A receita do caviar de abóbora de acordo com GOST URSS

Pergunte a qualquer pessoa que está na casa dos 40 hoje qual lanche da loja de que gostava mais quando criança. A resposta será instantânea - caviar de abobrinha. A União Soviética há muito deixou de existir como Estado, mas as memórias do bem que aconteceu permanecem na memória das pessoas. Atualmente, as fábricas de conservas produzem caviar de acordo com TU (condições técnicas) ou de acordo com GOST 52477 2005 (válido em 2018 e hoje).

Mas os produtos produzidos de acordo com as receitas correspondentes a eles não podem ser comparados com o Soviético GOST 51926 2002. Apesar do fato de que praticamente os mesmos ingredientes são usados ​​em produtos modernos, o caviar de abóbora de acordo com o GOST dos fabricantes modernos não difere em seu requintado gosto. E o preço nem sempre é atraente. Se tiver tempo, é melhor cozinhar você mesmo caviar e agradar o seu caviar de abóbora caseiro, como na URSS. Esse produto pode ser colhido para o inverno.

Ingredientes para um lanche como na URSS

Todos os ingredientes necessários para a fabricação de caviar de abóbora de acordo com GOST para a receita são sempre em grandes quantidades de jardineiros. Sim, e os residentes das cidades que os adquirirem não irão entregar muitos custos de mão-de-obra e materiais.

Portanto, precisamos preparar o caviar de acordo com GOST para o inverno:

  • abobrinha - 3 kg;
  • óleo vegetal refinado - 0,3 l;
  • cebolas - 1 kg;
  • cenouras - 1 kg;
  • pasta de tomate - 3 colheres de sopa cheias;
  • dentes de alho (grandes) - 8 peças;
  • açúcar granulado - 1 colher de sopa;
  • pimenta preta moída - 2 g (você pode substituir pimenta preta por uma panela - 10 peças e 5 ervilhas);
  • raiz de aipo ou salsa (picada) 1 colher de sopa.
  • sal de cozinha (não iodado!) - 1,5 colheres de sopa;
  • essência de vinagre 70% - 1-2 colheres de sopa (levando em consideração as preferências de sabor e o tamanho da colher).

Cozinhar caviar de acordo com GOST para o inverno

Aviso! Antes de preparar o caviar, primeiro enxáguamos bem todos os vegetais, pois mesmo um pequeno grão de areia pode inutilizar os produtos e causar enfermidades domésticas.

Cozinhando abobrinha

Para caviar de alta qualidade para o inverno, as abobrinhas jovens, nas quais as sementes ainda não se formaram, são mais adequadas. Neles, ao contrário dos vegetais muito maduros, não é necessário remover a polpa. E a consistência do lanche acabado fica mais macia.

As abobrinhas lavadas e secas são descascadas e cortadas em pedaços.

Numa frigideira com óleo quente, espalhe em pequenas porções, até que toda a peça esteja cozida. As abobrinhas são fritas em fogo médio-alto sem tampa para evaporar o excesso de líquido.

Importante! As peças que foram deixadas entrar devem ficar transparentes.

Cebolas e cenouras

As cebolas para o caviar, descascadas e lavadas em água corrente, são cortadas em cubos. Para evitar que esse vegetal te faça chorar, você pode segurá-lo no freezer ou polvilhar um pouco de sal na lousa.

Lave a salsa ou a raiz de aipo e corte em pedaços.

Para caviar de abóbora para o inverno GOST 2002, as cenouras são picadas em um ralador grosso ou cortadas em tiras. Legumes e raízes preparados separadamente (permitidos de acordo com a receita GOST e ao mesmo tempo) são refogados em óleo aquecido em uma frigideira com a tampa fechada até amolecerem por 5-10 minutos.

Atenção! Você não precisa fritar vegetais.

Colocamos todos os vegetais em um caldeirão. Despeje o óleo das panelas no mesmo lugar.

Alho

Passe os dentes de alho descascados e lavados por uma trituradora. Não precisa ser frito. Este vegetal picante desce quase antes do final do caviar de abobrinha de cozimento.

Cortando vegetais

Para conseguir caviar de abobrinha para o inverno, segundo a GOST, moer na picadora de carne não é a melhor opção, já que a composição não será uniforme. Claro, nossas mães e avós faziam exatamente isso, mas hoje esse procedimento é melhor feito com uma varinha mágica.

Conselho! Para evitar queimaduras ao picar vegetais, esfrie levemente a massa.

Processo de fabricação de cerveja

Depois disso, o caviar de abobrinha para o inverno de acordo com GOST, que funcionou na União Soviética, é transferido para um recipiente com um fundo grosso em fogo mínimo. É bom cozinhá-lo no caldeirão com a tampa fechada. A massa deve ser mexida periodicamente para não queimar.

Uma hora depois, acrescente os demais ingredientes da receita (exceto vinagre e alho), misture e continue cozinhando por pelo menos meia hora.

Atenção! O óleo restante após a fritura dos vegetais é adicionado à massa total.

Em seguida, adicione a essência de vinagre e alho, cozinhe por no máximo 5 minutos.

Enquanto o caviar de abóbora de acordo com GOST para armazenamento para o inverno não esfriou, ele é transferido para potes esterilizados quentes, enrolados. Para evitar que o ar passe e durar todo o inverno, os potes são virados sobre as tampas e embrulhados. Nesta posição, o caviar deve ficar parado até que esfrie completamente. O dever de casa é armazenado perfeitamente em qualquer lugar fresco.

Importante! Essa preparação demorada do caviar garantirá seu armazenamento no inverno.

Para fazer deliciosas caviar de abobrinha de acordo com a receita O GOST 51926 2002 levará um pouco mais de duas horas para o inverno. Mas não precisa se arrepender do tempo gasto: você não vai comprar esse caviar perfumado de abobrinha em nenhuma loja.

Receita de caviar de abóbora de inverno:

Em vez de uma conclusão

Caviar feito de abobrinha é um produto saudável. Mesmo com o tratamento térmico, a qualidade dos ingredientes não é perdida. O lanche é especialmente útil porque é baixo em calorias, mas ao mesmo tempo nutritivo. O produto acabado contém uma grande quantidade de vitaminas, oligoelementos, minerais e ácidos.

As receitas do GOST que existiam na URSS ainda são consideradas o padrão, pois foram criadas por especialistas, trabalhadas durante anos na produção por artesãos experientes. Já a produção moderna de vegetais enlatados é feita principalmente de acordo com a TU, ou seja, nem sempre o produto corresponde ao sabor, a receita muda drasticamente.

Muitas pessoas não gostam desse tipo de caviar. É por isso que a relevância das receitas não só não está diminuindo, mas apenas ganhando popularidade. O tempo despendido é compensado pelo excelente apetite da família e pelo elogio às aptidões culinárias da anfitriã.

Comentários (1)
  1. O caviar acabou por ser EXCELENTE! esta é a terceira vez que faço isso nesta temporada. do primeiro lote, não sobrou nada - comeu! a única coisa mudou a quantidade de vinagre. 1 colher de chá é o suficiente, nem cheia. obrigado pela receita!

    17/08/2019 às 11h08
    Tatyana
  2. E eu faço a partir do cálculo:
    3 kg de abobrinha (madura grande, retire a casca e os grãos)
    1 kg de pimenta doce
    1 kg de cenouras
    1 kg de cebola
    2 colheres de sopa de pasta de tomate (Hanz é o melhor)
    300 gr de salsa
    Sal, pimenta, açúcar, alho a gosto.
    Para todo esse volume, 200 gramas de óleo vegetal.
    Vinagre 100-150 gr;
    Tecnologia de cozinha:
    Abobrinha cortada em cubos de 2x2 cm
    Tiras de pimenta doce
    Primeiro, cozinhe as abobrinhas em uma panela de fundo grosso (não tenho óleo, tenho um septor) por 30-40 minutos,
    Adicione pimentões, cozinhe a mesma quantidade,
    Frite cenouras e cebolas separadamente
    Até ficar cozido, junte tudo em uma panela.
    Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, adicione ervas, especiarias, sal, açúcar, alho, gosto, você deve gostar do sabor. (Açúcar, sal, ajuste a gosto)
    Aí a gente bate tudo no liquidificador até ficar homogêneo, acrescenta o extrato de tomate, coloco 2 colheres de sopa. Colher heinz e deixe ferver por cerca de cinco minutos.Adicione 9% de vinagre antes de colocá-lo nos potes.
    Eu tenho uma panela em fogo baixo enquanto coloco nos potes.
    Claro, esterilizamos potes e tampas da maneira usual. Sou para um casal. O caviar é muito saboroso, meu estômago não é totalmente saudável, como sem consequências, ao contrário do de loja. Se não houver óleo vegetal suficiente, você pode adicionar ao caviar acabado e refogar um pouco por 5-7 minutos é o suficiente.

    08/06/2019 às 04:08
    Natália
    1. Obrigado!

      07/08/2019 às 07:08
      Alena Valerievna
  3. Uau, e com tanto óleo, claramente não é baixo em calorias.

    11/04/2018 às 09:11
    Oksana
  4. O vinagre NÃO É ADICIONADO ao caviar de abóbora! Minha receita é a seguinte (fica em potes até a próxima colheita, se não for comida na hora): uma panela bastante grande, 8-10 litros, 5 kg de abobrinha, 2 kg de cenoura, 2 kg de cebola, endro, salsa, pimenta-do-reino moída, sal, macarrão de tomate pote 500 gr, cabeça de alho, 300 ml rast. óleos. É melhor levar abobrinhas de maturação média (assim se obtém menos líquido; se você tiver sua própria parcela, então plante híbridos F1, eles quase não dão sementes). Primeiro, eu corto tudo: cebola ou média. ou cenouras bem raladas. Se as cenouras estiverem secas, você pode adicionar mais óleo 100-150 gramas. Frito a cebola em uma panela até dourar, há cenoura por 10 minutos, depois abobrinha cortada em cubos. Diluo a polpa de tomate de 1 para 1, ou seja, diluo um pote de 500 g em 500 ml de água e em uma panela. Pegue a pasta de tomate sem vinagre e açúcar. A composição deve conter apenas tomate e sal. Sal, pimenta, alho, salsa e endro (picadinho) a gosto. O vinagre não é necessário para armazenamento no inverno. Fecho até os cogumelos para o inverno sem vinagre e fica tudo lindo. Esta é minha própria receita de caviar usando o método de cutucada. Venho fechando assim há vários anos e todos estão sempre felizes. O caviar é muito saboroso e macio. Passei a receita para as namoradas.

    30/07/2018 às 08:07
    Olga
    1. Sua descrição como "tenro" evoca a imagem do caviar de uma loja de hoje, que é homogeneizado ao ponto de horror e incômodo. Nos tempos soviéticos, o caviar tinha
      alguma \ estrutura.

      04.10.2018 às 05:10
      Rashid
  5. Fiz um teste desta receita. Adicionei vinagre com uma colher de sobremesa, mas é melhor sem. E quanto ao alho, é melhor adicionar junto com a cebola e a cenoura. No final da cozedura exala um odor desagradável. O resto do caviar acaba ficando bem gostoso, realmente o sabor da infância. Estou feliz.

    28.07.2018 às 08:07
    Natália
  6. Olá, fontes diferentes fornecem receitas diferentes. Existem opções onde não se adiciona vinagre e alho. Mas como outras temperaturas e equipamentos especiais são usados ​​na fábrica, o caviar de abóbora pode ser cozido sem vinagre. Sem este ingrediente, o caviar é preparado se for consumido imediatamente. Para armazenamento no inverno, o vinagre é um ingrediente essencial. No que diz respeito ao alho, é adicionado de acordo com as preferências de sabor. Ficaríamos muito gratos se você pudesse compartilhar a receita.

    28/03/2018 às 10:03
    Alena Bertram
  7. Não há alho ou vinagre no GOST e as proporções não estão corretas. Por que enganar as pessoas?

    27/03/2018 às 03:03
    Sergey
    1. E qual GOST não contém vinagre e alho? No livro "For You, Hostess", edição de 1988, a presença de alho e vinagre é claramente explicitada. Apenas o processo de cozimento é um pouco diferente.

      27/07/2019 às 08:07
      Dmitry
    2. Também não me lembro do alho no caviar soviético, caso contrário, não o comeria. Há muitos anos que cozinho caviar sem vinagre, é preciso refogar por muito tempo até engrossar e fechar bem quente imediatamente. Armazenado perfeitamente.

      23/09/2019 às 10:09
      Alla
  8. Passei muito tempo cozinhando e estraguei tudo com 2 colheres de sopa de ácido acético. Não dá para comer esse caviar, é só um pesadelo!

    16/10/2017 às 03:10
    Tatyana
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção