Como fazer chacha em casa

Chacha é uma bebida alcoólica forte tradicionalmente produzida na Geórgia. Eles o fazem não só no artesanato, mas também nas destilarias. Em geral, para os georgianos, chacha é o mesmo que luar para os eslavos orientais, grappa para os italianos e rakiya para os habitantes da Península Balcânica. Claro, existem diferenças na tecnologia de preparação e matérias-primas, mas eles têm uma coisa em comum - todas essas bebidas alcoólicas são parte integrante das tradições nacionais.

Chacha é preparada em casa, no Cáucaso, com a mesma simplicidade e frequência com que temos a bebida. Provavelmente, não há ninguém que tenha visitado este país pelo menos uma vez e não tenha experimentado esta bebida, por vontade própria. Somente crianças e gestantes conseguiram evitar o gosto do chacha. A tradicional hospitalidade georgiana inclui não apenas um farto banquete e famosos vinhos secos, mas também bebidas mais fortes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, na Conferência de Yalta, Stalin presenteou Churchill e Roosevelt com chacha. Agora esta bebida é conhecida muito além das fronteiras da Geórgia, ela pode ser preparada não apenas a partir de uvas, hoje qualquer fruta e matéria-prima de bagas são usadas em sua produção. É interessante que as autoridades deste país em 2011 emitiram uma patente para o chacha.

O que é chacha

Vamos te ensinar como fazer chacha em casa, mas primeiro vamos dar uma olhada nessa bebida forte. Ao classificar o álcool, é referido como conhaque.

Matérias-primas para a produção de chacha

Tradicionalmente para fazendo chacha as uvas são usadas em casa. Isso o torna uma bebida semelhante ao conhaque ou armagnac. Mas o chacha não é preparado com vinho, mas com resíduos - bolo, sementes, cristas deixadas após a fermentação e uvas abaixo do padrão que não tiveram tempo de amadurecer. É verdade que ninguém proíbe dirigir uma bebida com suco, às vezes é exatamente isso que eles fazem.

Para diversificar a receita e o sabor do álcool, a chacha é feita a partir de qualquer, mas exclusivamente matéria-prima de frutas e bagas, que é o seu principal diferencial da vodka. Hoje, tanto em aldeias georgianas quanto em lojas de varejo, você pode encontrar produtos de destilação:

  • Damasco;
  • frutas cítricas doces;
  • caquis;
  • cerejas;
  • amoras;
  • figos;
  • pêssegos;
  • Grenade.

Tradicionalmente no oeste da Geórgia, a bebida é preparada a partir de Uvas Rkatsiteli, Isabella e Kachich acabaram sendo mais aceitáveis ​​para a Abkhazia. Dependendo do armazenamento subsequente, o chacha pode ser de duas variedades:

  • branco, que é imediatamente colocado em recipientes de vidro;
  • amarelo, envelhecido em barricas de carvalho.

Com uma bebida alcoólica forte, as tinturas costumam ser preparadas com ervas, nozes e frutas.

Força, sabor e conteúdo calórico

Chacha tem sabor de matéria-prima - uva ou outras frutas. Sua força é de 55-60 graus, o que é significativamente maior do que a maioria das bebidas semelhantes. Isso deve ser levado em consideração ao beber, pois o chacha é fácil de beber e tem um sabor frutado. O álcool descarregado na fábrica pode ter uma graduação de 45-50 graus, e o álcool caseiro - 70-80.

O sabor da chacha amarela, envelhecida em barricas de carvalho, é sempre mais intenso que o do branco, um leigo pode facilmente confundi-lo com conhaque. Deve ser armazenado em local fresco e escuro, despejado em garrafas de vidro. O plástico não só mata o sabor delicado, mas também pode introduzir substâncias indesejáveis.

Importante! A força da chacha é difícil de determinar pelo gosto, o que a torna uma bebida um tanto insidiosa.

O conteúdo calórico é de 225 kcal por 100 g.

Como e quando beber chacha

Para uma pessoa que abusa de bebidas alcoólicas, falar sobre a cultura de beber é inútil. Ele só precisa ser lembrado da insidiosidade do chacha, em que os graus são disfarçados sob um aroma frutado.

Quem consome álcool em doses moderadas costuma se interessar não apenas por receitas para fazer uma bebida com as próprias mãos, mas também pelas tradições nacionais de beber bebidas fortes. É assim que seu sabor é totalmente revelado. Chacha é bebida e comida de diferentes maneiras, dependendo do local de residência:

  1. Uma bebida de qualidade deve estar à temperatura ambiente, o que permite que o sabor se desenvolva plenamente, e é bebida em pequenos goles. Destilados simples são resfriados a 5-10 graus.
  2. Nas aldeias georgianas, um copo de chacha é bebido antes de ir para o trabalho. Além disso, no oeste comem churchkhela ou outros doces, no leste - pickles.
  3. Na Abkhazia, o chacha é servido como aperitivo antes das refeições. Não acostumados a tais celebrações, os hóspedes da Geórgia precisam ser especialmente cuidadosos, porque álcool bastante forte terá de ser regado com vinho.

Comente! Na Geórgia, acredita-se que o chacha pode ser “aquecido” antes de uma refeição, mas beber durante as férias em família é considerado péssimo.

Características da bebida

Fazer chacha em casa é fácil. É muito mais difícil expulsar uma bebida que corresponda às tradições nacionais da Geórgia. Claro, se a autenticidade é importante para nós, não o nome. Por alguma razão, quando dirigimos chacha, temos como se fosse um luar, os italianos fazem com que seja uma reminiscência da grappa, os búlgaros e os moldavos - rakia. Fazer a bebida nacional da Geórgia tem suas próprias sutilezas, que listaremos a seguir. Pode ser difícil levar em consideração todos os pontos, mas se você quiser obter exatamente o chacha, não há outra saída.

  1. O ingrediente principal da bebida é a uva ou outro bagaço de fruta obtido após a produção de vinho ou suco. Uma adição obrigatória é frutas verdes.
  2. A fruta deve ser exclusivamente tradicional para o Transcaucásico. Não existe chacha de maçã ou ameixa.
  3. Não se pode usar açúcar ou qualquer fermento, exceto os "silvestres" contidos na superfície das frutas não lavadas. Obviamente, a preparação da bebida demorará mais e geralmente é impossível prepará-la com uvas verdes.
  4. Prepare chacha com apenas um tipo de fruta. As uvas devem ser colhidas de variedades brancas.
  5. Durante a destilação, o chacha não deve ser dividido em frações. Em vez disso, são utilizadas destilação dupla e purificação completa.
  6. A bebida é envelhecida apenas em barricas de carvalho. Ao usar outra madeira, ela não será mais chacha.
  7. A intensidade da bebida não deve ser inferior a 45 graus. Sem entrar nos meandros dos processos químicos, notamos que se você acidentalmente diluir o chacha até 43 graus e depois aumentar o teor de álcool, misturando-o com um produto não diluído, o sabor se deteriora.
Comente! Claro, é assim que as bebidas de elite são preparadas, e nem todos seguirão essas regras. Acabamos de mostrar pelo que devemos nos esforçar.

Fazendo chacha

Antes de dar uma receita de chacha em casa, avisamos que você vai precisar de um destilador, ou simplesmente uma aguardente, para prepará-lo. Cada destilação subsequente aumenta a força:

  • uma única dose permite obter álcool com uma intensidade de até 40 graus;
  • entrada dupla - 60;
  • três vezes - 80;
  • múltiplo - 96.

O álcool puro é obtido por retificação.

De uvas

Sugerimos fazer chacha em casa. Uma receita simples prevê que, para cada quilo de bolo de uva e cachos, seja necessário levar 2 litros de água fervida.

Retire o bolo que sobrou depois de fazer o vinho.

Limpe os cachos de uvas abaixo do padrão de folhas e galhos, mas não corte durante anos. Não pode ser lavado para conservar o fermento "selvagem" na superfície.

Amasse bem as uvas para que o suco saia.Se você tiver uma prensa de sucos, use-a.

Em uma cuba de fermentação, misture o bolo com as uvas esmagadas e encha com água.

Mexa com uma espátula de madeira, coloque um selo d'água. Vá para um lugar escuro e quente.

Para evitar a formação de mofo na superfície, mexa a cada 2-3 dias.

Após o final da fermentação, prossiga para a próxima etapa.

A preparação para a destilação deve ocorrer de uma das maneiras:

  1. Coe a braga, amarre o bolo em várias camadas de gaze e pendure por cima dentro do destilador de luar. Isso adicionará sabor ao álcool.
  2. Você não precisa filtrar nada, coloque uma camada de canudo limpo no fundo do cubo de destilação para que o bolo não queime.

Após a primeira etapa de destilação, obterá um álcool com uma intensidade de cerca de 40 graus com um cheiro não muito agradável.

Diluir com água 1: 1 e destilar novamente.

Purifique o destilado. Um capítulo separado será dedicado a isso.

Dilua até a concentração desejada, que não deve ser inferior a 45 graus.

Garrafa.

Coloque na geladeira ou na adega por pelo menos 1,5 meses.

Infelizmente, no norte, as uvas amadurecem mal e muitas vezes permanecem ácidas mesmo no final do outono. E algumas pessoas ficarão bastante satisfeitas com a bebida "a la chacha" feita com açúcar. Só temos que te dizer como fazer em casa. O vídeo proposto para visualização descreve apenas o preparo do chacha com açúcar:

De tangerinas

Provavelmente todo mundo está interessado como cozinhar chacha de frutas do sul. Damos uma receita para uma bebida com tangerinas, mas elas podem ser substituídas por quaisquer frutas suculentas.

Para cada 2 kg de tangerina descascada e bolo obtidos após a extração do suco, ingerir 1 litro de água.

Em seguida, faça tudo conforme descrito na primeira receita.

De romãs

Esta bebida não é tão frequentemente feita na Geórgia como a uva ou a partir de outras frutas, mas é muito valorizada.

Para cada quilo de bolo restante após a obtenção do suco, levar 2 litros de água fervida e 100 g de sementes de romã descascadas.

Prepare o purê com o bolo e a água, conforme descrito na primeira receita (ainda não colocamos os grãos).

Destile a bebida uma vez, dilua a 30 graus.

Despeje as sementes de romã com álcool, deixe de molho por 5 dias em um local escuro.

Destile com os grãos.

Limpe a bebida, deixe fermentar no porão ou na geladeira por 1,5 meses.

Limpeza de chacha

Sem limpar, a bebida não cheira muito bem e não precisamos de substâncias nocivas. Todo mundo sabe como limpar vinho caseiro ou aguardente. Portanto, esses métodos não são adequados para chacha. Permanganato de potássio ou carvão ativado apenas estragam o sabor.

Limpeza de leite

Imediatamente após a segunda destilação, o leite é adicionado ao chacha na proporção de 200 ml de caseína por 10 litros de bebida. Por uma semana deve ficar em local escuro, sacudir duas vezes ao dia ou mexer com uma espátula de madeira. Em seguida, o álcool é cuidadosamente drenado do sedimento, passado por um filtro de gaze de algodão, diluído na concentração desejada e engarrafado.

Limpeza com pinhões

Claro, você quer comer pinhões, não jogá-los em uma bebida alcoólica. Isso é só pelo cheiro de acetona, que pode aparecer, principalmente se a pasta estiver superexposta, fica difícil. E os pinhões farão um ótimo trabalho. Além disso, eles absorvem impurezas prejudiciais.

Para cada litro de chacha, pegue um punhado de nozes descascadas e coloque em local escuro por 2 semanas. Depois disso, a bebida é filtrada e engarrafada.

Importante! Você não pode comer pinhões, que eram usados ​​para purificar o álcool - eles absorveram muitas substâncias nocivas e se transformaram em venenos.

Conclusão

Como você pode ver, não há nada difícil em fazer chacha caseiro. Só não se esqueça da insidiosidade da bebida, que contém muitos graus e é fácil de beber!

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção