Contente
O cultivo de uvas em uma casa de veraneio é como uma arte que só os dignos possuem. Viticultores experientes mostram com orgulho a seus familiares residentes de verão grandes cachos maduros. É melhor compreender essa arte a partir de variedades despretensiosas e comprovadas. Uma delas é Victoria. O cultivo desta velha variedade de uva é fácil para iniciantes. Mesmo com tecnologia agrícola imperfeita, as uvas Victoria oferecem rendimentos estáveis. A variedade é altamente resistente a fatores ambientais adversos. Se você agradar a planta com atenção especial, ela agradecerá com um rendimento recorde de frutos grandes de mesa.
Regiões de cultivo recomendadas
Devido à sua alta resistência à geada e ao bom amadurecimento dos brotos, Victoria é cultivada com sucesso na região do Médio Volga e na região de Moscou. Também é adequado para os Urais e a Sibéria. A variedade não se destina ao cultivo industrial, mas é freqüentemente encontrada em vinhedos amadores.
Na região de Moscou, Victoria é uma variedade de cobertura, no sul é cultivada sem abrigo.
Pontos fortes e fracos da variedade
A variedade de uvas maduras precoces Victoria pertence ao grupo de mesa. É conhecido pelo seu sabor brilhante com notas de noz-moscada. É o sabor das uvas que é mais frequentemente notado nas críticas. Pelas fotos apresentadas, você pode apreciar a atratividade dos belos cachos Victoria coloridos.
As uvas são de vigor médio. A modelagem intensiva não é necessária. Pelo contrário, uma vez que o fluxo de seiva da variedade começa cedo, a poda de primavera pode ser abandonada se for observado um excesso de suco. O crescimento fraco é característico apenas de mudas auto-enraizadas. Se uma muda Victoria de alta qualidade for enxertada em um estoque vigoroso, o arbusto crescerá mais rápido.
A próxima característica varietal é a predominância de flores do tipo feminino, o que garante alta produtividade. Isso deve ser levado em consideração ao plantar uma vinha. A má polinização leva à formação de pequenas uvas. Para excluir tal possibilidade, basta plantar uma variedade polinizadora nas proximidades. É selecionado para o período de floração. Por exemplo, Victoria fará Kishmish radiante, Bianca e Agostinho.
A variedade Victoria tem os seguintes pontos fortes:
- alta produtividade;
- maturação uniforme do cacho;
- excelente comercialização;
- resistência a doenças 2,5 - 3 pontos;
- resistência ao gelo até 27 ºC negativos;
- 100% de maturação dos brotos;
- taxa de enraizamento de estacas ao nível de 90 - 100%.
Cinco em cada dez viticultores experientes, a julgar pelas críticas, consideram Victoria excessivamente temperamental e desatualizada. Esta opinião pode surgir devido às diferenças nas técnicas agrícolas das geralmente aceitas para as uvas. Além disso, a variedade Victoria tem os seguintes pontos fracos:
- tendência a rachar a pele fina das bagas;
- atratividade para vespas;
- Bagas de "ervilha" (é necessário racionamento da carga do mato).
Tendo estudado a descrição da variedade de uva Victoria com fotos e comentários, você pode facilmente fazer sua escolha ao reabastecer a coleção.
Características técnicas de bagas
A avaliação da degustação das uvas da variedade de uva descrita explica totalmente sua popularidade e valor. A tabela pictórica abaixo demonstra perfeitamente os méritos óbvios de Victoria.
Indicador | Característica |
Período de amadurecimento | 115 - 120 dias (na Rússia Central, as bagas amadurecem em meados de agosto) |
A forma e o peso do cacho | cônico; máximo - 700 g, médio - 500 g, os cachos inferiores são pequenos e é comum removê-los |
Densidade do grupo | médio, às vezes solto |
Bagas para colorir | vermelho carmesim, irregular, com uma leve floração |
Forma de baga Peso médio da baga | oval-oval, com cerca de 30 mm de comprimento de 6 a 7,5 g |
Pele | fino |
Polpa | suculento, carnudo, crocante |
Teor de açúcar,% | 19 |
Acidez, g / l | 5 — 6 |
Saborear qualidades de frutas vermelhas | doce, aromático, quando totalmente maduro, aparecem notas de noz-moscada |
As características atraentes de Victoria compensam alguns dos requisitos agronômicos descritos abaixo.
Características da tecnologia agrícola e resistência a doenças
As uvas Victoria distinguem-se pela maturação precoce. Ele dá a primeira colheita já 2 a 3 anos após o plantio das mudas. A melhor época de plantio é no outono, outubro. Antes da geada, a muda deve ter tempo para criar raízes. No primeiro ano de Victoria, um bom abrigo é necessário: nãotecidos especiais, espanando com terra seca, cobertura morta da zona radicular. As plantas maduras hibernam sob um abrigo leve.
Não descreveremos todas as regras geralmente aceitas para plantar e cuidar das uvas, mas passaremos imediatamente às nuances inerentes a uma variedade particular.
Devido à tendência da variedade para rachar os bagos de maturação, a rega deve ser realizada de forma correta. Com o início do período de maturação (agosto), a irrigação artificial é completamente excluída, mas apenas se houver precipitação. Se houver seca, é necessária uma rega moderada. Caso contrário, quando chover, uma queda brusca no nível de umidade do solo irá provocar rachaduras na casca dos frutos.
Durante o período vegetativo, recomenda-se a aplicação de fertilizantes orgânicos e cinzas de madeira sob as uvas (na primavera e antes da floração). Victoria responde bem à alimentação de folhas com microelementos quelados, que aumentam a resistência a doenças e melhoram o sabor dos frutos silvestres.
Devido ao florescimento feminino funcional, as uvas Victoria são propensas a sobrecarregar. A produtividade precisa ser formada, deixando não mais do que 30 olhos por arbusto (se os brotos de frutas tiverem 5 - 8 olhos). O número de clusters em um tiro também é normalizado, o número médio é 1,8.
Para obter um cacho completo e bonito, os cultivadores “penteavam-no” com um pincel no início do crescimento da baga. Este procedimento remove ovários fracos, subdesenvolvidos e danificados. A princípio, o cacho parece nu e muito esparso, mas à medida que os bagos vão crescendo vai adquirindo uma excelente apresentação.
Em Victoria, que forma aglomerados sujeitos a decomposição, mofo, danos por vespas, as escovas inferiores não devem ser deixadas. Com eles você não obterá um aumento na produção, mas criará um excelente terreno fértil para doenças e iscas para insetos.
O método em forma de leque para formar o arbusto é preferível à variedade, proporcionando melhor ventilação. Para se proteger contra ataques de vespas, os residentes de verão usam colheitas de ervas picantes, cobrem os cachos com sacos de malha ou gaze.
Críticas úteis de variedades
Tendo estudado detalhadamente a descrição da casta, quer sempre saber a opinião de quem já tem experiência no cultivo. Idealmente, se a experiência corresponder à sua zona agro-climática. Considere este ponto ao analisar comentários. Para uma região com umidade excessiva, haverá algumas recomendações, e para a região árida do Volga, outras completamente diferentes. O sabor e a cor das uvas também variam ligeiramente.
No vídeo a seguir, o autor compartilha sua experiência de cultivo de Victoria e demonstra cachos maduros:
Aqui estão algumas análises úteis para iniciantes e vinicultores experientes sobre Victoria:
Se analisarmos um grande número de avaliações de viticultores de diferentes regiões da Rússia, pode-se notar que Victoria é bastante despretensiosa. A natureza predominantemente positiva das críticas dá motivos para recomendar a variedade para jardineiros amadores.