Mineiro de uva

Os viticultores sempre esperam dos criadores a variedade mais confortável - frutífera, bonita, saborosa, despretensiosa. Com essa planta, todos os custos são reembolsados ​​muitas vezes. Para plantar no local um arbusto que atenda a esses requisitos, opte pelas uvas do Shakhtar. Em algumas áreas, é conhecido como "Presente de Afrodite" ou T-6-13. Esta é uma variedade da Moldávia que possui um sabor incrivelmente rico, alto rendimento e frutifica bem nas regiões da faixa do meio. A aparência da variedade é mostrada em um vídeo introdutório:

Como cultivar adequadamente as populares uvas do Shakhtar, você saberá a descrição da variedade e a foto da planta.

Características principais

É importante destacar que mesmo o cuidado mínimo com os arbustos de uva do Shakhtar leva a um aumento da produtividade. Claro, você não deve deixar as uvas completamente sozinhas. Mas se não for possível estar frequentemente presente no local, então a variedade ainda dará uma colheita decente. Para navegar pelos indicadores de qualidade das uvas do Shakhtar, vamos listar as principais características.

Objetivo - uvas de mesa.

Isso significa que é consumido fresco. As variedades de uvas de mesa reagem à fertilidade do solo, às condições climáticas e à qualidade do cuidado. No entanto, eles são os mais populares entre os residentes de verão.

Importante! O Shakhtar é uma espécie pouco exigente, por isso é cultivada em muitas regiões.

O período de maturação das uvas do Shakhtar é meio tardio. 135 dias após o início da estação de cultivo, você pode se deliciar com lindos frutos silvestres. As variedades de maturação tardia são menos suscetíveis a doenças, são mais bem armazenadas e têm um sabor rico.

A mata do Shakhtar é poderosa, vigorosa. A videira atinge uma espessura de 3 cm, amadurece perfeitamente. Forma bem em gazebos. Dá até 80% de rebentos frutíferos, o coeficiente de frutificação da variedade é de 1,7-1,8. As mudas criam raízes com facilidade, a variedade Shakhtar tem uma excelente capacidade regenerativa.

Os troncos são cilíndrico-cônicos, a massa de um chega a 1,2 kg ou mais. O tamanho do cacho é grande. Embora sob condições de crescimento desfavoráveis, o tamanho pode diminuir simultaneamente com a massa. Dependendo da resistência do arbusto e da qualidade da polinização, os cachos das variedades apresentam uma densidade alta ou média.

A principal vantagem das uvas do Shakhtar, segundo os consumidores, são as frutas vermelhas. Eles são muito bonitos na cor azul escuro (quase preto). A massa de uma baga é de cerca de 10 g. As uvas são regulares redondas ou ligeiramente ovais, grandes até 24 mm de diâmetro. Quando maduras, as uvas têm gosto de cerejas maduras, enquanto os frutos verdes têm um sabor azedo e espinhoso. A polpa é suculenta e carnuda. Bagas com bom teor de açúcar (18 g por 100 cm3) A casca é bastante densa, mas protege a colheita da invasão das vespas e protege os frutos durante o transporte.

A capacidade de armazenamento do Shakhtar é média. As bagas são armazenadas por um período bastante curto, mas isso já é muito bom para uma variedade de mesa.
A resistência às doenças da uva é classificada como boa. Variedade O "Shakhtar" quase não é afetado pela podridão cinzenta e pelo oídio, e tem forte imunidade contra o oídio.

Resistência à geada. Hiberna normalmente sem abrigo quando a temperatura cai para -26 ° C. Se a videira estiver ligeiramente congelada, a recuperação ocorre rapidamente.

A formação de um arbusto de uva realiza-se com uma poda média de 6 a 8 olhos.

A única desvantagem do Shakhtar, notada pelos produtores, é a curta vida útil das uvas na videira. Por isso, deve-se colher imediatamente a safra, sem deixá-la nas vinhas.

Na descrição da casta Shakhtar, tais características dignas devem ser observadas:

  1. A planta necessita de polinizadores devido à presença de flores femininas. Mas, na prática, os jardineiros testemunham que as uvas são perfeitamente polinizadas por elas mesmas.
  2. A variedade não contém ervilhas.
  3. Em alguns casos, é necessário diluir os sulcos, mas o Shakhtar não sofre de sobrecarga. Portanto, pode dar uma colheita de alta qualidade mesmo com um grande número de cachos.
  4. A variedade não exige muita água e nutrição. Isso se aplica a solos com uma taxa de fertilidade média. Em terras pouco férteis, é melhor apoiar as uvas com irrigação de alta qualidade e fertilização mineral.
  5. Se os tratamentos preventivos forem realizados em tempo hábil, não há sinais de doenças nos arbustos do Shakhtar.
  6. A variedade não é danificada por pássaros, rolos de folhas e vespas.

A lista das vantagens das uvas do Shakhtar pode ser continuada, mas vamos conhecer o resto das características no processo de descrição do plantio e cuidados. E os principais parâmetros são confirmados pelo vídeo sobre a variedade:

Pousar

Mudas enxertadas compradas de uvas do Shakhtar ou mudas auto-enraizadas são adequadas para o plantio da variedade. É melhor comprar em viveiros especializados ou firmas confiáveis. Uma atenção especial deve ser dada à condição do sistema radicular e de toda a muda. É bom que as raízes das uvas sejam mergulhadas num purê de argila e bem embaladas. Nesse formulário, eles vão durar 7 dias ou mais.

Para preparar o material de plantio com as próprias mãos, as hastes são cortadas e colocadas na água. Assim que as raízes aparecem, o material de plantio é transplantado para o solo e regado regularmente. A variedade de uva Shakhtar deve ser plantada na primavera em março-abril e no outono em novembro.

Conselho! O plantio de outono é preferível, as mudas criam raízes melhor.

As principais recomendações para o jardineiro no plantio de uvas para o Shakhtar:

  1. Ao marcar a vinha, dê preferência a locais sem lençóis freáticos próximos. As raízes da variedade Shakhtar crescem principalmente em profundidade, por isso a profundidade da água não deve ser inferior a 2,5 m. Caso contrário, dê uma boa drenagem aos arbustos.
  2. O Shakhtar não impõe nenhuma exigência especial na composição do solo, mas plantar em solo preto é muito bem-vindo.
  3. Escolha mudas com raízes fortes e úmidas. Se a raiz estiver seca demais, existe o perigo de morte da muda de uva após o plantio.
  4. Antes de plantar encurte as raízes das uvas, deixando no máximo 10 cm, deixe 3 olhos no caule, retire o restante com tesoura de poda.
  5. Para uma variedade de uva de tamanho médio, deixe pelo menos 2 m na fileira entre as plantas e marque o espaçamento entre fileiras a uma distância de 2,5 m.
  6. Prepare covas de plantio com diâmetro de 0,8 me mesma profundidade. Coloque uma camada de composto no fundo, depois solo fértil e misture bem. Agora deixe o buraco por uma semana para que a terra afunde.
  7. Depois de uma semana, coloque a muda de uva no buraco, cubra com terra e regue abundantemente. Em seguida, cobertura morta.
  8. Para dar às mudas de uva do Shakhtar uma boa taxa de sobrevivência, derrame os arbustos com um agente de enraizamento. Preparações em pó e pegajosas servem.

Foto de uma muda de uva jovem do Shakhtar.

Mudas plantadas no outono, abrigo para o período de inverno do congelamento. Para o plantio de uvas no outono, é bom usar camadas. Selecione a videira inferior que está no chão. Cave uma pequena depressão (20 cm) com cerca de 0,5 m de comprimento abaixo dela, adicione húmus e coloque a videira. Cubra com terra, deixando de fora a parte de cima e 3 folhas. Regue com água (2-3 baldes). Limpe a terra, cubra o futuro arbusto antes do início do tempo frio.

Cuidado

A variedade Shakhtar dá excelentes frutos com uma manutenção mínima. Mas os parâmetros básicos de cuidado devem ser cumpridos.

Rega. Ao plantar uvas, muitos jardineiros inserem um tubo de plástico no buraco para a conveniência de regar as plantas. Se isso não for possível, você pode fazer uma depressão ao longo das bordas da cova de plantio e despejar 2-3 baldes de água a cada rega.Na primavera, para a variedade Shakhtar, não deixe de fazer uma irrigação com água, principalmente depois de um inverno com pouca neve. Na estação quente e seca, regue os arbustos semanalmente.

Top dress. Para o Shakhtar, use complexos minerais no início da estação de crescimento, antes da floração e depois da frutificação. Uma vez a cada 2-3 anos, adicione matéria orgânica ao cavar o solo na vinha. Granular "Argumina" ajuda a fortalecer a imunidade das mudas de uva, que é aplicada de acordo com as instruções.

Em processamento. Para prevenir doenças e pragas, inspecione regularmente os arbustos do Shakhtar e faça pulverizações preventivas. Use Ridomil Gold contra a propagação de infecções fúngicas na cultivar. Realize a primeira pulverização quando 3-4 folhas estiverem formadas, depois várias vezes após 10-12 dias.

Poda. Média normal para 7-8 olhos. Nas regiões do sul, podar as uvas no outono. Para evitar que as vinhas cedam, amarre-as à treliça ou estrutura da estrutura.

Nas regiões do norte, proteja a videira do congelamento.

Testemunhos

A descrição da variedade de uva do Shakhtar não estará completa sem as fotos e comentários dos jardineiros.

Galina, região de Belgorod
Embora a descrição indique que o Shakhtar precisa de polinizadores, eu polinizo a mim mesmo. Como resultado, existem até clusters muito densos. Eu processo com pouca frequência - 2 vezes por temporada. Os arbustos nunca foram atingidos pelo Oidium. Deliciosas frutas silvestres. Adoro o sabor da variedade, madura e ligeiramente verde. Diferente, mas extraordinário em todos os casos. Eu não cuido do inverno. Se a videira congelar, a colheita pode não ceder, mas se recuperará rapidamente.

Valentin, Novocherkassk
Sou um jovem viticultor. Amigos aconselhados a colocar o Shakhtar na prisão. A carga aguenta muito, não encontro doenças há 3 anos. Eles ficaram um pouco interessados ​​em bagas de vespa, mas apenas se a pele estiver danificada. Isso é raro para o Shakhtar. Usamos uvas não só frescas, mas também preparamos sucos e vinhos. Muito saboroso e saudável. A variedade é despretensiosa e grata. Não requer muito tempo e esforço.

Comentários (1)
  1. Comprei uvas para o Shakhtar no outono, plantei, e no verão ele já deu as primeiras 4 borlas, uma variedade muito gostosa, estou feliz. Estou esperando a colheita.

    26/04/2019 às 09:04
    Tatyana
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção