Vinho de maçã fortificado em casa

Vinho de maçã fortificado e caseiro pode se tornar um verdadeiro destaque em cada refeição. Não só melhora o humor, mas também tem benefícios muito reais para a pessoa, tendo um efeito benéfico nos sistemas nervoso, gastrointestinal e endócrino. O vinho feito pelo próprio é natural, o que não se pode dizer dos produtos alcoólicos produzidos em massa. Ao preparar esta bebida, o próprio enólogo pode regular a quantidade de açúcar, a nitidez do sabor, criar sabores e misturas únicos. Existem muitas receitas para fazer vinho natural de maçã e às vezes não é possível escolher a melhor. Por isso decidimos oferecer uma seleção das receitas mais famosas e mais utilizadas por enólogos experientes.

As melhores receitas de vinhos fortificados

Fazer vinho caseiro é um processo longo e delicado, mas mesmo um vinicultor novato pode lidar com isso facilmente. Para fazer isso, você só precisa ter paciência e algum conhecimento. Uma boa receita de vinho caseiro é a chave do sucesso.

Vinho fortificado com tecnologia clássica

O vinho de maçã geralmente é feito de suco de fruta, que é fácil de conseguir em casa. Portanto, uma receita exigirá 10 kg de maçãs suculentas e maduras. A variedade, neste caso, não tem importância fundamental. Você pode usar maçãs azedas, doces ou selvagens. O suco de fruta pode ser obtido usando um espremedor ou um ralador fino comum de cozinha. Em qualquer dos casos, a compota de maçã terá de ser adicionalmente espremida através de várias camadas de gaze. O suco de fruta para fazer vinho deve ser o mais leve e puro possível. Como resultado da compressão do número especificado de maçãs, aproximadamente 6 litros de suco serão obtidos.

O suco de maçã purificado resultante deve ser despejado em um recipiente de vidro (garrafa ou jarro). Não preencha todo o volume, deixando um pouco de espaço até a borda do recipiente. A espuma vai se acumular nele à medida que o vinho fermenta. Você precisa adicionar metade do açúcar total ao suco: cerca de 150-200 g para cada 1 litro de suco. A quantidade exata de açúcar granulado depende do sabor da fruta e das preferências do enólogo.

Importante! Quanto mais açúcar você adicionar ao vinho, mais forte ele ficará. Ao mesmo tempo, uma quantidade excessiva de um ingrediente pode interromper completamente o processo de fermentação do vinho.

O suco com açúcar deve ser deixado em temperatura ambiente em local escuro por 4-5 dias. Cubra o recipiente com gaze ou tampe o gargalo da garrafa com uma bola de algodão. Após um determinado período de tempo, o vinho começa a fermentar ativamente: emite dióxido de carbono, espuma. Neste momento, é necessário fechar o recipiente com vinho com uma luva de borracha ou uma tampa especial com selo d'água. Você pode comprar na loja ou fazer você mesmo. Um exemplo de como fazer tal dispositivo é mostrado no vídeo:

Uma semana depois, desde o início da elaboração do vinho, é necessário adicionar a segunda metade do açúcar à sua composição, misturar bem os ingredientes e preparar para nova fermentação. A emissão ativa de dióxido de carbono será observada por 2 semanas. No futuro, o processo continuará lentamente por mais 1-1,5 meses.

Após cerca de 2 meses do início do cozimento, você pode ver um sedimento das partículas restantes da polpa da fruta no fundo do recipiente.Nesse momento, o processo de fermentação será interrompido, o açúcar se decomporá em dióxido de carbono, que sairá pelo selo d'água, e álcool, que dará força à bebida. O vinho deve ser vertido cuidadosamente em um novo recipiente de vidro, sem levantar o sedimento. Adicione 600 ml de vodka de alta qualidade ou 300 ml de álcool a uma bebida alcoólica pura. Armazene as garrafas hermeticamente fechadas em um porão ou porão, onde é fresco e escuro. Após cerca de 1,5 meses desse armazenamento, o vinho estará completamente pronto, adquirindo o seu sabor e blend originais.

Importante! Se o sedimento reaparecer, você também pode filtrar o vinho com uma gaze.

O sabor do clássico vinho de maçã pode ser complementado com leves notas de canela aromática. Para fazer isso, adicione 1 colher de sopa ao suco de fruta no estágio inicial de fabricação do vinho. eu. canela em pó. Este ingrediente tornará a bebida alcoólica mais aromática e saborosa, e sua cor ficará mais nobre.

Vinho fortificado com passas

Enólogos experientes sabem que as passas são as mesmas uvas que podem dar sabor e cor originais a uma bebida alcoólica. Fazer vinho de maçã fortificado com passas é bastante simples. Isso exigirá as próprias maçãs na quantidade de 10 kg e 100 g de passas, de preferência escuras, o que terá um bom efeito na cor do produto acabado. A força da bebida será dada pelo açúcar na quantidade de 2-2,2 kg e 200 ml de vodka. Esta composição permitirá obter vinhos com uma concentração de 12-14%. Além disso, você pode aumentar o grau adicionando mais vodka ou álcool equivalente.

De acordo com esta receita, você precisa cozinhar o vinho não com suco, mas com compota de maçã. Então, você precisa adicionar açúcar e passas às maçãs raladas. Despeje a mistura dos produtos em um recipiente de fermentação, feche o gargalo do recipiente cheio com uma luva de borracha ou selo d'água.

Após 3 semanas de fermentação ativa, esprema a compota de maçã com uma gaze multicamadas. Se necessário, o processo de limpeza do suco pode ser repetido várias vezes. O produto puro deve ser misturado com outro copo de açúcar e colocado em garrafas limpas. O gargalo da garrafa deve ser bem fechado com uma luva. Por mais uma semana, o vinho fermentará.

Adicione vodka ao vinho de maçã acabado e, após misturar bem, despeje a bebida alcoólica fortificada em garrafas para armazenamento subsequente. Algumas uvas ou passas bem lavadas podem ser adicionadas a cada garrafa de vinho âmbar de maçã como decoração. Você pode armazenar essa bebida em uma adega por vários anos.

Vinho Apple-Mountain ash com baga sourdough

Freqüentemente, uma receita de vinho caseiro contém fermento de vinho ou massa azeda como um dos ingredientes. Os vinicultores novatos ficam intimidados com esse recurso. Mas não há nada difícil em fazer uma massa fermentada de baga. Para fazer isso, você pode usar framboesas, morangos ou, por exemplo, rosa mosqueta. O processo de fabricação de vinho de maçã e cinzas da montanha também começa com a preparação de uma massa fermentada:

  • Coloque 2 xícaras de frutas vermelhas não lavadas em uma jarra;
  • adicione 2 colheres de sopa. eu. açúcar e 500 ml de água;
  • cobrir o gargalo do recipiente com gaze multicamadas e deixar por 3 dias em temperatura ambiente;
  • mexa a mistura diariamente;
  • 3-4 dias após o início da preparação, o fermento é um ativador da fermentação do vinho caseiro.

Além da cultura inicial para o vinho de maçã com cinzas da montanha, você precisará de 10 kg de maçãs e cinzas da montanha diretamente. A quantidade de cinzas da montanha deve ser de 10% da massa das maçãs, o que significa que você precisa levar 1 kg dessas bagas para uma receita. A quantidade de açúcar por volume especificado de ingredientes é de 2,5 kg. Deve-se adicionar água ao vinho maçã-cinzas de montanha na quantidade de 1,5 litros para obter um sabor mais delicado e um aroma sutil de álcool. O vinho terá sua fortaleza à custa de 1 litro de vodka.

O primeiro passo para fazer vinho fortificado é obter suco de maçãs e cinzas da montanha. Os líquidos devem ser misturados uns com os outros e deve-se adicionar açúcar e água. Após misturar, acrescente a cultura starter preparada com antecedência à mistura de ingredientes.O mosto resultante deve ser colocado em uma sala quente para posterior fermentação. Após 10-12 dias, em resultado da fermentação, obtém-se uma bebida alcoólica com um teor de 9-10%. Ao adicionar 1 litro de vodka ao vinho, será possível aumentar a concentração para 16%. A bebida fortificada é mantida por 5 dias, após os quais é filtrada e engarrafada para armazenamento. Recomenda-se consumir álcool caseiro preparado de acordo com esta receita em 1-2 meses.

Importante! A utilização de massa fermentada permite acelerar o processo de fermentação e preparação do vinho em geral.

O vinho de maçã com levedura pode ser preparado não só com cinzas da montanha, mas também, por exemplo, com uma laranja. A tecnologia de cozimento é semelhante ao método acima, mas em vez do suco de sorveira, você precisa adicionar o suco de laranja. Para 10 kg de maçãs, 6 frutas cítricas grandes são recomendadas.

Uma forma original de anexar vinhos

Muitos produtores de vinho sabem que álcool ou vodka podem ser usados ​​para aumentar a força de um vinho. Mas existe outra maneira muito original de aumentar a força. É baseado no congelamento: a água congela (cristaliza) mesmo em temperatura zero, mas o álcool não. Você pode usar esse truque da seguinte maneira:

  • Despeje o vinho de maçã pronto em garrafas de plástico e coloque-as no congelador ou na neve.
  • Depois de um tempo, cristais de gelo serão observados no vinho.
  • O líquido livre na garrafa é um vinho concentrado. Deve ser drenado em um recipiente separado.
  • A operação de congelamento pode ser repetida várias vezes. Cada vez, a força do líquido livre na garrafa aumentará. Como resultado disso fechos 2 litros de vinho light renderão cerca de 700 ml de bebida alcoólica fortificada.
Surpreendente! Durante o processo de congelamento, o vinho fortificado irá absorver todo o dourado. Os cristais de gelo congelados permanecerão brancos.

Ao congelar o vinho de maçã, na verdade, você obtém 2 tipos de bebida ao mesmo tempo: vinho fortificado e cidra light, com teor de 1-2%. Esta cidra pode ser obtida descongelando cristais de gelo. Uma bebida leve e refrescante terá sabor de maçã e pode matar a sede em um dia quente de verão. Um exemplo de congelamento pode ser visto no vídeo:

Com o congelamento é possível elevar o teor do vinho em até 25%.

O vinho de maçã fortificado é uma bebida alcoólica maravilhosa que pode substituir todos os produtos que contêm álcool na mesa festiva. O vinho preparado com amor é sempre saboroso e saudável. É fácil de beber e não lembra de si mesmo com dor de cabeça no dia seguinte. Você precisa tomar seu tempo para cozinhar vinho de maçã em casa. O mosto bem fermentado e o longo envelhecimento do produto acabado tornam o vinho sempre melhor.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção