Contente
Guarde o kombuchá adequadamente se precisar de uma pausa. Afinal, uma substância gelatinosa de aparência estranha está viva, é uma simbiose de dois microrganismos - bactéria do ácido acético e levedura. Quando adicionado à solução nutritiva do chá fraco e do açúcar, ele converte o líquido em um refrigerante chamado kombuchá.
Esta saborosa infusão com muitas propriedades medicinais é especialmente agradável no verão. No inverno, a maioria das pessoas prefere bebidas quentes. Além disso, você não pode usar o kombuchá constantemente - eles fazem uma pausa a cada 2-3 meses. E as pessoas tendem a sair de férias e como convidados. Pode haver muitos motivos para a suspensão da produção do kombuchá, e a questão de armazenar o kombuchá por muito tempo torna-se urgente.
Como guardar o kombuchá em casa
Normalmente, a infusão é preparada em um frasco de três litros, despejando 2 litros de solução nutritiva. A mesma quantidade de bebida é obtida na saída. Como o processo é contínuo, a cada 5 a 10 dias, 2 litros de kombuchá aparecem na casa.
Para algumas famílias, essa quantidade não é suficiente, e eles insistem em vários recipientes de kombuchá de uma vez.
Algumas pessoas especificamente não bebem a infusão de água-viva imediatamente. Eles engarrafam a bebida, selam e deixam “amadurecer” em um lugar escuro e fresco, como o vinho. A bactéria do fermento continua a funcionar e o nível de álcool aumenta no kombuchá.
Aqui é importante garantir que o kombuchá não fermenta, senão vai virar vinagre. E é bom pensar em uma forma de selar os recipientes, já que o dióxido de carbono produzido é capaz de arrancar uma tampa mal encaixada. Normalmente, com infusão adicional à temperatura ambiente, é limitado a 5 dias.
Não deixe o kombuchá em uma jarra com o kombuchá, pois o ácido produzido pode causar danos ao corpo do medusomiceto (nome científico do simbionte). É difícil determinar o momento em que uma solução de um nutriente se transforma em perigosa para uma colônia de microrganismos. Portanto, a infusão é filtrada e colocada em frascos.
Como armazenar kombuchá pronto
O kombuchá pronto não dura muito à temperatura ambiente. Mesmo se você ferver. Mas você pode colocar o kombuchá na geladeira. Ao mesmo tempo, todos os processos da bebida são muito mais lentos, mas não param de forma alguma. As propriedades benéficas permanecem as mesmas, mas o conteúdo de ácido e álcool aumenta ligeiramente.
É possível guardar kombuchá pronto no freezer
Se houver uma água-viva em casa, não faz sentido guardar a bebida pronta no freezer. Mas se você realmente precisar, você pode.
Como as bactérias do fermento e do vinagre tornam o meio ambiente agressivo para muitos materiais, é melhor armazenar a kombuchá no congelador em vidro.Para isso, a bebida é despejada em um recipiente, por exemplo, um jarro de litro, sem encher até a borda (o líquido se expande ao congelar), colocado aberto em uma bandeja. O cuidado usual ajudará a não derramar a infusão.
Quanta bebida kombuchá é armazenada
A infusão de kombuchá pode ser armazenada em casa em temperatura ambiente por 5 dias. Em uma sala fria, a 18 ° C e abaixo, o período aumenta ligeiramente. Mas existe o perigo de a bebida se transformar em vinagre. Portanto, é melhor não deixá-lo no quarto ou na cozinha por mais de uma semana.
Se uma garrafa de kombuchá estiver hermeticamente fechada, ela durará de 3 a 5 meses na geladeira. Estamos falando de um recipiente impermeável - uma tampa de náilon, mesmo que muito bem presa ao gargalo, não é adequada. Ele vai explodir e a geladeira terá que ser rápida e bem lavada - para juntas de borracha e peças de plástico, a infusão é perigosa.
Kombuchá O kombuchá pode ser armazenado por até um mês sem lacre hermético. Antes de colocá-lo na geladeira, o pescoço é amarrado com várias camadas de gaze limpa.
Como armazenar o kombuchá quando não o estiver usando
O corpo da água-viva pode ser armazenado de várias maneiras. Tudo depende de quanto ele deve estar inativo.
Como guardar o kombuchá na geladeira
Durante as férias, você pode armazenar o kombuchá diretamente na solução nutritiva, colocando o pote na geladeira. A ação dos microrganismos diminuirá, e o medusomiceto permanecerá ali em segurança por 20 a 30 dias.
Ao retornar, deve ser retirado da geladeira, deixando-o aquecer até a temperatura ambiente de forma natural. Em seguida, o medusomiceto é lavado, preenchido com uma nova solução nutritiva e colocado em seu local habitual.
Como preservar o kombuchá durante uma longa ausência
Se os proprietários estiverem saindo por muito tempo, o método acima não funcionará. O kombuchá pode ser mantido na geladeira imerso na solução por no máximo um mês, depois ele e o pote são lavados e, se necessário, colocados de volta.
Em qualquer caso, a intervenção humana é indispensável. Deixar o recipiente com água-viva em temperatura ambiente sem vigilância por muito tempo está fora de questão. Os proprietários que retornam, provavelmente, verão algo seco no fundo da lata, coberto de esporos fofos que, se manuseados sem cuidado, se espalham em todas as direções.
O Kombuchá pode ser armazenado por um longo tempo sem intervenção:
- no freezer;
- secar o corpo da água-viva.
Como manter o kombuchá até o próximo verão
As medusas jovens e maduras, constituídas por vários pratos, funcionam de formas diferentes. Esta propriedade deve ser usada se o armazenamento de longo prazo for necessário. Recomenda-se retirar uma ou duas das placas superiores, misturar uma pequena quantidade da solução nutritiva normal até que flutuem na superfície. E só então se prepare para o armazenamento.
Como armazenar adequadamente o kombuchá na solução
Em uma solução de fermentação fraca, você pode salvar o Kombuchá no inverno colocando o frasco em um local fresco e escuro. Em seguida, a infusão deve ser drenada uma vez a cada 2 semanas, enxaguada com a água-viva e o recipiente.
É possível guardar o kombucha na geladeira sem procedimentos de higiene e trocando a solução pelo dobro do tempo - até um mês.
Como secar kombuchá
Existe uma maneira pela qual o simbionte não precisa ser cuidado de forma alguma. Pode ser seco.Para isso, o medusomiceto é lavado, mergulhado em um guardanapo de algodão limpo (o de costume gruda na superfície úmida, e o de linho é muito áspero). Em seguida, coloque-o em um prato limpo.
Ele, por sua vez, é colocado em uma panela ou tigela funda, coberta com gaze. Isso é feito para proteger a superfície do simbionte de detritos e mosquitos, sem bloquear o acesso de oxigênio. Pratos com bordas altas permitirão que você não coloque gaze diretamente no corpo da água-viva.
É necessário garantir que o cogumelo seque uniformemente e não fique bolorento. Para fazer isso, de vez em quando, vire-o para o outro lado e limpe a umidade restante do prato.
O medusomiceto se transformará em uma placa fina e seca. Ele é cuidadosamente guardado em um saco e guardado na gaveta de vegetais da geladeira ou do armário da cozinha. Armazene por um ano ou mais.
Se necessário, a água-viva é colocada em um pequeno volume de solução nutritiva, colocado em seu lugar habitual. O primeiro kombuchá pronto é drenado, mesmo que tenha um gosto bom para alguém. A segunda parte pode ser usada para o fim a que se destina.
É possível congelar kombuchá
O corpo congelado da água-viva pode ser armazenado de 3 a 5 meses. O Kombuchá é retirado da solução nutritiva, lavado e o excesso de umidade é retirado com um pano macio e limpo. Coloque em um saco e guarde na seção de temperatura mais baixa do freezer.
Em seguida, ele pode ser movido para outra bandeja. É necessário congelar o kombuchá rapidamente, pois pequenos cristais de gelo se formam no interior e na superfície, que não violam sua estrutura. O lento promove a formação de grandes pedaços que podem danificar o corpo do medusomiceto.
Quando chega a hora, o bolo congelado é colocado em um pequeno volume de solução nutritiva à temperatura ambiente. Lá, o kombuchá irá descongelar e começar a funcionar. O primeiro lote de kombuchá é derramado. O segundo está pronto para uso.
Como não armazenar kombuchá
Para que o medusomiceto sobreviva durante o armazenamento e, subsequentemente, comece a trabalhar rapidamente, não serão necessários esforços especiais. Mas os proprietários cometem os mesmos erros. Os mais comuns quando armazenados em solução são:
- Deixe o kombuchá em seu lugar de costume, simplesmente esquecendo-se dele.
- Faça uma solução muito concentrada para armazenamento em uma jarra.
- Não enxágue periodicamente.
- Bloqueie o acesso aéreo.
- Kombuchá acabado não é bem rolhado Os processos de fermentação continuarão mesmo na geladeira, apenas lentamente. Mais cedo ou mais tarde, a tampa vai se rasgar e a bebida vai derramar.
Ao secar e congelar, você não deve:
- Envie o kombuchá para armazenamento sem enxaguar primeiro.
- Esfrie a água-viva gradualmente. É assim que se formam grandes pedaços de gelo que podem danificar o corpo do simbionte.
- Esquecer de virar o cogumelo ao secar.
Conclusão
Guarde o kombuchá se precisar de uma pausa, talvez de várias maneiras. Eles são leves e eficazes, você só precisa escolher o certo e fazer da maneira certa. Então o medusomiceto não sofrerá e, quando os donos quiserem, ele se recuperará rapidamente e começará a trabalhar.