Contente
Plantar e cuidar do alho silvestre em campo aberto não causará dificuldades, pois a planta é silvestre e despretensiosa às condições de cultivo. As cebolas bear não crescem sob os raios escaldantes do sol em uma área com baixa composição do solo. Se você escolher o local certo e plantar alho selvagem, na primavera a planta irá deliciá-lo com verduras frescas e a dieta será reposta com uma quantidade significativa de vitaminas e microelementos.
É possível cultivar alho selvagem no jardim
Em seu ambiente natural, o alho selvagem cresce sob árvores decíduas. Essa simbiose dita o ciclo biológico da planta. No início da primavera, antes da formação das folhas, os primeiros brotos da cebola selvagem aparecem nas árvores. A colheita cresce rapidamente, pois para a fotossíntese há luz suficiente passando pelos galhos nus.
As folhas de alho selvagem cedem no final de abril, após 2 semanas a planta começa a florescer e a formar vagens de sementes. A copa das árvores em flor cria sombra e cobre o alho selvagem do sol. Nesse momento, a parte aérea da cebola selvagem está totalmente formada, a raiz do bulbo entra em estado de dormência até a próxima primavera. No outono, as folhas caídas enriquecem a terra com componentes minerais, desempenham o papel de cobertura morta para alho selvagem, durante o verão a folhagem do ano passado retém a umidade necessária para o bulbo.
A área de distribuição do alho selvagem é a Sibéria, o Extremo Oriente, o Cáucaso, as regiões do sul da Rússia. A cultura difere em espécies, na zona de clima temperado (Extremo Oriente, Sibéria), cresce a Cebola Vitória, planta de até 1 m de altura com sistema radicular ramificado composto por vários bulbos.
A variedade mais popular é a Bear Onion, representada por diversas variedades. Para cultivar alho selvagem (cebola de urso) no jardim, escolha uma variedade adequada para a zona climática:
- "Orelha de urso" - variedade de maturação precoce, a colheita das folhas é efectuada 10 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos. A cultura é perene, com até 0,5 m de altura, tolera bem áreas abertas.
- "Delicadeza de urso" - um arbusto herbáceo perene com altura de 0,45 m. A coleta de folhas e bulbos na zona temperada começa no início de maio, no Sul, um mês antes - em abril. A cultura cresce apenas à sombra, em solo bem umedecido. Adequado para o cultivo de planícies sob árvores frondosas.
- "Filhote de urso" - perene até 60 cm de altura A variedade de cultura mais antiga e resistente à geada. No início da primavera, se a temperatura do ar subir acima de zero durante o dia e a neve começar a derreter, aparecem os primeiros brotos.
Comem-se bulbos, caules e folhas de alho selvagem. São usados como tempero para pratos de carne, em conserva e para fazer saladas. A planta é despretensiosa de cuidar, por isso é facilmente cultivada no campo ou no jardim.
Como são os bulbos de alho selvagem?
Para o plantio de alho selvagem com bulbos, o material de plantio da Bear Onion deve atender a certos critérios:
- forma oval, ligeiramente alongada;
- bainha de fibra paralela;
- Cor branca;
- o pecíolo é fino na parte superior, engrossado na base;
- diâmetro 1,5 cm.
A cebola vitoriosa forma um bolbo com a mesma forma, mas com um diâmetro maior (2,5 cm).
Como plantar alho selvagem no campo ou no jardim
O ramson plantado no jardim adapta-se a todas as condições, mas para obter uma folhagem suculenta e o crescimento da colheita, o ramson deve escolher um local. Um local sombreado onde as plantas que gostam de luz não crescem é adequado:
- sob a copa das árvores;
- ao longo de uma cerca sólida;
- perto da parede do edifício no lado norte;
- entre arbustos;
- em zonas húmidas.
Jardineiros com experiência recomendam fazer duas camas, uma em um local mais iluminado, a segunda na sombra, onde a neve não derrete por muito tempo. O tempo de coleta das folhas de alho selvagem dura duas vezes. O primeiro canteiro "ensolarado" entrará na fase de floração. No segundo, apenas o alho selvagem jovem aparecerá.
Ao plantar alho selvagem na primavera ou outono
Você pode plantar cebolas selvagens no local na primavera ou antes do inverno. É preferível plantar alho silvestre no outono, pois na primavera os bulbos criarão raízes, ficarão mais fortes e darão folhagem jovem. O trabalho é realizado antes do início das geadas, aproximadamente no início de setembro.
Você pode plantar a planta no verão, quando a parte do solo do alho selvagem deu sementes e murcharam. Dependendo da região, o tempo aproximado de pouso é no início de agosto. Na primavera, o alho selvagem é cultivado no início de maio. Preste atenção às lâmpadas com inverno. O material de plantio deve ser de boa qualidade, optando-se por bulbos com raízes sem fragmentos secos.
Em que solo pode ser cultivado alho selvagem
Na natureza, o alho selvagem cresce em uma camada fértil de húmus das folhas das árvores. No inverno, a planta fica totalmente coberta de folhas caídas. Esses são dois pré-requisitos para o crescimento normal. O local é escolhido em local sombreado, se estiver sob uma árvore, não há necessidade de fazer fertilizantes adicionais. Se o plantio for feito em área aberta, o enriquecimento do solo é necessário.
É necessário plantar alho selvagem antes do inverno ou na primavera em uma cama previamente preparada. O solo deve ser neutro e permeável ao ar. Preparação do site:
- Solos ácidos são neutralizados com farinha de calcário ou dolomita (no outono para plantio de primavera) ou na primavera, se o plantio for planejado para o inverno.
- Depois de adicionar álcali ao solo, adicione turfa, composto ou húmus.
- O leito é cavado até a profundidade da baioneta da pá.
Antes de plantar alho selvagem, de cima, por 1 m2 despeje a seguinte mistura:
- 8 kg - orgânicos;
- 35 g - fertilizante de fósforo;
- 25 g - produtos contendo potássio;
- 20 g - nitrato de amônio.
Eles escavam a terra e começam a plantar alho selvagem.
Como plantar alho selvagem
A melhor maneira de criar uma safra é plantar bulbos de alho selvagem no outono. Na primavera, a folhagem aparece na planta rapidamente, mas o processo de crescimento do bulbo é lento. É formado apenas em uma cultura de quatro anos. Não é fácil adquirir material de plantio. Você pode pedir emprestado aos vizinhos da região ou trazer cebolas selvagens da floresta.
O arbusto é desenterrado no início da primavera ou no final do outono, quando a planta está dormente. Leve em consideração que o sistema radicular é aprofundado em cerca de 10-15 cm. O trabalho deve ser feito com cuidado para não ferir a raiz. Cada lâmpada deve ser bem formada. Os rebentos são cuidadosamente separados do arbusto-mãe. Todas as partes da mata são plantadas no local. Sequenciamento:
- Os sulcos são feitos com uma profundidade de 7 a 10 cm.
- Coloque as mudas em intervalos de 20 cm.
- Aprofunde o bulbo em 2/3 no sulco, distribua as raízes, adormeça, evitando o espaço de ar próximo à raiz.
- Água e cobertura morta com uma camada de turfa, cubra com folhas por cima.
No início da primavera, parte da cobertura morta é removida, já que o alho selvagem é uma planta resistente à geada que não tem medo das geadas noturnas. Nos primeiros dois anos do ciclo vegetativo, é retirado o caule com pedúnculos, medida que auxilia no desenvolvimento do bulbo. O corte de folhas é possível durante 4 anos de cultivo de alho selvagem de jardim. Se forem usados bulbos, deve-se ter o cuidado de substituir a cultura por novas mudas.
Como cultivar alho silvestre no campo ou no local
O cultivo de alho selvagem no campo ou em um terreno particular é um processo longo. A planta cresce rapidamente e o crescimento anual do bulbo é insignificante. Durante o ano, o alho selvagem cresce apenas 0,5 cm e a colheita anual dá apenas um pequeno rebento ralo. No segundo ano, forma duas pequenas folhas. Com apenas 4 anos de idade é um arbusto adulto desenvolvido com folhas e flechas poderosas. Todas as folhas não são cortadas de um arbusto, os bulbos não são tocados. As flechas podem ser usadas quando as cápsulas aparecerem nelas.
Em um lugar, o Bear Onion forma um arbusto forte por não mais de 7 anos. Então a planta envelhece e degenera. O cultivo de alho selvagem no país não requer tecnologia agrícola especial. Se a localização e a composição do solo atendem aos requisitos, a manutenção é mínima.
Horário de rega
Cebola selvagem requer rega moderada e apenas em solos úmidos a planta produzirá folhagem saudável e bem formada. A frequência de rega é determinada pelas condições meteorológicas. Se a cama estiver localizada na sombra e o solo for coberto com folhas ou palha, haverá chuva suficiente 2 vezes por semana. No caso de verão seco, se a cama estiver localizada em área aberta ao sol, a rega é feita diariamente. Umedeça o solo pela manhã, as manipulações são indesejáveis à noite, devido ao risco de geadas noturnas.
Afrouxamento e cobertura morta do solo
O afrouxamento do solo é indesejável, pois a raiz pode ser danificada. Para ervas daninhas com um sistema radicular profundo (wheatgrass, urtiga) não danificou o bulbo enquanto crescia, eles são removidos manualmente.
A cobertura morta é obrigatória imediatamente após o plantio. A turfa é derramada em uma camada (15 cm), coberta com folhas caídas no topo. A cobertura morta é renovada a cada primavera. Palha ou agulhas não são usadas para cobrir o solo. A palha não retém bem a umidade. As agulhas criam uma camada muito densa, bloqueando o acesso de oxigênio. A alta umidade do solo é indesejável para lâmpadas.
Eu preciso alimentar alho selvagem
Sujeito às recomendações para preparo do solo, os nutrientes da Bear Onion são suficientes para 5 anos. Toda primavera, a cobertura morta é realizada com turfa, que também é um tempero superior. Se a planta for plantada em solo infértil, adicione superfosfato e nitrato de amônio. Ao criar uma cultura com bulbo, para melhor formação de raízes, eles são alimentados com agentes que contêm potássio e fósforo.
Conclusão
Plantar e cuidar do alho selvagem em campo aberto não causa dificuldades, mesmo para jardineiros novatos. A planta, após destruição em massa, é listada no Livro Vermelho, portanto, a coleta de cebolas silvestres é proibida. Ao criar condições próximas a um habitat selvagem em um jardim ou casa de veraneio, a planta se sente confortável e se reproduz bem, ocupando uma grande área para vegetação.