Vinho de cereja vermelha caseiro: uma receita

A cereja de pássaro é uma baga peculiar. Delicioso, mas você não pode comer muito. Mas fazer vinho caseiro de cereja de pássaro é muito útil. E o valor nutritivo dos frutos silvestres será preservado, e uma bebida azeda agradável é sempre útil. Os vinhos caseiros diferem dos adquiridos na rede de lojas pela simplicidade de preparo, orçamento e boa energia. Com suas próprias mãos, você pode fazer uma bebida aromática maravilhosa que vai agradar os familiares e convidados. O sabor adstringente dos frutos silvestres frescos, de que muitos não gostam, confere ao vinho uma originalidade. A cereja de pássaro contém pectina, que é útil para pessoas mais velhas. Portanto, você deve prestar atenção às belas frutas. A cereja de pássaro é freqüentemente deixada de fora.

As donas de casa preferem vinhos feitos de uvas, groselhas, ameixas e podem nem se lembrar da cereja de pássaro. Mas se você experimentar este produto incrível pelo menos uma vez, o vinho cereja de pássaro ocupará seu lugar de direito na lista de vazios.

Considere uma maneira simples de fazer vinho de cereja de pássaro preta ou vermelha em casa.

Bebida forte de cereja de pássaro - estágio preparatório

Para cozinhar, precisamos de:

  • bagos de cereja de pássaro no valor de 5 kg;
  • água limpa em um volume de 5 litros;
  • açúcar granulado - 1,5 kg (idealmente, você pode levar 250 g por 1 kg de bagas);
  • passas pretas - 70 g.

Primeiro, vamos preparar um recipiente de vidro. Você pode levar um volume de 10 ou 15 litros. Depende da quantidade de bagas e da necessidade. Lave o frasco, seque-o, cubra com uma tampa ou pano limpo.

Vamos começar a preparar as bagas. A primeira coisa que precisa ser feita é separar os frutos da cereja de pássaro. Para tornar o vinho saboroso e aromático, precisamos de frutos silvestres maduros, mas não maduros demais. Muito mole, é melhor adiar. No momento da antepara, removemos frutos estragados, folhas, galhos, quaisquer detritos.

Importante! Não é necessário lavar os bagos de cereja de passarinho, basta secar os frutos com uma toalha.

A água remove o fermento natural da superfície da fruta, então a fermentação será fraca e a bebida pode não funcionar.

Despeje os frutos limpos e separados da cereja de pássaro em uma bacia conveniente e amasse. Quando todas as bagas ainda estiverem inteiras, você pode pegar um pilão e continuar com as mãos. Certifique-se de colocar luvas para que suas mãos não fiquem da cor de uma cereja de pássaro. Nós amassamos bem.

Importante! É necessário esmagar todos os bagos sem perder nenhum.

Preparamos vinho a partir de acerola preta ou vermelha em calda de açúcar. Portanto, terá que ser preparado. As donas de casa sabem fazer xarope de geléia. A tecnologia no processo do vinho permanece a mesma:

  1. Despeje o açúcar conforme a receita em uma tigela de esmalte e encha com água.
  2. Misture bem para que a calda não queime no futuro.
  3. Ferva a água doce por 3-5 minutos, lembrando-se de retirar a espuma.
  4. Retiramos do fogo e deixamos de lado para resfriar a 20 ° C.

Cozinhar o mosto. É melhor prepará-lo em uma tigela separada e, em seguida, colocar o vinho em um recipiente previamente preparado.

Recheie os bagos com a calda, acrescente as passas lavadas e cubra o recipiente com uma gaze dobrada em três camadas. Certifique-se de fixar as bordas, você pode usar um elástico. Retiramos a panela em uma sala quente e escura. O tempo de exposição é de três dias ou mais. Durante este tempo, não se esqueça de mexer o conteúdo diariamente para remover o excesso de ácido. Assim que a fermentação começa, o mosto está pronto. O início da fermentação é fácil de determinar pela aparência:

  • espuma na superfície;
  • bolhas no conteúdo da panela;
  • o cheiro característico de purê;
  • wort sibilo e fervura.

Agora pegamos o recipiente preparado e despejamos nele o vinho resultante, que deve ficar parado e repetir.

O estágio principal da produção de vinho

Para uma fermentação adequada, é necessário fazer um selo d'água na garrafa.Normalmente em casa, é um tubo que ajuda os gases a saírem do recipiente. Uma extremidade do tubo é colocada em uma garrafa, a outra em um recipiente com água.

É necessário isolar cuidadosamente o tubo em ambas as extremidades. As bolhas que aparecem indicam que o processo de fermentação ainda está em andamento.

Colocamos o recipiente em uma sala com temperatura de 17 ° C-24 ° C sem luz solar direta sobre o líquido.

A infusão do vinho de cereja de pássaro levará de 3 a 6 semanas. A prontidão é determinada pela clarificação do mosto, pela ausência de bolhas e pelo aparecimento de sedimentos. Agora, a bebida de cereja de pássaro precisa de mais processamento.

Colocamos o vinho em uma garrafa grande com muito cuidado. É importante para nós não agitar o sedimento.

Passamos para a fase final.

Etapas finais

Precisamos provar o açúcar do vinho. Se você quiser uma bebida mais doce, adicione açúcar. Fazemos assim:

  1. Colocamos 0,5 ou 1 litro de vinho em um recipiente separado.
  2. Adicione a quantidade certa de açúcar.
  3. Misture bem.
  4. Despeje em uma garrafa.

Agora mandamos o vinho cereja de passarinho para um local mais fresco com uma temperatura não superior a 11 ° C e guardamos por 2 a 6 meses. É melhor aguentar o período máximo, então a bebida ficará mais saborosa.

Colocamos o vinho acabado em pequenas garrafas e fechamos a rolha. Podemos armazená-lo no porão ou na geladeira. O prazo de validade é de 2-3 anos, a concentração da bebida é de 12%.

Se quiser que o vinho tinto de cereja de passarinho seja mais ácido, acrescente as folhas da planta na proporção de 300 g por 5 kg de frutos maduros.

Existe outra receita fácil e simples para fazer vinho tinto de cereja de pássaro.

A opção não prevê a preparação de mosto. Bagas picadas são colocadas em uma garrafa e polvilhadas em camadas com uma fina camada de açúcar. A marcação é realizada em ¾ do volume do recipiente, em seguida, a mistura é derramada com água. No gargalo é colocado um selo d'água e o vinho é envelhecido pelo período prescrito até o final da fermentação. Terminada a fermentação, a bebida é engarrafada e enviada para a cave.

Se você tentar fazer vinho de cereja de pássaro em casa, o resultado o forçará a mudar sua atitude em relação a este arbusto. A bebida torna o sabor da fruta muito mais suave. Faça um bom vinho com vários graus de doçura e força. Você vai apreciar esta bebida maravilhosa com um sabor e aroma incomuns.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção