Kombuchá: cuidado, instruções e regras de manutenção

Cuidar do kombuchá não é tão difícil. Basta seguir algumas regras simples, para garantir a esterilidade, e o kombucha vai agradecer com uma bebida gostosa e saudável.

Quanto tempo vive um kombuchá

Os curandeiros chineses chamam a bebida feita com a ingestão de cogumelos do chá de elixir da saúde. Realmente ajuda a se livrar de muitas doenças, contribui para o fortalecimento geral do corpo. Externamente, a água-viva não parece muito bonita. O corpo lembra uma água-viva escorregadia em bege, rosa ou marrom claro.

Espalhar água-viva assemelha-se a panquecas gelatinosas

O Kombuchá vive de nutrientes (açúcar, chá). Se você prestar cuidados constantes, seguir todas as regras, se alimentar, a água-viva do chá crescerá e produzirá uma bebida gaseificada indefinidamente. Em condições industriais, a água-viva pode crescer até 100 kg. Em casa, o cogumelo mora no banco. Com o crescimento se divide. Eles dividem os bolos com os amigos ou aumentam a quantidade da bebida.

Se a água-viva do chá tiver crescido em toda a jarra, ela desaparecerá sem dividi-la

É o cuidado adequado que determina a vida útil de uma água-viva do chá. Você não pode ser ganancioso, agindo com base no princípio - quanto maior o cogumelo, melhor será a bebida do chá. Se a água-viva encher todo o frasco, ela desaparecerá. O não cumprimento da esterilidade, temperatura, local de armazenamento, alimentação também levará à redução da vida útil do kombuchá.

Importante! Se necessário, a água-viva do chá é pausada. Alguns kombuchevodov mantêm o cogumelo na adega por meses e, depois de adicionar um molho nutritivo, ele retoma sua atividade vital.

Regras básicas para cuidar do kombuchá em casa

Tendo decidido começar a cultivar kombuchá, você precisa se lembrar das regras básicas de cuidado:

  1. O kombuchá que vive em um jarro não deve ser fechado hermeticamente com uma tampa. Em vez disso, use um pano respirável, guardanapo ou várias camadas de gaze. A capa de tecido fornecerá oxigênio, mas bloqueará as moscas e outros insetos.
  2. Para que um cogumelo do chá possa viver e funcionar por muito tempo, você precisa cuidar dele corretamente. Kombuchá é colocado apenas na infusão final com açúcar dissolvido. É feito de água fervida. Água bruta não deve ser adicionada devido ao alto teor de sal.
  3. É inaceitável colocar açúcar não dissolvido na jarra, despeje as folhas de chá. Partículas sólidas aderem ao corpo da água-viva, deixando queimaduras.
  4. Durante a preparação das folhas de chá, não deve ser muito forte. Uma alta concentração de medusomicetos inibirá o crescimento.
  5. Não coloque o kombucha em líquido quente. Chás aromatizados com frutas e outros aditivos não são adequados para temperar. É ideal usar chá puro de folhas grandes que não tenha expirado.
  6. Uma das regras importantes para cuidar do kombuchá é a observância da frequência de lavagem. A água-viva é colocada sob água corrente. No verão, o procedimento é feito com mais frequência, no inverno - com menos frequência.
  7. Se o corpo da água-viva mudou de cor, manchas marrons ou danos mecânicos apareceram, esta área é removida. O Kombuchá é lavado, colocado em uma nova solução para reanimação.

É importante lembrar que no verão, quando a temperatura do ar está alta, beber kombuchá funciona mais rápido do que no inverno. Você terá que prestar atenção a ele com mais frequência, para prestar o atendimento adequado.

Cuidar de uma água-viva do chá requer esterilidade e precisão.

Conselho! Se o chá drenado for deixado em uma jarra em temperatura ambiente, após cerca de 2 semanas uma camada transparente de cogumelos aparecerá na superfície do líquido. Com o tempo, uma nova água-viva nascerá desse filme.

No vídeo, kombucha care, as propriedades benéficas da bebida:

Como manter o kombuchá em casa

Depois de dominar as regras básicas de cuidado, você deve aprender claramente outras recomendações igualmente importantes sobre o conteúdo do cogumelo para beber chá:

  1. No processo de atividade vital, a água-viva produz ácido. O Kombuchá não pode ser guardado em recipientes de alumínio. Um aço inoxidável funcionará, mas uma jarra de vidro de 3L é a melhor opção.
  2. Um recipiente com uma água-viva do chá é colocado em um local ligeiramente escuro, onde a luz do sol não entra. O jarro não pode ser colocado na janela.
  3. O Kombuchá vai prosperar em uma sala bem ventilada com ar limpo a uma temperatura de 24-25 cerca deC. Se o interior da sala estiver abaixo de 17 cerca deC, o crescimento da água-viva diminuirá e as algas aparecerão. O aumento da temperatura de mais de 25 é prejudicial cerca deA PARTIR DE.
  4. Você precisa monitorar cuidadosamente o kombuchá, drenar a bebida em tempo hábil e adicionar uma nova infusão. Se o medusomiceto mudou de cor, afundou ou outros sinais não naturais apareceram, algo deu errado. É necessário reanimar a água-viva, enchê-la com novas folhas de chá.
  5. Um local quente para tomar um chá não significa uma área próxima à bateria. O banco não deve ser localizado perto de dispositivos de aquecimento.

O Kombuchá é colocado em uma jarra com folhas de chá prontas.

Se seguir condições simples de detenção, o Kombuchá agradecerá com uma bebida saborosa e saudável.

Como cuidar adequadamente do kombuchá

As regras gerais de cuidado e manutenção são claras. No entanto, existem muitas nuances associadas ao medusomiceto. É importante considerar passo a passo como cuidar adequadamente do kombuchá, se houver desejo de começar a criá-lo.

Uma água-viva saudável sempre flutua na superfície do líquido

A importância de se manter limpo

A esterilidade deve ser mantida desde o início da criação do kombuchá. A lata de bebida é esterilizada. A bebida do chá é guardada em uma sala limpa, onde não há queima de fumaça, fumaça de tabaco, mofo nas paredes. Não coloque pratos sujos, plantas caseiras ou deixe alimentos perto do frasco. É importante restringir o acesso a animais de estimação.

Ao servir chá de água-viva, a pessoa deve estar com roupas limpas. As mãos devem ser bem lavadas e é melhor usar luvas médicas.

Como cuidar do kombuchá em uma jarra

Quando o kombuchá cresce na lata e a bebida está pronta para beber, ela é drenada. Dois copos de líquido devem ser deixados como fermento. Para um novo tempero, prepara-se um chá de folhas grandes. Para 1 litro de água, tome 2 colheres de chá. folhas de chá e 5 colheres de sopa. eu. Sahara. Insista em reabastecer por 15 minutos. O líquido é resfriado à temperatura ambiente, filtrado por um pano de algodão das folhas de chá. Os 2 copos restantes de massa fermentada são despejados no molho. O líquido acabado é derramado em uma jarra. A água-viva é retirada com as mãos limpas e colocada no curativo. Inicialmente, ele pode afundar. Não há nada errado. O gargalo da lata é coberto com um pano limpo, prensado com um elástico, uma nova bebida de chá é esperada.

Como cuidar do jovem Kombuchá

Se um cogumelo jovem for obtido independentemente de folhas de chá, depois de 1,5 meses a partir do momento do início, ele é puxado para um prato, lavado com uma solução fraca de vinagre de cidra de maçã, colocado em uma jarra com novas folhas de chá e posterior desenvolvimento é esperado.

Ao cuidar de um cogumelo jovem obtido pela separação de uma grande água-viva do chá do corpo, despeje a nova água-viva com folhas de chá contendo 1/10 da massa fermentada velha do volume total do líquido.

Como conter adequadamente um Kombuchá "doente"

Se a tecnologia do cuidado for violada, a água-viva do chá adoece. Os primeiros sinais da doença são a descoloração, o aparecimento de bolor, a imersão da água-viva no fundo do frasco. Você não pode beber tal bebida. Se aparecerem os primeiros sinais, é preciso estabelecer o cuidado adequado para o kombuchá, mas antes ele é reabilitado.

A água-viva é retirada do pote, as partes danificadas do corpo são retiradas, lavadas em água corrente ou em vinagre de maçã, dependendo do tipo de doença. O recipiente da nova bebida é esterilizado. Um novo molho é preparado e um cogumelo é colocado nele. No início, a água-viva vai flutuar no fundo, o que é considerado uma ação normal. Quando o corpo se recuperar, a água-viva do chá irá flutuar para a superfície.

Importante! Se o kombuchá estiver muito danificado por vermes ou mofo, é melhor jogá-lo fora.

Cuidado adequado do kombuchá após a separação

Com o tempo, a água-viva cresce e requer divisão. Bolos novos podem ser presenteados com amigos ou usados ​​para aumentar a produção de uma bebida de chá. A água-viva é dividida quando começa a descascar. O bolo jovem é colocado em um pote esterilizado, regado com infusão fresca, adicionando 1/10 da massa fermentada velha do volume total do líquido. Depois de três dias, o kombuchá crescerá e começará a produzir uma bebida. No entanto, atingirá a melhor qualidade após 2 meses.

Como drenar kombuchá

Kombuchá é cultivado por sua bebida medicinal. Quando estiver pronto, é preciso escoá-lo em tempo hábil, mas eles fazem da mesma forma, observando as regras.

Beber Kombuchá é bom para os idosos

Quantos dias para drenar o kombuchá

Aproximadamente no sétimo dia após o preenchimento de um novo tempero, a bebida é degustada. Determine sua prontidão. Se a bebida do chá for agradavelmente doce e azeda, é hora de drená-la. No entanto, o tempo de preparo pode variar dependendo da estação. O Kombuchá funciona mais rápido no verão. A bebida ficará pronta em 2 a 5 dias. No inverno, eles são drenados com menos frequência - após 6-8 dias.

Além de drenar a bebida, o próprio cogumelo deve ser periodicamente enxaguado em água corrente. Também existem prazos aqui. No verão, a lavagem é realizada uma vez a cada 1-2 semanas, e no inverno - uma vez a cada 3-4 semanas.

Como drenar adequadamente o kombuchá

A prontidão da bebida do chá é testada com cuidado, sem colocar talheres de metal dentro da lata. Se for a hora de escorrer, o kombuchá é retirado do recipiente e colocado em um prato limpo. Despeje imediatamente 2 xícaras de massa fermentada separadamente para um novo lote de cerveja. O resto da bebida é despejado em garrafas de vidro, enviadas para esfriar na geladeira. Adicione mel, pedaços de frutas ou especiarias naturais, se desejar.

Importante! As garrafas não devem ser derramadas com a bebida nas bordas do gargalo. Faz espuma e requer espaço livre dentro do recipiente.

Erros frequentes no cuidado e manutenção do kombuchá

Mesmo uma pessoa experiente que sabe como cuidar de um kombuchá em uma jarra não está imune a erros que levam a consequências negativas. No entanto, na maioria das vezes eles são permitidos pelo novato kombuchevodov.

As propriedades medicinais da bebida são preservadas com o cuidado adequado do kombuchá.

Os erros mais comuns são:

  1. Beber uma bebida verde não é benéfico. Além disso, a drenagem precoce não dá ao kombuche força para crescer.
  2. A queima do corpo da água-viva ocorre a partir de grãos de açúcar não dissolvido despejados em uma jarra.
  3. Virar o bolo dentro da lata, rompendo as fibras inferiores, faz com que a bebida não amadureça. São os filamentos de levedura os responsáveis ​​por esta função.
  4. Com uma rara mudança de tempero, a bebida vira vinagre, que destrói a água-viva.
  5. O uso de utensílios de metal em vez de lata leva à oxidação do líquido, que culmina com a morte de organismos benéficos.
  6. O pedido de um novo molho de chá quente termina com a morte do cogumelo.

Evitar erros comuns ajudará um kombuchevator novato a obter uma bebida saudável e saborosa durante todo o ano.

Conclusão

Você precisa cuidar do kombuchá constantemente. Se não precisar por algum tempo, você pode pausar, enviar para ser guardado no porão. Depois de um tempo, quando surge a necessidade, o kombuchá é derramado com um novo curativo, trazido de volta à vida.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção