Contente
Medusomycete (Medusomyces Gisev) é um kombuchá, que é uma substância gelatinosa (zoogley), que é formada a partir da simbiose de bactérias de ácido acético e fungos de levedura. Ele pode existir e crescer em tamanho apenas em um determinado ambiente. Para o desenvolvimento é necessário o ácido ascórbico e, para sua síntese, os taninos contidos no chá. Não vai funcionar para fazer kvass de kombuchá tônico e saudável sem açúcar e chá.
Por que o kvass do kombucha é útil?
Nos anos 70 do século XX, o kvass do kombuchá era bastante popular na Rússia. Muitos o consideravam uma panacéia para todas as doenças, outros, devido ao aspecto inestético da água-viva, desconfiavam. A popularidade diminuiu durante a Grande Guerra Patriótica, quando o açúcar estava em falta. Por muito tempo, a bebida do chá não foi usada. Mas a moda de produtos naturais reviveu a tradição. Kvass não é apenas uma deliciosa bebida agridoce, mas também possui qualidades benéficas inegáveis.
A parte superior do medusomiceto é lisa e brilhante, a parte inferior com processos filamentares. Nesta parte ocorrem todos os processos químicos, devido aos quais a bebida contém vitaminas e elementos necessários ao organismo. A água-viva, um antibiótico natural, é valiosa.
Kvass de kombuchá tem as seguintes propriedades benéficas:
- Melhora a condição dos intestinos, suprimindo a microflora patogênica.
- Normaliza a produção de secreções gástricas, alivia a acidez.
- Ajuda a aliviar a constipação e a diarreia.
- Normaliza e acelera os processos metabólicos.
- A composição vitamínica fortalece a resistência do corpo às infecções.
- Kvass é recomendado para pedras na bexiga ou rins.
- Reduz o colesterol "ruim" no sangue, evita o desenvolvimento de trombose.
- Reduz a síndrome da dor em patologias neurológicas do cérebro.
- Alivia a insônia.
- Reduz a pressão arterial.
Onde posso conseguir kombuchá para kvass
O cultivo de Kombuchá em países europeus, asiáticos e na América está em andamento. O medusomiceto pode ficar em um estado de dormência biológica por muito tempo, após entrar em um ambiente favorável, começa a crescer. Você pode comprar kombuchá por kvass de amigos ou parentes, na venda de recursos da Internet, por meio de anúncios no jornal. Não deve haver problemas com a compra. Em seguida, resta cultivar o cogumelo por conta própria a partir do material de origem.
Como fazer kvass de kombuchá
O processo de fazer kvass a partir do kombuchá em casa é bastante simples. O alimento para um marcador está sempre à mão em todas as cozinhas. Se a bebida não tiver um tônico, mas um propósito terapêutico específico, adicione ervas farmacêuticas. O material e o recipiente são preparados preliminarmente e, em seguida, a tecnologia é simplesmente seguida.
Seleção e preparação de ingredientes
O kvass do kombuchá é preparado em casa com chá seco e açúcar.Não haverá problema com esses produtos. Mas o próprio medusomiceto requer uma preparação preliminar:
- Para reprodução, a camada superior é completamente separada da zooglea. Você não pode pegar um pedaço, pois existe o risco de o kombuchá desaparecer.
- Enxágüe bem e coloque no fundo de uma jarra de vidro. Recipientes de metal para kvass não são usados, porque no processo de oxidação, o sabor e a composição química da bebida podem não mudar para melhor.
- Se o medusomiceto adquirido pela Internet estiver na forma seca, antes de fazer o kvass, despeje-se com folhas de chá fracas para que o líquido o cubra completamente.
- Deixe por vários dias até que a massa aumente, só então use para preparar uma bebida.
O Kombuchá ganha peso padrão em cerca de 30 dias, após o qual a lata pode ser substituída por outra maior.
Como preparar kvass de cogumelo corretamente
Para cozinhar, leve um recipiente de vidro limpo. Você terá que trabalhar com água fervente, por isso deve seguir as regras de segurança. Ações a seguir:
- O açúcar é colocado no fundo, sua quantidade depende da receita.
- O chá é derramado por cima.
- Despeje cerca de 250 ml com água fervente, despeje o líquido no centro para que não entre em contato com as bordas.
- Em seguida, as paredes do contêiner são aquecidas em movimentos circulares, movimentando os componentes no processo.
- Encha o recipiente e deixe esfriar.
Tira o kombucha, lava, se tem manchas escuras, tira, pra medusomiceto não dá medo, vai se recuperar rápido. Se as manchas escuras não forem cortadas, a bebida acabada terá um sabor bolorento. Quando a base esfriar, mexa bem para que não fiquem cristais. Partículas de açúcar, caindo no kombuchá, deixam manchas escuras.
Em seguida, o líquido é filtrado e o kombuchá é colocado por cima. Cubra com gaze ou guardanapo limpo. Você não pode usar tampas de náilon ou de metal, elas bloqueiam o suprimento de oxigênio. Para evitar que os insetos entrem no frasco, você precisa de um abrigo de tecido.
Receitas Kvass do cogumelo kvass
Você pode fazer kvass de kombuchá com chá preto ou verde.
No processo de atividade, a água-viva não absorve a composição química e o cheiro do chá, apenas aproveita os taninos. Por isso, levam a versão clássica ou com ingredientes aromatizados. Para potencializar o efeito terapêutico, ervas medicinais são adicionadas de acordo com a doença.
No chá preto
A tecnologia de fabricação da cerveja não depende do tipo de chá. Você pode preparar uma bebida em um posto de gasolina novo ou misturar com uma antiga. O segundo caso é relevante com desenvolvimento insuficiente do medusomiceto. Se você colocar mais açúcar do que na receita de Kombuchá kvass, terá que esperar mais, mas isso não fará mal. Se menos, vai parar de crescer e a bebida ficará azeda. Com o chá, o efeito é exatamente o oposto. Para 1 litro de água, 45 g de açúcar e 1 colher de sopa. eu. chá.
No chá verde
Você pode fazer chá kvass não só com chá preto. A base da variedade verde acaba sendo leve, mas isso não é um indicador de força. O conjunto de oligoelementos do chá verde é mais variado do que o do chá preto. Verde reduz a pressão arterial, em combinação com o kombuchá, o efeito é potencializado, então eles colocam o ingrediente estritamente de acordo com a receita:
- água - 3 l;
- variedade verde - 2 colheres de sopa. eu .;
- açúcar - 11 colheres de sopa. eu.
Em ervas
O reabastecimento durará mais tempo se a erva medicinal for adicionada à composição. Pode ser um tipo ou uma coleção. As plantas são utilizadas de acordo com a dosagem na embalagem. Se você mesmo colher, pegue a mesma quantidade com o chá, moa previamente a matéria-prima. \
Você pode fazer kvass de kombuchá de acordo com a seguinte receita:
- água - 3 l;
- chá - 2 colheres de sopa. eu .;
- grama - 2 colheres de sopa. eu;
- açúcar - 9 colheres de sopa. eu.
A base é feita com a adição de todos os componentes, deixe fermentar por 6-8 horas. Em seguida, filtrado.O líquido está pronto para fazer kvass.
Termos e regras para insistir
O Kombuchá cresce em 2 meses, quando então o líquido não é consumido. Ele é colocado em outro recipiente e uma nova base é feita. Um medusomiceto maduro dará uma bebida envelhecida em 4-7 dias, a velocidade do processo depende do regime de temperatura.
A temperatura ideal para o desenvolvimento é 23-25 0C, se o indicador estiver mais baixo, os processos químicos ficam mais lentos, vai demorar mais tempo para ficar pronto. Eles colocaram o frasco em um local iluminado.
Como beber kvass de cogumelo caseiro
O modo de tomar o chá caseiro depende da composição. A versão clássica é consumida antes ou depois das refeições, desde que a ingestão diária não ultrapasse 1 litro. Se for uma bebida com inclusão de ervas medicinais, beba 150 ml em 3 doses antes das refeições.
Limitações e contra-indicações
Os benefícios do kvass do kombuchá para o corpo são indiscutíveis, a composição não traz prejuízos, se não ultrapassar a norma diária. A bebida é contra-indicada:
- pessoas com diabetes mellitus, porque o açúcar está presente na composição;
- com exacerbação de gastrite crônica devido ao conteúdo ácido;
- é indesejável dar para crianças pequenas;
- mulheres durante a lactação.
Não se pode usar uma bebida com cheiro repulsivo, é considerada madura demais, o efeito terapêutico dessa composição é baixo, mas o dano pode ser enorme.
Conclusão
Fazer kvass a partir do kombuchá não é difícil, não requer muito tempo e custos materiais. Você pode comprar água-viva na rede de varejo, pedir emprestada a amigos ou cultivá-la você mesmo. Zooglea permanece seca por muito tempo, após colocá-la no ambiente desejado, ela rapidamente retoma o crescimento.