Contente
Em todos os países existe uma bebida alcoólica forte, que os próprios residentes preparam. Temos luar, nos Bálcãs - rakiya, na Geórgia - chacha. Uma festa tradicional no Cáucaso é acompanhada não só por vinhos mundialmente famosos, mas também por bebidas mais fortes. Para a Geórgia, o chacha é parte integrante da tradição nacional. Em 2011, o governo até recebeu uma patente para ele.
Chacha de Uva em casa é simplesmente expulso. A receita para prepará-lo é apenas ligeiramente diferente da bebida alcoólica. Um grande número de vinhas contribuiu para o surgimento da tradição de preparar bebidas alcoólicas a partir desta baga ensolarada. É claro que o vinho para os georgianos sempre estará em primeiro lugar. Mas os resíduos deixados após sua produção e as uvas abaixo do padrão, que até mesmo a videira mais bem cuidada dará à luz todos os anos, permitiram que os habitantes da Geórgia preparassem uma bebida forte e aromática com elas.
Casa chacha pode ser feito de qualquer fruta do sul suculenta e suficientemente doce. Será saboroso, aromático e forte. Mas a chacha da uva se tornou um dos cartões de visita da Geórgia. Na Abkhazia, geralmente é feito de variedades Isabel ou Kachich, no oeste eles usam Rkatsiteli.
Recursos de Chacha
Chacha é chamado de conhaque georgiano. Na verdade, entre os espíritos, ela é considerada parente do conhaque. Claro, chacha de uva não é tão nobre, mas se for bem preparada e limpa sairá perfumada e fácil de beber.
Matérias-primas e tecnologia
O conhaque georgiano é feito da polpa que sobra da produção de vinho ou suco. Uvas verdes devem ser adicionadas a ele. Para remover um odor desagradável e aumentar a resistência, fazendo chacha prevê dupla destilação.
Se, após a destilação, a bebida for imediatamente engarrafada, é chamada de branca. Chacha envelhecida em barril de carvalho é considerada amarela.
Força e gosto
Estamos acostumados com o fato de que o álcool forte está a 40 graus. É por isso que nossos turistas podem ser destruídos na Geórgia. Eles simplesmente não pensam em quantos graus existem. Mas mesmo as variedades de fábrica “light” não podem conter menos de 45-50 por cento de álcool. Em casa, o chacha é geralmente preparado com uma força de 55-60 graus, e às vezes 80 graus.
O sabor da bebida feita de acordo com as regras é leve e agradável. E se ele insistia em ervas ou frutas, então em geral os graus não podiam ser notados. Bebida traiçoeira! Além disso, contém até 225 kcal por 100 g. E isso não é nem mais nem menos - 11% do valor diário.
Tradições de uso
É interessante que no oeste da Geórgia é costume comer esta bebida com doces, e nas regiões orientais - com picles. Na Abkhazia, é servido antes de um banquete como aperitivo, mas beber chacha em um feriado familiar é considerado de má educação. Moradores de vilas nas montanhas costumam beber um copo de bebida forte pela manhã antes de ir para o trabalho.
Chacha georgiana real
Para quem já dirigiu luar pelo menos uma vez, não será difícil fazer chacha de uva em casa. Que tipo de bebida vai ser? Os residentes da Geórgia o reconhecerão ou dirão: “Sim, que tipo de luar”?
Antes de preparar o chacha, leia as recomendações.Ao se desviar deles, você receberá uma bebida alcoólica forte, apenas vagamente semelhante a um verdadeiro conhaque georgiano.
- O bolo de uva que sobra da fabricação do vinho ou do suco é utilizado como matéria-prima. Bagas verdes ou abaixo do padrão, cristas são uma obrigação para a cerveja.
- A receita caseira de chacha de uva usa apenas fermento selvagem. E sem açúcar! Claro, você não pode fazer uma bebida com uvas verdes.
- Durante a destilação, o conhaque georgiano não é separado em frações. É destilado duas vezes e depois purificado.
- Álcool forte, envelhecido em qualquer barril de madeira, exceto carvalho, não pode ser chamado de chacha. Contendo menos de 45% de álcool - também.
As dicas acima referem-se à preparação de chacha georgiana real, se você estiver fazendo uma bebida adaptada, pode-se adicionar açúcar e usar uvas inteiras em vez de bolo.
Chacha com e sem açucar
Chacha de uva caseiro, a receita que você trouxe da Geórgia, é preparada apenas sem açúcar. Agora vamos pensar um pouco. Os residentes de regiões quentes cultivam variedades de uvas doces, cujo teor de açúcar é de pelo menos 20%. Além disso, em um verão frio e nublado, seu conteúdo será muito menor.
As regiões do norte também cultivam uvas. Mas as variedades lá são adaptadas às condições locais, seu teor de açúcar é geralmente 14-17%, e ainda menos se houver falta de luz e calor. É possível, claro, não cozinhar chacha de jeito nenhum, já que será diferente do georgiano. Mas ninguém vai te proibir de colocar açúcar, e mesmo que o produto seja um pouco diferente do original, ainda estará delicioso.
Há mais um ponto que vale a pena considerar. A verdadeira chacha tradicional é feita de bolo que sobrou do processamento de uvas em suco ou vinho. Mesmo que o teor de açúcar da baga fosse de pelo menos 20%, na saída obteremos 5-6 litros de chacha de 25 kg de extratos e abaixo do padrão. Ao adicionar 10 kg de açúcar, o volume da bebida aumentará para 16-17 litros e o tempo de preparo será reduzido pela metade.
Receitas de chacha
Mostraremos como fazer chacha com e sem açúcar. Claro, o sabor da bebida será diferente. Mas o conhaque georgiano feito no Cáucaso também é diferente. Cada família o faz à sua maneira, os segredos são passados de geração em geração. Não parece nada complicado, mas por algum motivo os dois vizinhos que moram um ao lado do outro têm chacha diferentes.
Sem açúcar
Esta receita é georgiana original, porém, a mais simples. O sabor da bebida será diferente dependendo da variedade da uva (é melhor tomar branco), seu teor de açúcar. Também importa como a polpa é obtida - você fez suco ou preparou vinho, como e quanto fermentou. Se você apertar o bolo completamente, não obterá um chacha saboroso, ele deve conter cerca de 20% de líquido.
Ingredientes:
Levar:
- cachos e bolo de uvas - 25 kg;
- água fervida - 50 litros.
O sabor do chacha vai depender muito da proporção em que você pega o bolo e as uvas abaixo do padrão. Os cachos podem conter bagas verdes, pequenas e deformadas. Para fazer um verdadeiro conhaque georgiano, eles devem ser adicionados.
Preparação:
Não lave os cachos (para não retirar o fermento “selvagem”), não colha os bagos, apenas tire-os das folhas e dos detritos.
Se você tiver uma prensa especial, passe as uvas por ela. Se não, amasse bem, tentando esmagar cada baga.
Coloque as uvas e a polpa em um recipiente de fermentação, encha com água e mexa com uma espátula de madeira.
Instale uma vedação de água, coloque em um local aquecido e protegido do sol. É desejável que a temperatura permaneça entre 22 e 30 graus. Com um conteúdo frio, a fermentação não ocorrerá, e em uma sala quente as bactérias responsáveis por ela morrerão.
Mexa o conteúdo a cada poucos dias.
Sem açúcar, na levedura natural, a fermentação pode ser fraca e durar mais de 30 dias. Em alguns casos, pode levar de 2 a 3 meses, tenha isso em mente ao escolher um método de fazer purê de chacha de uva.
Quando a fermentação para, é hora de passar para a destilação. Dobre a gaze em várias camadas e esprema o purê.
Não deite fora o bolo, mas amarre-o e pendure-o no topo do alambique.
Após a primeira destilação, você obterá um chacha malcheiroso com uma intensidade de 40 graus.
Diluir com o mesmo volume de água, retirar o bolo e voltar a destilar.
Limpe a bebida. Vamos lhe dizer como fazer isso em um capítulo separado.
Diluir até a concentração desejada e engarrafar o chacha, colocar em uma adega ou outro cômodo com temperatura baixa por um mês e meio.
Com açucar
É muito mais fácil e rápido preparar uma bebida, cuja receita de purê envolve a adição de açúcar.
Ingredientes:
Levar:
- bolo e cachos de uvas - 25 kg;
- água - 50 l;
- açúcar - 10 kg.
Preparação:
Prepare as uvas conforme descrito na receita anterior.
Em um recipiente de fermentação, misture a polpa, a água, o açúcar.
Instale um selo d'água. Coloque o purê de chacha de uva em um local escuro e quente.
Agite ou mexa o recipiente de fermentação diariamente.
Quando a armadilha de odores parar de borbulhar, prossiga com a destilação.
Todas as ações subsequentes não diferem daquelas descritas na receita anterior.
Limpando a bebida
Você não deve limpar o chacha com permanganato de potássio, carvão ou refrigerante. Isso mudará o gosto para pior. Existem muitas maneiras de colar o álcool feito por você mesmo, e elas não são inventadas para fins de diversão. O álcool refinado incorretamente pode transformar-se de uma bebida dos deuses em lixo. Claro, isso diz respeito principalmente ao vinho. Mas por que estragar o sabor do conhaque georgiano na fase final?
Sem limpar, o chacha tem um odor desagradável e contém muitas substâncias nocivas. É impossível removê-los completamente em casa, mas é possível reduzi-los significativamente.
Purificação com caseína
Esta é a forma mais barata. Ele remove impurezas indesejadas, melhora o sabor e elimina odores desagradáveis. Para isso, acrescente 200 ml de leite de vaca a 10 litros da bebida. Coloque em local escuro, agite a mistura duas vezes ao dia. Após uma semana, drene cuidadosamente do sedimento e filtre.
Colando com pinhões
Este método não é barato, pois os pinhões são caros. Mas a bebida não só será limpa, mas também adquirirá um sabor incomparável. É verdade que o cedro terá de ser jogado fora mais tarde, pois absorverá muitas substâncias nocivas.
Um punhado de nozes descascadas é adicionado a cada litro de chacha, colocado em um local escuro, filtrado e engarrafado.
Assista a um vídeo sobre como fazer chacha:
Conclusão
Prepare o chacha de acordo com uma das receitas sugeridas e desfrute de uma bebida perfumada. Só não se esqueça que é fácil de beber e contém muito álcool.