Contente
Chacha é uma bebida alcoólica tradicional preparada na Geórgia e na Abkhazia. Chacha tem muitos nomes: alguém classifica esta bebida como conhaque, outros a chamam de conhaque, mas a maioria dos amantes de destilados a chama simplesmente de uva. O chacha clássico difere em muitos aspectos daquele que é preparado na Rússia, no entanto, todas as variedades da bebida forte têm um sabor agradável e um aroma delicado. A chacha geralmente é feita de uvas, mas também pode ser feita com outros produtos.
Você pode aprender como fazer chacha com suas próprias mãos de acordo com uma receita tradicional, quais frutas podem substituir as uvas e quais segredos o ajudarão a obter uma bebida decente com este artigo.
Preparação tradicional de chacha
Chacha caucasiana real é feita com uvas Rkatsiteli ou Isabella. Para fazer luar, pegue o bagaço - bolo que sobrou depois de fazer vinho ou suco de uva, ou uvas frescas.
Você precisa cozinhar o chacha tradicional com apenas dois componentes: uvas e água. A adição de açúcar aumenta o rendimento do produto acabado, melhora a fermentação, mas tem um efeito negativo no sabor e no cheiro da bebida e aumenta o teor de óleos fúsel.
Uma bebida de uva clássica pode ser chamada de conhaque, porque usa um processo de destilação. Mas, na maioria das vezes, os produtores de vinho não podem ficar sem açúcar e fermento, tentando tirar o máximo possível de uma bebida forte - isso não é mais real chacha, mas luar comum.
Chacha fazendo tecnologia
Você pode tentar fazer chacha de verdade sem adicionar açúcar, mas precisa estar preparado para o fato de que a quantidade do produto acabado será várias vezes menor que a massa da matéria-prima.
Por exemplo, se o teor de açúcar das uvas estiver ao nível de 20%, em 25 kg de bagas, juntamente com os cachos, obterá apenas 5-6 litros de chacha, cuja intensidade não ultrapassará os 40 graus. Se a chacha for preparada a partir de bolo, o licor será ainda menor - tal resultado não justifica todos os esforços do enólogo.
Portanto, você pode adicionar açúcar à receita clássica do chacha, e para neutralizar as consequências, eles usam um truque. Mas o fermento nesta receita de chacha não será usado, o que terá um efeito muito benéfico em sua qualidade.
Para o luar, você precisará de:
- 25 kg de uvas frescas ou bolo que sobrou depois de fazer suco ou fazer vinho caseiro;
- 50 litros de água;
- 10 kg de açúcar granulado.
Passo a passo, o luar da uva é feito assim:
- As uvas não são lavadas para não retirar o fermento do vinho selvagem da casca. Sove as frutas com as mãos. Os talos não precisam ser removidos. Juntamente com o suco, os frutos triturados são colocados em um recipiente grande (uma panela é adequada).
- Se o purê de chacha for feito de bolo, basta colocá-lo no recipiente selecionado.
- Água e açúcar são adicionados ao purê, misturados à mão ou com uma vara de madeira. O recipiente com o futuro chacha não é preenchido até o topo - cerca de 10% do espaço livre deve permanecer. Este volume vazio será posteriormente preenchido com dióxido de carbono.
- Um selo d'água é instalado em uma panela com cerveja caseira e colocada em um local quente e escuro com uma temperatura constante de 22-28 graus.
- A fermentação com fermento natural dura o suficiente - 30-60 dias, então você precisa ser paciente.Para evitar que o purê fique bolorento, ele é mexido regularmente (uma vez a cada 2-3 dias), baixando as uvas emergentes para o fundo da panela.
- Quando o dióxido de carbono deixa de ser liberado, o mosto fica amargo, perde a doçura e o processo de fermentação pode ser considerado completo. A destilação do chacha foi iniciada.
- Para evitar que o chacha queime durante o cozimento, ele deve ser removido das partículas sólidas, ou seja, drenado do sedimento. Ao mesmo tempo, são as sementes e os ramos que conferem à chacha um sabor único e um aroma valioso, pelo que é necessário aplicar alguns truques. Para fazer isso, o mosto é filtrado por várias camadas de gaze e despejado em um tanque de destilação. O precipitado é coletado na mesma gaze e suspenso na parte superior do alambique de destilação. Como resultado de tais ações, os óleos aromáticos das sementes entrarão no luar, e será bastante perfumado.
- Agora, a mistura é destilada por meio de uma destilaria de luar. A destilação termina quando a força da bebida no riacho cai para menos de 30 graus. A força total do destilado obtido é medida.
- A chacha é diluída com água na proporção de 20% do volume total e a aguardente é destilada novamente.
- O licor resultante é dividido em frações: os 10% superiores são drenados - são as "cabeças" que contribuem para a ressaca e têm um efeito negativo na saúde, o produto principal (o "corpo" de chacha) é colhido até a força no riacho cai abaixo de 45%.
- A força do licor acabado é medida e diluída com água para que a força da bebida seja de 45-55%.
Receita de purê de maçã
Quantos moonshiners, tantas receitas de chacha. Cada proprietário tem sua própria receita para esta bebida, pelo menos um pouco diferente das demais. Para quem quiser experimentar, podemos recomendar fazer luar não com uvas, mas com outras frutas: maçãs, tangerinas, pêras e outras.
Para fazer o luar da maçã, você precisará de:
- 25 kg de maçãs (você pode misturá-las com peras, alguns moonshiners acrescentam batatas - isso já é uma questão de gosto);
- 50 litros de água fervida resfriada à temperatura ambiente;
- 10 kg de açúcar.
A produção de chacha de maçã não é mais complicada que a tradicional:
- As maçãs não precisam de ser lavadas, basta passar um pano macio para retirar o pó e a sujidade.
- Os frutos são amassados juntamente com a casca e as sementes, colocados em um grande recipiente para fermentação.
- Adicione a água e o açúcar, misture o purê e deixe por uma semana e meia em local aquecido e escuro para a fermentação.
- Regularmente (a cada 2 dias) mexa o purê de maçã com as mãos ou uma espátula de madeira, tentando baixar a massa da fruta para o fundo.
- A fermentação pode ser considerada completa se todas as maçãs tiverem afundado, sem bolhas de ar visíveis no líquido.
- Braga é drenado do sedimento e destilado usando um alambique de aguardente.
- A intensidade da aguardente de maçã deve ser de 50 graus. Da quantidade especificada de produtos, pelo menos 10 litros de aguardente aromática devem ser obtidos.
Como limpar o chacha dos óleos de fusel
Todo moonshiner novato conhece o problema dos óleos fúsel, quando a bebida acabada tem um cheiro desagradável e deixa um "resíduo" desagradável na forma de uma síndrome de ressaca.
Para se livrar da bebida, os moonshiners criaram várias maneiras de limpar o chacha acabado:
- Permanganato de potássio. O pó de permanganato de potássio é derramado na bebida alcoólica a uma taxa de 2-3 gramas por 3 litros de bebida alcoólica. O pote de chacha é fechado, bem agitado e aquecido a 50-70 graus em banho-maria. Após 10-15 minutos, um precipitado deve cair - são óleos de fúsel. Moonshine é simplesmente filtrado e tem um gosto ótimo.
- Refrigerante. Para cada litro de chacha, pegue 10 gramas de bicarbonato de sódio, misture e deixe por cerca de meia hora. Moonshine precisa ser misturado novamente e insistido por 10-12 horas. Após este tempo, o luar é drenado, deixando um pouco de líquido com óleos de fúsel precipitados no fundo do vaso.
- Raiz violeta. Para 3 litros de chacha, adicione 100 gramas de raiz de violeta picada. Faça a infusão da aguardente por pelo menos 12 dias. O método é muito eficaz, mas é muito difícil encontrar uma violeta com uma raiz à venda, você só pode cultivá-la você mesmo.
- Congelar. Chacha é congelada em uma jarra de vidro ou em um recipiente de metal. Como resultado, a água contida na aguardente vai congelar nas bordas dos pratos, junto com a água da chacha, também sairá da fuselagem. O luar puro não congela, apenas engrossa - é derramado em outro frasco. Se necessário, o procedimento é repetido várias vezes.
- Carvão. Eles usam carvão de alta qualidade (o melhor de tudo, bétula). O carvão é triturado, colocado em um pano de algodão e o chacha é filtrado por meio desse filtro.
Segredos de uma cerveja bem-sucedida
A receita para fazer chacha não é tão importante quanto a aderência à tecnologia. Portanto, todo moonshiner deve seguir estritamente as instruções, observar estritamente as proporções e usar um medidor de álcool de alta qualidade.
Os segredos de fazer chacha perfumada são muito simples:
- usando apenas matérias-primas de alta qualidade. Estas são uvas azuis de variedades doces ou bolo que sobrou do processamento. Se forem usadas frutas frescas, elas devem ser ligeiramente verdes.
- Se não houver fermento selvagem suficiente para a fermentação da aguardente, deve-se usar um fermento especial para vinho, pois o fermento para fermento não é adequado para esses fins. A quantidade de fermento que você precisa adicionar depende da variedade da uva e de seu teor de açúcar natural.
- Em vez de fermento especial (que é muito difícil de encontrar), você pode usar um fermento de passas que é fácil de fazer em casa.
- O bom chacha tem uma intensidade de 50 a 70 graus, não se recomenda diluir mais esta bebida, pois é fácil beber o luar da uva no outono.
- Em pequenas quantidades, o chacha é benéfico para a saúde, pois alivia resfriados e doenças virais, estabiliza a pressão arterial e trata processos inflamatórios. No entanto, grandes porções de álcool, mesmo as muito curativas, são prejudiciais e perigosas para o corpo humano.
- É mais cómodo preparar o chacha ao mesmo tempo que o vinho: desta forma, pode obter duas bebidas ao mesmo tempo da mesma matéria-prima.
- Para tornar o luar expelido das uvas ainda mais aromático, é armazenado e insistido em barricas de carvalho.
Não importa a receita e de quais produtos a chacha é preparada, ela ainda deve ser forte e perfumada o suficiente. Esta bebida difere do licor comum pela presença de um componente de fruta e uma quantidade mínima de açúcar. Chacha não é apenas álcool, é uma bebida para verdadeiros gourmets!