De maçãs eles preparam bebidas leves de vinho que não são inferiores em qualidade a muitos vinhos comprados. Durante o processo de preparação, é necessário regular o sabor e a intensidade da bebida.
O vinho de maçã estabiliza o açúcar no sangue e a pressão arterial, estimula o estômago, relaxa os músculos e alivia o estresse físico. Para obtê-la, além das maçãs, você precisará de açúcar e recipientes especiais para fermentação e armazenamento da bebida.
Estágio preparatório
O vinho de maçã é feito a partir de qualquer tipo de fruta (verde, vermelha ou amarela). Você pode usar maçãs de amadurecimento no verão ou no inverno.
Não é recomendável lavar as maçãs após a colheita, pois as bactérias se acumulam em suas películas, o que contribui para a fermentação. Para remover a sujeira, as frutas são enxugadas com pano seco ou escova.
Para evitar o aparecimento de gosto amargo no vinho, as sementes e o miolo devem ser removidos das maçãs. Se as frutas forem danificadas, esses lugares também serão cortados.
Receitas simples de vinho de maçã
Vinho de maçã caseiro pode ser preparado de acordo com a receita tradicional. Isso exigirá vários recipientes de vidro nos quais o processo de fermentação ocorrerá. O vinho acabado é engarrafado.
Em casa, tanto a sidra light quanto o vinho fortificado são preparados com maçãs. A bebida fica especialmente saborosa depois de adicionar limão ou canela.
Receita tradicional
Para fazer vinho de maçã da maneira clássica, você precisa dos seguintes ingredientes:
- 20 kg de maçãs;
- de 150 a 400 g de açúcar para cada litro de suco.
O processo de cozimento inclui as seguintes etapas:
Pegando suco
Você pode extrair o suco das maçãs de qualquer maneira adequada. Se você tiver um espremedor, é melhor usá-lo para obter um produto limpo com o mínimo de polpa.
Na ausência de um espremedor de sumos, use um ralador normal. Em seguida, o purê resultante é espremido com gaze ou com uma prensa.
Assentamento de suco
A compota ou suco de maçã é colocado em um recipiente aberto (barril ou panela). O recipiente não é coberto com tampa, basta cobri-lo com gaze para protegê-lo dos insetos. Em 3 dias, o fermento começará a fazer efeito.
O resultado é uma polpa na forma de casca de maçã ou polpa e suco. A polpa concentra-se na superfície do suco.
No terceiro dia, forma-se uma densa camada de polpa, que deve ser removida com uma peneira. Como resultado, o suco e uma película de 3 mm de espessura permanecem no recipiente. Quando a espuma, o suco sibilar e um cheiro de álcool aparecerem, passe para a próxima etapa.
Adição de açúcar
A quantidade de açúcar depende da doçura original das maçãs. Se frutas doces são usadas, o açúcar é adicionado em pequenas quantidades. Se sua concentração ultrapassar 20%, a fermentação para. Portanto, este componente é introduzido o mais cuidadosamente possível.
O açúcar é adicionado em várias etapas:
- imediatamente após a remoção do purê (cerca de 100 g por litro);
- após os próximos 5 dias (de 50 a 100 g);
- após mais 5 dias (de 30 a 80 g).
Na primeira adição, o açúcar é adicionado diretamente ao suco de maçã. No futuro, você precisará drenar um pouco do mosto e despejar a quantidade necessária de açúcar nele.Em seguida, a mistura resultante é adicionada ao volume total.
Processo de fermentação
Nesta fase, é necessário excluir o contato do suco de maçã com o ar. Caso contrário, formar-se-á vinagre. Por isso, para fazer vinho, eles escolhem recipientes lacrados: garrafas de vidro ou plástico.
Durante a fermentação, o dióxido de carbono é liberado. Para removê-lo, um selo d'água é instalado. Você pode comprá-lo na loja ou fazer você mesmo.
No caso de autoprodução, é feito um furo na tampa de um recipiente com vinho, uma mangueira de pequeno diâmetro é passada por ele. Uma extremidade do tubo é posicionada o mais alto possível em um frasco de wort de maçã, enquanto a outra é mergulhada 3 cm em um copo de água.
A fermentação do suco de maçã ocorre a uma temperatura de 18 a 25 ° C. A melhor temperatura é 20 ° C. Todo o processo leva cerca de 30-60 dias. O seu acabamento é evidenciado pela ausência de bolhas no recipiente com água, luva desinflada, presença de sedimento no fundo.
Maturação de vinho
O vinho de maçã resultante está pronto para beber. Se houver gosto e cheiro acentuados, é preciso dar tempo para que amadureçam. Para realizá-lo, você precisará de um recipiente de vidro seco. Primeiro, deve ser lavado com água fervida quente e bem seco.
O vinho de maçã é derramado usando um tubo em um recipiente preparado. Primeiro, as camadas superiores são movidas e, em seguida, elas vão para as inferiores. O sedimento não deve entrar em um novo recipiente.
O vinho de maçã resultante é armazenado em local fresco a uma temperatura de 6 a 16 ° C. Levará de 2 a 4 meses para amadurecer totalmente. Quando o sedimento aparece, o vinho deve ser drenado. A princípio, esse procedimento é realizado a cada 2 semanas.
O vinho de maçã tem um teor de 10-12%. É armazenado por 3 anos em uma sala escura em uma temperatura baixa.
Cidra caseira
Cidra é um vinho leve de maçã para barrar da França. A cidra clássica é feita sem adição de açúcar e é totalmente natural. Maçãs azedas (3 kg) e maçãs doces (6 kg) são selecionadas para cidra.
Se o vinho ficar muito azedo (reduzir as maçãs do rosto), então a adição de água é permitida. Seu conteúdo não deve ultrapassar 100 ml para cada litro de suco.
Como fazer vinho de maçã caseiro de forma simples, você pode aprender com a seguinte receita:
- O suco de maçã é espremido e deixado por um dia em um local escuro onde a temperatura ambiente é mantida.
- O suco é retirado do sedimento e colocado em um recipiente onde ocorrerá a fermentação. Um selo d'água é colocado no vaso.
- Por 3 a 5 semanas, o suco de maçã é mantido em local escuro, onde a temperatura é mantida na faixa de 20 a 27 ° C.
- Quando a fermentação para, a cidra de maçã é colocada em um novo recipiente, deixando um sedimento no fundo.
- O recipiente é hermeticamente fechado com tampa e mantido por 3-4 meses a uma temperatura de 6 a 12 ° C.
- O vinho de maçã resultante é filtrado e engarrafado para armazenamento permanente.
O resultado é um vinho com teor alcoólico de 6 a 10%, dependendo do teor de açúcar nas maçãs. Quando armazenado em local fresco, a vida útil do vinho é de até 3 anos.
Cidra carbonatada
Vinho de maçã pode ser gaseificado. Então, o processo de sua preparação muda:
- Primeiro, obtém-se o suco de maçã, que tem tempo para se estabelecer.
- Em seguida, o processo de fermentação no mosto da maçã é ativado, como no caso da fabricação de um vinho comum.
- Após a conclusão da fermentação, o vinho resultante é retirado do sedimento.
- Várias garrafas de vidro ou plástico precisam ser bem enxaguadas e secas. O açúcar é colocado em um de cada recipiente a uma taxa de 10 g por litro. Devido ao açúcar, ocorre a fermentação e a liberação de dióxido de carbono.
- Os recipientes são enchidos com vinho jovem, deixando cerca de 5 cm de espaço livre na borda. Em seguida, as garrafas são fechadas hermeticamente com tampas.
- Durante as 2 semanas seguintes, o vinho é armazenado no escuro à temperatura ambiente. Com o aumento do acúmulo de gás, seu excesso deve ser liberado.
- A cidra carbonatada é armazenada no porão ou na geladeira. Imediatamente antes do uso, é mantido no frio por 3 dias.
Cidra de limão
A cidra de maçã light pode ser feita com a seguinte receita simples:
- As maçãs ácidas são limpas de vagens de sementes, lugares estragados devem ser cortados. Os frutos são cortados em vários pedaços. No total, você precisa de 8 kg de maçãs.
- Limões (2 unid.) Você precisa descascar, pegar as raspas e triturar com o açúcar.
- As rodelas de maçã, as raspas e o açúcar (2 kg) são colocadas em recipientes com gargalo largo e cheios de água (10 l). Cubra o recipiente com um pano limpo.
- Os recipientes são deixados por uma semana em uma sala com temperatura de 20-24 ° C.
- Após determinado tempo, o líquido é drenado e filtrado em gaze dobrada em várias camadas. O vinho deve assumir uma tonalidade clara.
- A bebida de maçã acabada é engarrafada e tampada.
Vinho de maçã seco
Se apenas maçãs secas estiverem disponíveis, um delicioso vinho pode ser preparado com base nelas.
- Maçãs secas (1 kg) são colocadas em uma tigela de esmalte e regadas com água morna durante a noite.
- De manhã, a água deve ser escoada e a massa restante deve ser ligeiramente seca. Em seguida, é triturado no liquidificador.
- Despeje 1,5 kg de açúcar na purê de maçã e despeje água fervente sobre ela.
- Deita-se mais 1,5 kg de açúcar com água morna e adiciona-se 20 g de fermento. Os ingredientes devem se dissolver completamente, após o que são adicionados aos recipientes com o mosto de maçã.
- Quando a massa esfriar, você precisa filtrar os líquidos e encher as garrafas com eles. Um selo d'água ou uma luva são colocados no recipiente.
- Quando a fermentação do mosto de maçã termina (após cerca de 2 semanas), o vinho jovem é drenado e filtrado.
- A bebida preparada é despejada em garrafas, fechadas com rolhas e colocadas na geladeira por várias horas.
- O vinho de maçã é enviado para armazenamento permanente.
Vinho fortificado
Receber Mount Wine de maçãs, você pode adicionar álcool ou vodka. Então a bebida adquire um sabor ácido, mas o prazo de uso aumenta.
O vinho de maçã fortificado é feito usando a seguinte tecnologia:
- As maçãs (10 kg) são limpas com um pano para remover a sujeira. Em seguida, eles precisam ser cortados, descaroçados e picados no liquidificador.
- 2,5 kg de açúcar e 0,1 kg de passas escuras são adicionados à massa resultante.
- A mistura é colocada em um recipiente, que é coberto com uma luva. O vinho fermenta em local quente durante 3 semanas.
- Quando um sedimento aparece, o vinho de maçã jovem é colocado em um recipiente preparado. Um copo de açúcar é adicionado à bebida.
- O recipiente é novamente fechado com selo d'água e deixado por 2 semanas.
- Após um determinado período de tempo, o vinho é novamente drenado do sedimento. Nesta fase, vodka (0,2 l) é adicionada.
- O vinho é mexido e guardado durante 3 semanas em ambiente fresco.
- O vinho acabado é armazenado em uma geladeira ou adega.
Vinho apimentado
Um delicioso vinho é feito a partir da combinação de maçãs com canela. Pode ser preparado de acordo com a seguinte receita:
- As maçãs (4 kg) são removidas e cortadas em pedaços. Os frutos são colocados em um grande recipiente, 4 litros de água e 40 g de canela seca são adicionados.
- O recipiente é colocado no fogo e fervido até que as maçãs estejam macias.
- Após o resfriamento, a mistura é passada por uma peneira e colocada em um recipiente de esmalte, que é coberto com um pano. A polpa é armazenada a 20 ° C. A massa é mexida a cada 12 horas.
- A polpa é retirada após 3 dias, basta deixar uma camada fina. Açúcar (não mais que 1 kg) é adicionado ao suco de maçã e colocado em um tanque de fermentação e um selo d'água é colocado.
- Por uma semana, o recipiente é mantido em local escuro, sendo girado diariamente para misturar o conteúdo.
- No 8º dia, o sifão é retirado e o recipiente fechado com uma tampa de plástico comum.O vinho é guardado por mais uma semana, virando-se periodicamente o recipiente.
- O vinho resultante é drenado das borras e colocado em garrafas.
Conclusão
O vinho de maçã é feito de frutas frescas e secas. Para obter uma bebida, será necessário criar as condições necessárias para a fermentação e maturação do vinho. No processo de cozimento, você pode adicionar passas, raspas de limão e canela ao suco de maçã.