os gases escapem.
Se não houver tal dispositivo, uma luva de borracha comum usada ao redor do pescoço servirá.
Buracos terão que ser perfurados em seus dedos para liberar gases. Para uma fermentação bem-sucedida, a temperatura ambiente deve ser constante e entre 17 e 25 graus. É impossível manter o futuro vinho na luz. Uma vez por dia, a luva é retirada por alguns minutos para que os gases saiam mais rápido. Após um mês, o vinho é levado para uma sala mais fresca, na qual é necessário manter cerca de 15 graus, mas não menos de 10. Após outro mês, é cuidadosamente drenado do sedimento e engarrafado. Você já pode beber este vinho jovem. Mas terá um sabor melhor após o amadurecimento por cerca de 4 meses. A temperatura para isso deve ser de 6 a 10 graus Celsius.
Vinho de espinheiro mar caseiro feito de acordo com a receita a seguir tem uma proporção diferente de suco, água e açúcar. Acontece que é um tipo de sobremesa e é semelhante ao licor de abacaxi.
Vinho de sobremesa de espinheiro-mar
Para 10 kg de frutas silvestres são necessários 4 kg de açúcar e 7 litros de água.
A fase inicial não difere da apresentada na receita anterior. Misturamos o suco coado com água e após a segunda coada dissolvemos o açúcar. Após um dia de fermentação vigorosa, colocamos luvas nas garrafas ou colocamos selo d'água.
Demora 1 a 2 meses para fermentar o vinho em uma sala quente. Para determinar o momento da fermentação, observamos com mais precisão a luva. Quando a quantidade de gases diminui, ele não fica mais sobre a garrafa, mas cai. Se usarmos selo d'água, o sinal para o fim da fermentação é a diminuição do número de bolhas. Não deve haver mais de 30 deles por minuto. Nesse caso, o mosto é clarificado e um sedimento aparece no fundo dos pratos. Nós não precisamos dele. Portanto, decantamos cuidadosamente o vinho com um tubo de borracha ou plástico para dentro da garrafa. O vinho de sobremesa amadurece por cerca de 6 meses. Depois disso, a bebida preparada pode ser servida na mesa.
Esta receita simples de vinho de espinheiro é para quem não quer esperar muito pela sua maturação. Está pronto em dois meses.
Vinho instantâneo de espinheiro
Para cada quilo de bagas, são necessários 1/2 kg de açúcar e a mesma quantidade de água.
Misture os frutos amassados com água, coe e dissolva o açúcar do mosto. Após 24 horas de fermentação, feche o gargalo da garrafa com uma luva ou selo d'água. Após o fim da fermentação, o vinho drenado das borras deve amadurecer um pouco em local escuro e fresco. Depois disso, você pode saborear.
Os vinhos de espinheiro marítimo distinguem-se não só pelo excelente sabor, mas também por conservarem todas as propriedades curativas desta baga única, uma vez que não são submetidos a tratamento térmico.