Chacha de maçã - receita caseira

Provavelmente, pelo menos uma macieira cresce em cada jardim. Essas frutas são familiares aos habitantes da faixa do meio e, geralmente, eles não sentem falta de maçãs. Às vezes, a colheita é tão abundante que o proprietário não sabe como usar todas as maçãs de sua própria horta. Se as geléias já estiverem fervidas, os sucos forem espremidos e os depósitos estiverem cheios de frutas frescas, você pode fazer um excelente luar com as maçãs restantes, que costuma ser chamado de chacha ou calvados.

Este artigo será sobre a receita de chacha de maçã, preparada em casa. Aqui, consideraremos a receita tradicional para fazer aguardente de maçã, bem como a maneira como fazendo chacha de bolo ou outros resíduos deixados após o processamento das maçãs.

Do que a maçã chacha é feita?

Em receitas clássicas, eles geralmente sugerem fazer luar com maçãs lindas e bem picadas. Claro, parece ótimo, mas o sabor de uma bebida feita com casca, caroço ou bagaço de maçã será o mesmo, e o aroma pode ser ainda mais rico e brilhante.

Absolutamente qualquer maçã pode ser usada para fazer chacha de maçã: azeda, doce, precoce ou tardia, inteira ou estragada, os frutos remanescentes após o processamento inicial.

Importante! A condição mais importante: as maçãs não devem estar podres. Até mesmo a menor podridão ou mofo na fruta pode arruinar completamente toda a porção do luar.

Como moer maçãs também não importa. Freqüentemente, as frutas são simplesmente cortadas em cubos ou fatias de aproximadamente o mesmo tamanho. Se o suco estava sendo preparado, retire o bolo que sobrou após o processamento. Da preparação das compotas costumam ficar a casca e os caroços com espinhas. Aliás, é melhor tirar as próprias sementes, pois dão amargor ao chacha.

Opiniões sobre se deve lavar as maçãs antes fazendo chacha, diverge. Tudo o mesmo é melhor não lavar a parte principal da fruta, limpando com água apenas as amostras mais sujas. O fato é que há fermento selvagem na casca das maçãs, que são facilmente lavados com água - o purê não fermenta depois disso.

Conselho! Se no processo de fabricação caseira, fermento comprado ou culturas iniciais caseiras forem usados ​​adicionalmente, você pode lavar pelo menos todas as maçãs.

Como o purê de maçã é preparado

Uma etapa importante na fabricação de qualquer bebida alcoólica é o processo de fabricação de purê. Bolo de maçã é um excelente purê de chacha de alta qualidade. Essa bebida alcoólica é apreciada pelos amantes de bebidas destiladas por seu aroma particularmente pronunciado e sabor leve de frutas.

Importante! Se frutas inteiras de uma boa variedade são consumidas como aguardente, o purê com base nelas pode ser considerado uma bebida independente. Gelada, esta bebida com baixo teor alcoólico mata perfeitamente a sede, tem gosto de cidra ou cerveja light de frutas.

Para terminar com um purê de alta qualidade, e não uma borra azeda, você precisa aderir à tecnologia e observar as proporções de todos os produtos. Para chacha de maçã, você precisa levar:

  • 30 kg de maçãs maduras;
  • 20 litros de água;
  • 4 kg de açúcar;
  • 100 g de fermento seco.
Conselho! Melhor usar fermento especial para vinho ou massa fermentada de passas não lavada.

Mash é preparado para chacha de maçã em vários estágios:

  1. As maçãs são separadas, os espécimes podres são removidos. Frutas altamente contaminadas são lavadas com água. Em seguida, retire os caroços com sementes da fruta e corte em pedaços pequenos. Agora as maçãs precisam ser picadas no liquidificador ou moedor de carne para que se transformem em um purê homogêneo.
  2. O purê de frutas resultante é transferido para uma lata ou outro recipiente de fermentação. Adicione 18 litros de água ali.
  3. Todo o açúcar é dissolvido em dois litros de água e a calda é despejada nos demais produtos.
  4. Aqueça uma pequena quantidade de água fervida a não mais que 30 graus. Dissolva o fermento em água morna, despeje em uma lata e misture bem.
  5. O recipiente com o purê é fechado e deixado por 10 dias em local aquecido (a temperatura deve ser superior a 20 graus). Depois de um dia, a tampa é removida e o purê é mexido, baixando a polpa da maçã para o fundo. Nesse momento, a espuma deve ter se formado na superfície e o cheiro da fermentação deve ser sentido. O futuro chacha é agitado diariamente.
  6. Após 10 dias, toda a polpa deve afundar no fundo da lata, o próprio mosto fica mais leve, a fermentação para. Esse líquido é drenado do sedimento e usado para destilação em luar ou bebido dessa forma.
Importante! Se um moonshiner quiser fazer chacha sem adicionar fermento e açúcar, ele deve escolher maçãs muito doces e nunca lavá-las. 150 gramas de passas não lavadas, que são simplesmente combinadas com maçãs, ajudam a melhorar a fermentação.

Praticamente não há suco no bagaço, portanto, no caso de fazer chacha a partir de bolo de maçã, o rendimento do produto final será menor, com a mesma quantidade de ingredientes iniciais. Ou seja, deve-se comer bolo 1,5-2 vezes mais do que maçãs frescas, cuja proporção está indicada na receita.

Como transformar purê em chacha perfumado

Moonshiners inexperientes costumam reclamar da falta de aroma frutado característico e sabor doce na chacha de maçã. Para que a chacha cheire bem, a pasta não é filtrada, mas simplesmente drenada do sedimento. Neste caso, você terá que se certificar de que o chacha não queime, é necessário fervê-lo em fogo bem baixo.

Apenas o chacha que foi corretamente dividido em facções será bom. O destilado que sai do luar ainda tem três frações: "cabeças", "corpo" e "caudas". O chacha da mais alta qualidade é o "corpo" do luar.

Se o purê de maçã foi preparado de acordo com a receita acima, a proporção das frações será aproximadamente a seguinte:

  • logo no início é necessário drenar 250 ml (copo) de "cabeças". Este líquido não pode ser bebido, pode causar envenenamento do corpo ou uma forte ressaca, por isso as "cabeças" são despejadas impiedosamente.
  • Depois das "cabeças", vem o "corpo" de chacha - a parte de maior qualidade do luar. Esta fração é cuidadosamente coletada em um recipiente separado até que o grau de destilado caia abaixo de 40.
  • "Caudas" com uma força inferior a 40 graus não podem ser jogadas fora, esta parte do luar das maçãs é processada pelos bons proprietários novamente.

Para fazer um bom licor caseiro, tudo o que você precisa fazer é seguir estas etapas. Mas para conseguir uma verdadeira chacha de maçã com excelente aroma e sabor suave, você terá que trabalhar um pouco mais.

Como melhorar o chacha da maçã em casa

A bebida destilada de maçã infundida em barris de carvalho é chamada pelos franceses de Calvados. É apreciado pela sua especial maciez e boa resistência, bem como pelo seu leve aroma a maçã.

Em casa, o chacha de maçã pode ser melhorado das seguintes maneiras:

  1. Despeje um punhado de maçãs secas e algumas frutas frescas picadas na luz da lua. Insista na bebida por 3-5 dias e destile novamente. Para isso, o chacha é filtrado e combinado com três litros de água. O chacha obtido é novamente dividido em frações, as "cabeças" são derramadas, apenas o "corpo" do luar é coletado. Você deve obter cerca de três litros de chacha excelente, cuja concentração será de 60-65%. Não é necessário diluir o chacha com água imediatamente, mas depois de alguns dias, quando a bebida estiver saturada com um aroma frutado. A chacha da maçã é diluída em água limpa até atingir a intensidade de 40 graus.
  2. Você não precisa diluir 60 por cento do luar, mas transformá-lo em calvados. Para isso, o chacha é derramado em barris de carvalho ou insistido em estacas de carvalho.
  3. Chacha pode ser feita com suco de maçã fresco ou enlatado. Essa bebida vai ficar ainda mais aromática e saborosa que a anterior.

Qualquer que seja a receita usada para preparar o chacha caseiro, ela deve ser perfumada e leve. Para que tudo dê certo, basta seguir a tecnologia e escolher matérias-primas de alta qualidade. Assim, será possível preparar em casa um excelente álcool, que de forma alguma será inferior às bebidas compradas de elite.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção