Contente
Com a pancreatite, você pode beber kombucha - a bebida pode melhorar a digestão e prevenir outro processo inflamatório. Porém, ao usar o medusomiceto medicinal, é preciso ter cuidado, pois na pancreatite nem sempre você pode tomá-lo.
Pode kombucha com pancreatite
Uma doença grave do sistema digestivo chamada pancreatite é caracterizada por inflamação recorrente do pâncreas. Durante o período de remissão, a pancreatite não causa desconforto grave, porém, com uma exacerbação, acarreta grande sofrimento ao paciente. A inflamação do pâncreas é acompanhada de dores intensas, não havendo praticamente nada para comer durante o período de exacerbação, nos primeiros dias, com dores intensas, é necessário abandonar completamente os alimentos.
No período agudo de pancreatite, é estritamente proibido o tratamento com kombuchá, ou kombuchá, a bebida só pode piorar o quadro. No entanto, beber a infusão de água-viva é permitido depois que a dor diminui e durante a remissão, suas propriedades curativas serão benéficas e protegerão profilaticamente o pâncreas de novas inflamações.
Por que o kombucha é útil para pancreatite
Medusomiceto tem uma composição química rica, a bebida contém vitaminas e minerais, ácidos orgânicos e enzimas, compostos antibióticos naturais. Com o uso adequado, a infusão medicinal é capaz de:
- melhorar o sistema metabólico e acelerar os processos de regeneração do corpo;
- restaurar a microflora do estômago e intestinos;
- eliminar bactérias patogênicas no trato digestivo;
- reduzir a probabilidade de formação de cálculo na vesícula biliar;
- restaurar o equilíbrio de vitaminas e sais minerais nos tecidos.
O Kombuchá também atua como um diurético leve e ajuda o corpo a se livrar do excesso de substâncias.
Se você beber uma bebida para a pancreatite após o período agudo da doença, o Kombuchá para o pâncreas será capaz de:
- remova os restos de inflamação e elimine os processos putrefativos do pâncreas;
- aumentar a produção de enzimas necessárias para a digestão e, assim, contribuir para a limpeza de canais e dutos;
- melhoram a motilidade intestinal e aceleram a absorção dos alimentos - as toxinas saem rapidamente do corpo, o que terá um efeito positivo no funcionamento do pâncreas;
- restaurar a microflora saudável do trato digestivo, eliminando bactérias prejudiciais.
Como beber kombucha para pancreatite
A principal coisa que os pacientes precisam lembrar com a pancreatite crônica é que os medusomicetos só podem ser usados para tratamento depois que a fase aguda da doença foi deixada para trás. Existem outras regras estritas para o uso de kombuchá para pancreatite:
- Beber um agente de cura só pode ser diluído e em baixa concentração.
- Como meio nutritivo para o cultivo de medusas, você precisa usar um chá fraco com açúcar em uma quantidade mínima.
- No início do tratamento, você precisa beber uma infusão de medicamento apenas 50 ml, três vezes ao dia. Se a bebida não causar uma reação negativa, a dosagem pode ser aumentada para 100-150 ml.
- Você precisa beber a infusão com o estômago vazio, cerca de 15 minutos antes de comer.
A infusão de cura será especialmente benéfica para pancreatite em combinação com decocções de ervas e frutas silvestres. Você pode insistir em preparações à base de ervas para as águas-vivas ou diluir com elas o chá kvass já feito. No total, o tratamento com kombuchá para pancreatite não é continuado por mais de 3 meses consecutivos, caso contrário, os benefícios do cogumelo podem se transformar em danos ao corpo.
Receitas de Kombuchá para pancreatite à base de ervas
Beber kombucha após uma exacerbação da pancreatite é recomendado em combinação com chás de ervas. Ervas medicinais e frutas com vitaminas aumentam as propriedades curativas do kombuchá e ajudam a normalizar o pâncreas mais rapidamente.
Receita número 1 com erva de São João e camomila
O Kombuchá, preparado junto com uma decocção de camomila, erva de São João e outras ervas, tem um bom efeito antiinflamatório e regenerador. A receita para fazer uma bebida curativa é a seguinte:
- 1 colher grande de erva de São João seca é misturada com a mesma quantidade de trevo doce medicinal e mirtilos;
- adicione 2 colheres de sopa de flores de camomila, relógio de três folhas, banana, raiz de gravilato e estigmas de milho à coleção;
- a coleção é complementada com 3 colheres de sopa de sementes de aveia e roseira brava.
Em seguida, despeje a coleção resultante na quantidade de 3 colheres grandes na panela, despeje 500 ml de água quente e coloque em banho-maria por 5 minutos. O caldo acabado é infundido por 2 horas sob a tampa. Quando estiver completamente resfriado, precisará ser filtrado em um pano de algodão e combinado com 1 copo de infusão de kombuchá.
Receita número 2 com banana e calêndula
Outra receita sugere combinar uma infusão de kombuchá caseiro com banana, calêndula ou outras frutas e ervas medicinais. Uma bebida medicinal é feita da seguinte forma:
- misture 1 colher grande de banana seca, calêndula e montanhista de cobra;
- adicione 2 colheres grandes de grama de trigo à mistura e a mesma quantidade de grama seca do pântano;
- adicione mais 3 colheres de raiz de bardana e a mesma quantidade de bagas de mirtilo à coleção medicinal;
- adicione 4 colheres de sopa de morangos e roseiras.
A mistura resultante na quantidade de 2 colheres grandes é vertida em 250 ml de água recém fervida e mantida sob a tampa por uma hora. Em seguida, a infusão é filtrada através de gaze dobrada e misturada com 1 xícara de kombuchá.
Para tomar o medicamento para pancreatite, você precisa de 60 ml com o estômago vazio em uma forma quente, três vezes ao dia. No total, a terapia é continuada por 2 semanas.
Em que casos vale a pena se recusar a beber
Na pancreatite, o chá kvass à base de cogumelo caseiro é benéfico, mas nem sempre é possível tomá-lo. Durante o período de dor aguda, a infusão do medusomiceto deve ser abandonada. A pancreatite na fase aguda é tratada com fome, só depois que a dor passa é que passam a usar remédios e bebidas medicinais caseiras.
É impossível beber kombucha na pancreatite crônica com dor intensa durante uma exacerbação por vários motivos:
- A bebida contém uma certa quantidade de açúcar. Na inflamação aguda do pâncreas, a infusão adoçada apenas piorará a condição e afetará negativamente a estrutura celular do pâncreas.
- A infusão de kombuchá contém componentes contendo álcool. Sua concentração é extremamente baixa e, em circunstâncias normais, a bebida não representa uma ameaça para o corpo - não há mais compostos alcoólicos nela do que no kefir. No entanto, na fase aguda da pancreatite, mesmo um baixo teor de álcool provoca uma deterioração da condição e leva ao aumento da dor.
- A infusão de kombuchá é obtida a partir da fermentação, inicia processos semelhantes no intestino. No estado saudável, isso não prejudica o corpo, porém, com a exacerbação da pancreatite, pode levar ao inchaço, flatulência e espasmos, que só pioram o bem-estar do paciente.
- A composição do medusomiceto contém muitos ácidos orgânicos, que têm um efeito estimulante na digestão. A taxa e o volume de produção de enzimas digestivas aumentam ao mesmo tempo, enquanto com uma exacerbação da pancreatite, a principal tarefa é dar paz ao pâncreas e reduzir a síntese de enzimas.
Assim, beber a infusão medicamentosa de medusomiceto com pancreatite é estritamente proibido se o paciente ainda apresentar dores, peso na região epigástrica, náuseas e vômitos. É necessário esperar até que todos esses sintomas desapareçam sob a influência da fome e dos medicamentos, só então o kombuchá e o pâncreas podem interagir sem dor e outros sintomas negativos.
Conclusão
Com a pancreatite, você pode beber kombuchá - as propriedades curativas do medusomiceto podem melhorar o funcionamento do pâncreas e prevenir a exacerbação da doença. Mas se a inflamação for acompanhada de dor aguda e náusea, o uso de medusomiceto deve ser adiado e primeiro aguardar até que a doença entre em remissão.