Contente
- 1 Características e vantagens do método
- 2 Desvantagens de plantar batatas com favos
- 3 Preparação do site
- 4 Preparando tubérculos para o plantio
- 5 Plantando batatas nas cristas usando tecnologia holandesa
- 6 Cuidado e colheita
- 7 Plantando batatas nos favos da maneira clássica
- 8 Colheita e preparação do local
- 9 Conclusão
- 10 Testemunhos
Cume Plantando batatas rapidamente ganhou popularidade. Até mesmo iniciantes no ramo de jardinagem podem dominar esse método. O plantio dessa forma economiza tempo e não requer equipamentos caros. Muitos jardineiros plantam batatas desta forma há muito tempo e estão muito felizes com os resultados. Mas, para pousar corretamente, você precisa conhecer algumas das características e nuances desse método. Com a ajuda deste artigo, aprenderemos como plantar batata nas cristas, conheceremos todas as vantagens e desvantagens deste método e também veremos como cuidar bem dos canteiros.
Características e vantagens do método
Plantar batatas dessa maneira envolve uma maneira especial de preparar o solo. Manualmente ou trator de passeio cristas são preparadas em que as batatas são plantadas. Eles devem se elevar acima do solo. Isso permite que os tubérculos se desenvolvam e produzam uma safra mais generosa como resultado. Em um plantio normal, o solo comprime as batatas, o que interfere no crescimento completo. Portanto pousar as batatas nas cristas são consideradas um método mais produtivo. Claro, tem prós e contras.
Os benefícios mais importantes incluem maior produtividade e facilidade de cultivo. Como o solo não comprime as batatas, os tubérculos podem crescer sem obstáculos. Isso afeta muito a quantidade de safra colhida.
Também ficou muito mais fácil manusear as camas. Como o plantio é mais raso, o solo não precisa ser arado profundamente. Você pode simplesmente soltar a parte superior do solo e, em seguida, usar o mormo para cobrir os tubérculos com terra. Este método é especialmente valioso para o plantio de batatas em solo pesado e úmido. Uma vez que é difícil de manusear com a mão, um ajuste estriado serve perfeitamente. Além disso, se as batatas podem crescer livremente em solo solto, em solos pesados não haverá espaço suficiente. Para evitar que as batatas adoeçam com a requeima, elas precisam de uma quantidade suficiente de luz. As cristas esquentam muito melhor e, graças a isso, as batatas crescerão saudáveis e fortes.
Desvantagens de plantar batatas com favos
Uma desvantagem é que o solo nas cristas seca muito rapidamente. Especialmente em regiões com climas quentes, isso pode causar alguns transtornos. Nesses casos, você não pode prescindir da rega regular. E como geralmente se planta mais batatas do que outras safras, será necessária muita água. Essa nuance não permite que os moradores da região sul usem o método de plantio em canteiro. Na maioria das vezes, é usado em áreas com solo úmido ou em regiões frias. Claro, se for possível regar com frequência, você pode plantar batatas desta forma e em locais quentes. As plantas industriais podem equipar um sistema de irrigação automático.
Solo muito leve e quebradiço não funcionará para este método. Será muito difícil formar cristas a partir dele, porque o solo constantemente se desintegra e sofre erosão. Outra razão é que esse solo seca ainda mais rápido e os tubérculos podem simplesmente queimar ao sol.
Preparação do site
Para plantar com sucesso, você precisa preparar adequadamente o solo. Esta preparação envolve várias etapas:
- Afrouxando o solo.
- Fertilizante.
- Excluindo ervas daninhas e resíduos vegetais.
- Destruição de pragas.
Todos esses pontos são muito importantes. Somente completando-os, você poderá obter um bom resultado do seu trabalho. Também é importante ter tempo para cumprir o prazo para não iniciar o plantio da batata tarde demais. Ou, pelo contrário, comece a preparação muito cedo, quando o solo ainda não secou e não pode ser processado.
Comece o cultivo do solo afrouxando-o. Com este método de plantio, apenas a camada superior do solo precisa ser afrouxada. Se você está cavando um jardim com a mão, só precisa aprofundar a pá em 1/3 de todo o comprimento da baioneta. Após feito, é realizado o afrouxamento e nivelamento do solo. Escolha no jardim os locais para plantar tubérculos onde leguminosas como ervilha, soja e feijão cresceram no ano passado. Eles enriquecem o solo com substâncias necessárias para o crescimento da batata.
O próximo passo será a fertilização do solo. Para esses fins, você pode usar fertilizantes minerais e orgânicos. Nesse caso, o principal é saber quando parar. Um excesso de matéria orgânica pode levar à requeima e uma quantidade excessiva de fertilizantes minerais pode queimar as raízes das plantas. Os principais componentes dos fertilizantes devem ser fósforo e potássio. Escolha fertilizantes em lojas especializadas que contenham essas substâncias. Você pode usar superfosfato, nitrato de potássio, cinza de madeira e farinha de osso.
Antes de plantar tubérculos, você precisa se livrar de pragas e doenças que podem surgir no futuro. O mais perigoso para as batatas, como para muitos outros vegetais, é a requeima. Este e outros perigos podem ser evitados tratando o solo com fungicidas e pesticidas. É muito importante usar esses produtos químicos conforme as instruções para evitar contaminar ou danificar o solo.
Preparando tubérculos para o plantio
Antes do plantio, os tubérculos devem ser retirados da adega e cuidadosamente separados, todas as batatas estragadas devem ser jogadas fora. Para o plantio, apenas os tubérculos ficam sem rachaduras e falhas. Eles não devem ser letárgicos e germinados. Escolha apenas as melhores variedades com alto rendimento para plantar em seu jardim. Essa preparação é muito importante, porque ao plantar batatas inutilizáveis, você simplesmente perderá tempo e espaço no local.
Plantando batatas nas cristas usando tecnologia holandesa
Você pode plantar batatas usando o método de crista de diferentes maneiras. Existe uma tecnologia clássica e holandesa. Maneira holandesa requer mais esforço, no entanto, é considerado mais produtivo. O plantio desse método aumentará o rendimento das batatas. Para isso, é necessário observar a época de plantio e a hora de coleta da batata. Também é muito importante preparar os tubérculos para o plantio na hora certa e realizar outros robôs preparatórios.
Já com o terreno preparado, é preciso pegar os tubérculos para o plantio e plantar no solo. Além disso, as batatas são colocadas muito densamente, a 1m2 deve haver até 35 tubérculos. Quando 5 a 7 olhos aparecem nos tubérculos, eles são desenterrados e re-selecionados para a germinação.
Os tubérculos podem ser germinados ou simplesmente deixados em local aquecido. A luz solar adequada irá acelerar o processo de crescimento. Batatas germinadas são plantadas a uma profundidade de cerca de 4 centímetros. Até 35 centímetros são deixados entre os arbustos. A distância entre as fileiras deve ser de no mínimo 80 cm, depois, manualmente ou com trator manual, a terra entre as fileiras é despejada sobre os tubérculos. A altura dos favos deve ser entre 20 cm e 30 cm.
Cuidado e colheita
Este método de plantio facilita o cuidado dos canteiros. A preparação preliminar ajuda a garantir que, no futuro, você não terá que passar muito tempo no jardim. O local não precisa ser capinado e tratado com inseticidas ou fungicidas. A única coisa que o jardim precisa é de rega na hora certa.
Quando chega a hora de colher as batatas, as cristas são abertas e os tubérculos maduros são retirados. Depois disso, o solo deve ser nivelado para que seja preparado para o processamento posterior. Não se esqueça de que, como plantar de outra forma, você pode plantar batatas usando o método holandês em um lugar apenas uma vez a cada 3-4 anos.
Plantando batatas nos favos da maneira clássica
Este método é freqüentemente usado por jardineiros cujas parcelas estão localizadas em solos argilosos úmidos. Esse solo denso não permite que a batata cresça normalmente e também ameaça o desenvolvimento da requeima. Como você sabe, essa doença pode arruinar completamente a safra. Portanto, o método de plantio de cordilheira, neste caso, é uma verdadeira salvação.
Para começar, as linhas são marcadas no site. Isso é feito com barbante. É esticado onde deveria estar o meio da linha. Cada corda seguinte é puxada a uma distância de pelo menos 1 m da anterior. Mais adiante nesta corda, os tubérculos são dispostos a uma distância de cerca de 30 centímetros. O corte dos favos para o plantio da batata é feito em mormo convencional. Este método não requer o uso de equipamentos caros, portanto, está disponível para absolutamente todos.
A altura das cristas deve ser de cerca de 25-30 cm, e a largura entre as fileiras deve ser de cerca de 65 cm.O cuidado adicional consiste em regar regularmente conforme necessário. De vez em quando, será necessário restaurar as cristas simplesmente dando-lhes a forma anterior com uma enxada.
Colheita e preparação do local
Recolha as batatas à mão, simplesmente deslizando a parte superior do favo e recolhendo os tubérculos. Graças a este método, você pode colher batatas sem muito esforço físico.
Além disso, as cristas são niveladas e a grama e as folhas são colocadas no solo. Superaquecendo durante o inverno, eles serão um excelente fertilizante. No ano seguinte, é melhor plantar várias leguminosas nesta área. Isso irá restaurar a fertilidade do solo.
Conclusão
As vantagens deste método de plantar batatas superam claramente o número de desvantagens. Portanto, muitos jardineiros têm usado em seus lotes por muitos anos. Tendo visto toda a tecnologia e recursos desse método, você pode experimentar pessoalmente o quanto a produção de batatas aumentará e como será fácil cuidar dela.