Vinho de melancia caseiro: uma receita simples

A melancia é uma baga enorme e incrível. Suas propriedades curativas são conhecidas há muito tempo. Com ele, os especialistas em culinária preparam várias delícias: mel de melancia (nardek), deliciosas geléias, picles. Mas poucas pessoas sabem que boas bebidas intoxicantes são obtidas dessa baga.

Nem todo mundo gosta de vinho de melancia em casa. Mas os amantes da bebida de melancia preferem-na até aos requintados vinhos de uva. No início da preparação, o vinho é rosado, mas no processo de infusão torna-se laranja ou mesmo avermelhado-acastanhado.

Importante! Os mais deliciosos são a melancia ou os vinhos doces fortificados.

Pequenos segredos de vinificação

Como já observamos, o vinho de melancia não é preparado com muita frequência. Mas deve estar preparado para o teste, de repente você também se tornará um amante de tal bebida. O principal é escolher a receita certa e gastar um pouco de tempo.

Além disso, você precisa conhecer alguns segredos de fazer vinho de melancia, especialmente porque a tecnologia foi trabalhada por séculos.

Vamos falar sobre isso agora:

  1. Primeiro, você precisa escolher a baga certa. Na maioria das vezes, as variedades doces são tomadas para o vinho, por exemplo, Astrakhan. A preferência deve ser dada a frutos homogéneos, sem sinais de podridão e danos. As melancias para a bebida são selecionadas maduras, suculentas, com polpa brilhante e ossos pretos. Essas frutas contêm a maior parte da matéria seca. Você também pode determinar o grau de maturação técnica de uma melancia por suas características externas: barris amarelos e cauda seca.

    Nas frutas, a água é de 94%, mas o açúcar é de apenas 8%. É por isso que o vinho de melancia, assim como uma bebida lupulada feita de melão, são aguados. Portanto, antes de preparar o vinho, os enólogos experientes evaporam o suco.
  2. Em segundo lugar, os recipientes e ferramentas são preparados com antecedência: eles são cuidadosamente esterilizados e secos com um pano. Enólogos experientes limpam facas e mãos com vodka ou álcool antes do trabalho, pois os micróbios têm um efeito destrutivo no produto acabado.
  3. Em terceiro lugar, ao limpar melancias, é necessário remover partes e sementes claras e sem açúcar. Caso contrário, a bebida de melancia acabará sendo amarga. Esse vinho pode ser considerado estragado.
  4. Em quarto lugar, tendo escolhido a polpa da melancia, é preciso espremer rapidamente o suco para que não enrole.
  5. Em quinto lugar, ao encher os tanques de fermentação, eles não são despejados para cima, mas apenas 75%, para que haja espaço para a fermentação da polpa e do dióxido de carbono.
  6. Em sexto lugar, muitos de nossos leitores estão interessados ​​em usar açúcar para fazer vinho de melancias em casa ou começar uma bebida sem ele. Respondemos que este ingrediente é necessário. Não confie no fato de que, quando comemos melancia, sentimos doçura. Na vinificação, não há açúcar natural suficiente na baga. Cada receita indica a quantidade necessária de açúcar granulado. Como regra, os vinicultores adicionam de 0,4 a 0,5 kg de açúcar para cada litro de nardek (suco de melancia).
  7. Sétimo, passas ou uvas frescas são adicionadas ao vinho de melancia em casa. É essencial para uma fermentação bem-sucedida. É proibido lavar esses ingredientes antes de colocá-los no mosto, pois a superfície contém bactérias especiais, que os vinicultores chamam de fermento selvagem. Você precisará de 100 ou 150 gramas deste suplemento de fermento. Caso a fermentação seja ruim, adicione um pouco de suco de limão.
  8. Oitavo, o vinho de melancia fortificado é mais frequentemente feito em casa, adicionando-se vodka ou outra bebida inebriante. Mas nem todo mundo vai gostar do sabor e do aroma desse vinho.Portanto, vinicultores experientes preferem usar ácido tartárico ou tânico para obter vinho fortificado de melancias.

Receitas caseiras de melancia vinho

Via de regra, o vinho caseiro de melancia é feito no auge da colheita. Deve-se notar que é nessas frutas que estão as substâncias menos nocivas. Melancias compradas em uma loja no inverno não são adequadas para a produção de vinho.

Chamamos a sua atenção para diferentes opções de elaboração de vinhos de melancia em casa. Se você seguir nosso conselho, assistir ao vídeo proposto, então tudo ficará bem para você.

Uma receita simples passo a passo

Para fazer vinho de melancia caseiro de acordo com uma receita simples, você precisará dos seguintes componentes:

  • melancias maduras com polpa de açúcar - 10 kg;
  • açúcar granulado - 4 kg 500 gramas;
  • passas - 200 gramas.
Conselho! As passas escuras são mais adequadas para a produção de vinho.

Recursos de tecnologia

E agora vamos falar sobre como preparar o vinho de melancia em casa passo a passo:

  1. Primeiro, enxágue bem a melancia e seque-a. Corte em pedaços e selecione a polpa vermelha açucarada.

    Moa no liquidificador até ficar homogêneo. O suco resultante precisa ser medido, pois o açúcar será adicionado para cada litro.
  2. Em seguida, adicione passas sujas contendo fermento selvagem e suco de limão na superfície.
  3. No topo do recipiente de fermentação, amarramos uma gaze dobrada em várias fileiras para que os insetos não entrem no futuro vinho das melancias. Colocamos o recipiente no calor para fermentação por dois dias. Não coloque luz solar direta na frigideira. A polpa vai subir, precisa ser “afogada” pelo menos duas vezes ao dia.
  4. Quando a mistura começar a borbulhar, acrescente 150 gramas de açúcar granulado para cada litro de suco de melancia. Misture a massa resultante até que o açúcar esteja completamente dissolvido e despeje em uma garrafa. Colocamos um selo d'água na parte superior ou puxamos uma luva médica, perfurando um dos dedos com uma agulha.
  5. Após três dias, retire a polpa, despeje o líquido em uma nova garrafa. Despeje um pouco do vinho em um pequeno recipiente, dissolva o açúcar (150 g) e despeje a calda na massa total. Colocamos sob um selo d'água ou colocamos uma luva no pescoço. E depois de mais quatro, acrescente o açúcar restante, tudo igual por litro de água. Despeje 75-80% na garrafa para que haja espaço para a fermentação.
  6. Como regra, o vinho futuro fermentará por cerca de um mês. Determine o fim da fermentação com uma luva desinflada. Se um selo d'água foi instalado, as bolhas de gás não serão mais liberadas nele. Um sedimento de levedura aparecerá no fundo da garrafa e o próprio vinho ficará leve.
  7. Agora a bebida precisa ser drenada do sedimento. A melhor maneira de fazer isso é com canudo para não tocar no sedimento, seguido de filtração. Definitivamente, experimentamos vinho jovem. Se achar que não tem doçura suficiente, volte a colocar o açúcar granulado, feche bem e deixe amadurecer por 2 a 2,5 meses. O local onde colocamos a garrafa deve ser escuro, e a temperatura deve estar entre 5 e 10 graus Celsius.
  8. O vinho deverá ser retirado do sedimento e filtrado várias vezes. A bebida de melancia acabada não deve ter nenhuma suspensão no fundo da garrafa.
  9. O vinho de melancia é armazenado em casa por no máximo 12 meses. Embora os enólogos experientes aconselhem usá-lo com dez meses de antecedência.
Atenção! Se você quiser uma bebida de melancia fortificada, antes de colocá-la para amadurecer, adicione 150 ml de vodka ou álcool para cada litro de vinho.

Vinho de melancia estilo estudante

Vinho fortificado pode ser obtido usando a receita mais simples. Para isso, precisamos:

  • fruta madura - 1 peça.
  • vodka ou outra bebida alcoólica forte - 400 ml;
  • agulha e seringa grande.
Conselho! Você precisa escolher uma melancia grande, já que há muitas cavidades nela pelas quais o álcool é bombeado.

Como proceder

A bebida obtida de acordo com esta receita simples tem gosto de vinho fortificado. E agora sobre as regras de fabricação:

  1. Lavamos a melancia para que nenhuma sujeira fique na superfície, enxugamos.
  2. Perfuramos a fruta na região do rabo com uma agulha de tricô fina e bombeamos a bebida alcoólica com uma seringa grande. Introduzida a primeira porção, reserve a melancia para que saia o ar. Prosseguimos até bombear todo o álcool.
    6
    A vodka ou outra bebida deve ser bombeada exatamente no centro da melancia, onde os vazios estão localizados.
  3. O orifício da agulha de tricô deve ser coberto. Você pode usar plasticina ou cera para esses fins.
  4. Nossa "câmara" de fermentação é mantida em local fresco por cerca de um dia. Durante esse tempo, a melancia vai amolecer.
  5. Fazemos uma incisão nele e decantamos o líquido resultante em um recipiente conveniente e, em seguida, filtramos. É isso, o vinho de melancia está pronto.

Se você não gosta de vinhos altamente fortificados, pode usar martini, uma bebida de conhaque para fazer vinho de melancia em casa, não vodca ou álcool. Até champanhe é servido na melancia!

Para o teste, você pode preparar vinho de melancia de várias dosagens. E só então decida que bebida fará da próxima vez.

Um pouco de historia

Vinho de melancia em melancia também é chamado de vinho de estudante. Os jovens, para irem ao albergue, compravam uma melancia e colocavam um litro de vodca nela. Por muito tempo, os vigias não tinham ideia de como as bebidas alcoólicas chegavam aos alunos, porque não traziam vodca nem vinho. Provavelmente, foram os alunos que se tornaram os "autores" da receita mais simples de vinho de melancia em casa.

Como fazer um delicioso licor de melancia, dicas do enólogo:

Vamos resumir

Não se encontra vinho de melancia nas lojas, porque não é feito à escala industrial. Esta é uma produção puramente doméstica. Usando qualquer receita, você pode preparar de forma independente várias garrafas de vinho de sobremesa de várias dosagens.

A única desvantagem da bebida é que ela não difere no esplendor de seu sabor. Mas, apesar disso, não são poucos os fãs da bebida inebriante feita de melancia. Tente cozinhar, talvez você se junte a eles.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção