Centenário de uvas Kishmish

Criadores de todos os países onde as uvas são cultivadas estão trabalhando duro para criar variedades deliciosas - sem sementes. Um dos maiores sucessos dos viticultores americanos foi a variedade Century. Na Rússia, também é conhecido pelo nome inglês Centennial Seedless. A variedade foi cultivada na Califórnia em 1966, cruzando várias vinhas: Gold x Q25-6 (Emperor x Pirovano 75). A variedade conseguiu seu lugar no registro americano apenas 15 anos depois. Distribuímos passas ativamente desde 2010.

Uvas passas de uva meio precoces Century, de acordo com a descrição e opiniões dos jardineiros, são extremamente populares devido à sua alta comercialização e excelente sabor. Quando Yalta sediou os festivais-concursos internacionais "Sunny Bunch", a variedade foi repetidamente premiada como um dos melhores exemplos de uvas sem sementes.

Descrição

Em arbustos de uvas de tamanho médio por um século, a videira é de cor marrom escura, forte, poderosa, amadurece totalmente em uma temporada. As uvas não têm medo da carga da colheita. Os rebentos são castanho-esverdeados. Folhas quadrilobadas, medianamente dissecadas, de cor verde intenso, grandes, com pecíolos longos. Variedade com flores bissexuais bem polinizadas.

Uvas Kishmish O século agrada com numerosos cachos grandes e pouco densos, pesando entre 450 ga 1,5 kg. Em boas condições, o peso sobe para 2,5 kg. O peso médio é de 700-1200 g e o formato do cacho é cônico.

Bagas ovais de tamanho médio, 16 x 30 mm, amarelo claro ou com tonalidade verde suave. O peso dos bagos destas passas de uva é uniforme - 6-9 g Os frutos do século são cobertos por uma película fina mas densa que não racha mesmo quando demasiado madura. A pele macia e crocante é fácil de comer, e a polpa doce e suculenta proporciona o prazer da harmonia do paladar e do leve aroma de noz-moscada. O sabor da noz-moscada desta uva é mais intenso desde o início da maturação, podendo depois ser perdido. Esta característica também muda dependendo da composição do solo onde a videira é cultivada. No sul, segundo os jardineiros locais, delicadas notas de rosas-chá são sentidas nas uvas.

Os viticultores em avaliações comparam o sabor das uvas Century com as mais famosas variedade Kishmish Radiant... O conteúdo de açúcares e ácidos é de 15-16% e 4-6 g / l, respectivamente. Mesmo as pequenas sementes não são encontradas nas bagas desta uva.

Comente! Videira de raiz própria. Crescimento vigoroso ao longo de um século. Os arbustos compactos são obtidos de cipós em porta-enxertos.

Característica

Cachos atraentes de uvas passas amadurecem em 120-125 dias a partir do início da estação de crescimento, se a soma da temperatura média diária atingir 2600 graus. As Bagas do Século podem ser apreciadas imediatamente, a partir do início de setembro, ou deixadas um pouco. A densa casca não racha mesmo sob fortes chuvas, e os frutos ficam no cacho até a geada. As uvas adquirem uma rica tonalidade âmbar e acumulam açúcar. Os cachos da variedade Century não podem ser consumidos com ervilhas.

A exposição prolongada dos cachos de uvas ao sol direto não prejudica os bagos, mas afeta a casca, que fica coberta de manchas marrons ou bronzeado de um lado.

As uvas são adequadas há séculos para secar - fazendo passas doces. Para o efeito, a casta é cultivada em grande escala, pois as vinhas requerem uma manutenção mínima com uma excelente colheita das uvas.

A videira não forma enteados e, após a floração, os rebentos crescem lentamente. A variedade do sul não é particularmente resistente ao inverno, resiste a geadas até -23 0C.A variedade de passas Century é sensível a algumas doenças fúngicas.

Aviso! Esta variedade de uvas sem grainha não é tratada com giberelina (hormona de crescimento, geneticamente ausente nas uvas sem grainha), uma vez que os bagos crescem com o habitual desbaste dos ovários do cacho.

Vantagens e desvantagens

As vantagens das uvas Kishmish Por um século, elas podem ser cultivadas em plantações em massa nas regiões do sul do país.

  • Sabor agradável e versatilidade: consumo in natura e preparo de passas;
  • Alto rendimento estável devido à boa polinização, volume e número de cachos;
  • Excelentes propriedades comerciais e transportabilidade;
  • Não há necessidade de normalizar inflorescências;
  • Resistente ao mofo cinzento;
  • Alta taxa de sobrevivência de estacas.

Entre as desvantagens da variedade Kishmish, o Século é chamado de:

  • A necessidade de desbastar os frutos para aumentá-los;
  • Vida útil curta;
  • Sensibilidade ao oídio e oídio;
  • Afeição pela filoxera;
  • Baixa resistência ao gelo.

Crescendo

As uvas Century são plantadas no outono e na primavera em local protegido dos ventos do norte, preparando-se com antecedência a cova de plantio. As encostas norte e leste devem ser evitadas, as linhas devem ser planejadas na direção sul. As águas subterrâneas devem ser profundas, excluindo-se o alagamento da nascente do local. Passas híbridas do sul Por um século, eles cobrem o inverno.

  • Em solo arenoso, um buraco medindo 0,4 x 0,4 x 0,6 m é suficiente;
  • Em solos pesados, a profundidade é de até 0,7 m, o furo é 0,6 x 0,8 m;
  • A drenagem é feita por baixo e, em seguida, uma camada superior de terra completamente misturada com húmus, composto e fertilizantes: 500 g cada de nitroammofoska e cinza de madeira;
  • Você pode usar outra opção para o plantio de minerais: 100 g de sulfato de potássio e 150-200 g de superfosfato;
  • Após o plantio, você precisa de rega abundante e cobertura morta do buraco.
Atenção! A variedade de passas Century pode ser afetada pela filoxera, por isso é melhor enxertar em porta-enxertos resistentes ao parasita.

Rega

As uvas Century, como apontam os jardineiros em análises, requerem irrigação no outono e na primavera para saturar o solo com umidade. Durante o período de floração, as uvas também são regadas abundantemente. A umidade após a rega é preservada com cobertura morta, o solo é regularmente solto, removido ervas daninhas.

Top curativo

Para obter safras estáveis, os viticultores devem usar fertilizantes orgânicos e minerais para a variedade Century: uma solução de fezes de aves, cinzas de madeira, o complexo Kristallon ou outros produtos multicomponentes. Vai acelerar o amadurecimento da videira "Plantafol".

Poda

Para uvas passas Durante um século, é melhor realizar uma poda longa - por 6-8 gemas, porque os olhos perto da base dos rebentos não dão frutos bem. O melhor rendimento é observado com uma carga de 35-40 botões e não mais do que 24 brotos. Após a floração, os jardineiros removem vários ramos do cacho e desbastam os frutos antes de despejar.

Tratamento

Uvas desbotadas Por um século, elas foram pulverizadas com Ridomil-Gold para doenças e o Topázio é usado 3 semanas antes do amadurecimento.

Embora a videira do século exija atenção, sua colheita excepcional vai aquecer o coração de um jardineiro experiente.

Uma videira com um nome semelhante

Os entusiastas da jardinagem devem saber que o branco é cultivado na zona central do país. uvas de mesa Novo século. É uma casta completamente diferente, em nada aparentada com a American selection vine, que dá passas. As uvas têm quase o mesmo nome, mas, de acordo com a descrição da variedade, o híbrido maduro precoce New Century foi criado na cidade ucraniana de Zaporozhye. É caracterizado pela resistência ao gelo, frutado grande e despretensioso, tendo herdado as melhores características do cruzamento das famosas variedades Arcádia e Talismã. Esta variedade também tem os nomes New Century ZSTU e FVA-3-3.

A videira do Novo Século é vigorosa, com flores masculinas e femininas, fecundas. Amadurece em 4 meses. O peso médio de um cacho é de 700-800 g, até 1,5 kg.Os bagos são redondos, ligeiramente ovais, de tonalidade verde-amarelada suave, quando bem maduros adquirem tonalidade âmbar e bronzeada na epiderme. A polpa é doce e contém 17% de açúcares. Os cachos carregam a carruagem.

Nos brotos das uvas do Novo Século, como escrevem os jardineiros nas avaliações, elas deixam 1-2 cachos, sem quebrar todas as folhas para sombreamento. A resistência à geada da videira é baixa: -23 graus, com uma cobertura leve leva -27 0C. As estacas da casta, enxertadas em uvas resistentes ao inverno, resistem a geadas prolongadas. Híbrida de uva resistente à podridão cinzenta, é afetada em pequena parte pelo oídio e oídio, principalmente na estação das chuvas. Requer pulverização adicional neste momento.

Testemunhos

Irina Georgievna, 63 anos, Taganrog
Uvas Kishmish Temos vindo a crescer há muito tempo. Nós constantemente cobrimos para o inverno. Houve casos em que congelou, mas sempre enraizamos muitas mudas no outono. Essa variedade simplesmente não pode ser jogada fora: frutífera e de alta qualidade.
Nikolay, 56 anos, Maykop
No meu vinhedo, a variedade Kishmish Century ocupa uma fileira. Comprei no viveiro em nossos porta-enxertos. A filoxera não se surpreendeu. Mostra-se bem. Colheita abundante. Passas frescas e secas estão à venda.
Sofia, 33 anos, Cherkessk
Uvas Kishmish Eu plantei um século na frente da casa há dois anos. Estou esperando a primeira colheita. Tiramos a muda do viveiro, seguimos todas as recomendações: regamos, alimentamos com húmus, formamos uma videira e processamos. Queremos criar um arbusto forte.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção