Contente
Criadores de todos os países onde as uvas são cultivadas estão trabalhando duro para criar variedades deliciosas - sem sementes. Um dos maiores sucessos dos viticultores americanos foi a variedade Century. Na Rússia, também é conhecido pelo nome inglês Centennial Seedless. A variedade foi cultivada na Califórnia em 1966, cruzando várias vinhas: Gold x Q25-6 (Emperor x Pirovano 75). A variedade conseguiu seu lugar no registro americano apenas 15 anos depois. Distribuímos passas ativamente desde 2010.
Uvas passas de uva meio precoces Century, de acordo com a descrição e opiniões dos jardineiros, são extremamente populares devido à sua alta comercialização e excelente sabor. Quando Yalta sediou os festivais-concursos internacionais "Sunny Bunch", a variedade foi repetidamente premiada como um dos melhores exemplos de uvas sem sementes.
Descrição
Em arbustos de uvas de tamanho médio por um século, a videira é de cor marrom escura, forte, poderosa, amadurece totalmente em uma temporada. As uvas não têm medo da carga da colheita. Os rebentos são castanho-esverdeados. Folhas quadrilobadas, medianamente dissecadas, de cor verde intenso, grandes, com pecíolos longos. Variedade com flores bissexuais bem polinizadas.
Uvas Kishmish O século agrada com numerosos cachos grandes e pouco densos, pesando entre 450 ga 1,5 kg. Em boas condições, o peso sobe para 2,5 kg. O peso médio é de 700-1200 g e o formato do cacho é cônico.
Bagas ovais de tamanho médio, 16 x 30 mm, amarelo claro ou com tonalidade verde suave. O peso dos bagos destas passas de uva é uniforme - 6-9 g Os frutos do século são cobertos por uma película fina mas densa que não racha mesmo quando demasiado madura. A pele macia e crocante é fácil de comer, e a polpa doce e suculenta proporciona o prazer da harmonia do paladar e do leve aroma de noz-moscada. O sabor da noz-moscada desta uva é mais intenso desde o início da maturação, podendo depois ser perdido. Esta característica também muda dependendo da composição do solo onde a videira é cultivada. No sul, segundo os jardineiros locais, delicadas notas de rosas-chá são sentidas nas uvas.
Os viticultores em avaliações comparam o sabor das uvas Century com as mais famosas variedade Kishmish Radiant... O conteúdo de açúcares e ácidos é de 15-16% e 4-6 g / l, respectivamente. Mesmo as pequenas sementes não são encontradas nas bagas desta uva.
Característica
Cachos atraentes de uvas passas amadurecem em 120-125 dias a partir do início da estação de crescimento, se a soma da temperatura média diária atingir 2600 graus. As Bagas do Século podem ser apreciadas imediatamente, a partir do início de setembro, ou deixadas um pouco. A densa casca não racha mesmo sob fortes chuvas, e os frutos ficam no cacho até a geada. As uvas adquirem uma rica tonalidade âmbar e acumulam açúcar. Os cachos da variedade Century não podem ser consumidos com ervilhas.
A exposição prolongada dos cachos de uvas ao sol direto não prejudica os bagos, mas afeta a casca, que fica coberta de manchas marrons ou bronzeado de um lado.
As uvas são adequadas há séculos para secar - fazendo passas doces. Para o efeito, a casta é cultivada em grande escala, pois as vinhas requerem uma manutenção mínima com uma excelente colheita das uvas.
A videira não forma enteados e, após a floração, os rebentos crescem lentamente. A variedade do sul não é particularmente resistente ao inverno, resiste a geadas até -23 0C.A variedade de passas Century é sensível a algumas doenças fúngicas.
Vantagens e desvantagens
As vantagens das uvas Kishmish Por um século, elas podem ser cultivadas em plantações em massa nas regiões do sul do país.
- Sabor agradável e versatilidade: consumo in natura e preparo de passas;
- Alto rendimento estável devido à boa polinização, volume e número de cachos;
- Excelentes propriedades comerciais e transportabilidade;
- Não há necessidade de normalizar inflorescências;
- Resistente ao mofo cinzento;
- Alta taxa de sobrevivência de estacas.
Entre as desvantagens da variedade Kishmish, o Século é chamado de:
- A necessidade de desbastar os frutos para aumentá-los;
- Vida útil curta;
- Sensibilidade ao oídio e oídio;
- Afeição pela filoxera;
- Baixa resistência ao gelo.
Crescendo
As uvas Century são plantadas no outono e na primavera em local protegido dos ventos do norte, preparando-se com antecedência a cova de plantio. As encostas norte e leste devem ser evitadas, as linhas devem ser planejadas na direção sul. As águas subterrâneas devem ser profundas, excluindo-se o alagamento da nascente do local. Passas híbridas do sul Por um século, eles cobrem o inverno.
- Em solo arenoso, um buraco medindo 0,4 x 0,4 x 0,6 m é suficiente;
- Em solos pesados, a profundidade é de até 0,7 m, o furo é 0,6 x 0,8 m;
- A drenagem é feita por baixo e, em seguida, uma camada superior de terra completamente misturada com húmus, composto e fertilizantes: 500 g cada de nitroammofoska e cinza de madeira;
- Você pode usar outra opção para o plantio de minerais: 100 g de sulfato de potássio e 150-200 g de superfosfato;
- Após o plantio, você precisa de rega abundante e cobertura morta do buraco.
Rega
As uvas Century, como apontam os jardineiros em análises, requerem irrigação no outono e na primavera para saturar o solo com umidade. Durante o período de floração, as uvas também são regadas abundantemente. A umidade após a rega é preservada com cobertura morta, o solo é regularmente solto, removido ervas daninhas.
Top curativo
Para obter safras estáveis, os viticultores devem usar fertilizantes orgânicos e minerais para a variedade Century: uma solução de fezes de aves, cinzas de madeira, o complexo Kristallon ou outros produtos multicomponentes. Vai acelerar o amadurecimento da videira "Plantafol".
Poda
Para uvas passas Durante um século, é melhor realizar uma poda longa - por 6-8 gemas, porque os olhos perto da base dos rebentos não dão frutos bem. O melhor rendimento é observado com uma carga de 35-40 botões e não mais do que 24 brotos. Após a floração, os jardineiros removem vários ramos do cacho e desbastam os frutos antes de despejar.
Tratamento
Uvas desbotadas Por um século, elas foram pulverizadas com Ridomil-Gold para doenças e o Topázio é usado 3 semanas antes do amadurecimento.
Embora a videira do século exija atenção, sua colheita excepcional vai aquecer o coração de um jardineiro experiente.
Uma videira com um nome semelhante
Os entusiastas da jardinagem devem saber que o branco é cultivado na zona central do país. uvas de mesa Novo século. É uma casta completamente diferente, em nada aparentada com a American selection vine, que dá passas. As uvas têm quase o mesmo nome, mas, de acordo com a descrição da variedade, o híbrido maduro precoce New Century foi criado na cidade ucraniana de Zaporozhye. É caracterizado pela resistência ao gelo, frutado grande e despretensioso, tendo herdado as melhores características do cruzamento das famosas variedades Arcádia e Talismã. Esta variedade também tem os nomes New Century ZSTU e FVA-3-3.
A videira do Novo Século é vigorosa, com flores masculinas e femininas, fecundas. Amadurece em 4 meses. O peso médio de um cacho é de 700-800 g, até 1,5 kg.Os bagos são redondos, ligeiramente ovais, de tonalidade verde-amarelada suave, quando bem maduros adquirem tonalidade âmbar e bronzeada na epiderme. A polpa é doce e contém 17% de açúcares. Os cachos carregam a carruagem.
Nos brotos das uvas do Novo Século, como escrevem os jardineiros nas avaliações, elas deixam 1-2 cachos, sem quebrar todas as folhas para sombreamento. A resistência à geada da videira é baixa: -23 graus, com uma cobertura leve leva -27 0C. As estacas da casta, enxertadas em uvas resistentes ao inverno, resistem a geadas prolongadas. Híbrida de uva resistente à podridão cinzenta, é afetada em pequena parte pelo oídio e oídio, principalmente na estação das chuvas. Requer pulverização adicional neste momento.