Trufa de cogumelo: como saber onde ela cresce, descrição e foto

Nome:Trufa falsa
Um tipo: Não comestível

A trufa falsa, ou melanogaster de Bruma, é um cogumelo pertencente à família Pig. Seu nome deve-se a um micologista inglês que viveu no século XIX. Não é comestível. Esta espécie não tem nada a ver com trufas, pois pertence a um táxon completamente diferente. Seus parentes mais próximos são porcos.

Como são os cogumelos com trufas falsas

É um tubérculo esférico com um diâmetro de 1 a 8 cm. "Tubérculos" de formato irregular são freqüentemente encontrados. Relativamente macio ao toque. Quando compactados, eles restauram rapidamente sua forma original. Uma foto de uma trufa falsa é mostrada abaixo:

O corte mostra uma estrutura celular característica

A casca externa, ou perídio, nos cogumelos jovens é semelhante à casca de uma batata. Sua cor pode ser amarela ou amarelo-acastanhada. Conforme ele cresce, ele muda para um mais escuro. Os espécimes mais velhos podem até ficar pretos. O perídio geralmente é liso, mas também existem tipos recobertos por uma textura de malha. Em alguns casos, o perídio pode ser sentido.

A parte interna do corpo da frutificação, também chamada de "gleba", possui consistência gelatinosa. No entanto, é firme o suficiente. Em espécimes jovens, sua cor é marrom claro. Com a idade, ele escurece, tornando-se primeiro marrom escuro e depois completamente preto.

Tubérculos duplos falsos inteiros e cortados

Gleb é uma espécie de esponja cujas cavidades são preenchidas com uma substância gelatinosa. As camadas internas podem ser brancas, amarelas ou cinza.

Uma das características do falso duplo é o seu cheiro bastante agradável, com notas frutadas. Também costuma confundir os colhedores de cogumelos inexperientes, que o confundem com o verdadeiro.

Além disso, uma trufa falsa é frequentemente entendida como outro tipo de cogumelo - trufa de veado ou parga. Este é um representante de outra família - Elaphomycetes. Também não tem nada a ver com cogumelos comestíveis.

Uma característica distintiva da parga é a estrutura granular do perídio

O cogumelo tem esse nome porque é comido com prazer por veados e outros animais, por exemplo, esquilos e lebres. Seus corpos frutíferos têm até 15 cm de diâmetro e estão localizados nas camadas superiores do solo.

Onde crescem cogumelos parecidos com trufas

A variedade da trufa de cogumelo é muito extensa. O cogumelo pode ser encontrado em muitas regiões da Europa e Ásia, bem como na América do Norte. Na Rússia, é especialmente abundante na região de Novosibirsk, no Cazaquistão, cresce na região de Almaty.

Prefere florestas decíduas com solos ácidos e neutros. Menos comumente encontrado em mistos. Nas florestas de coníferas, as populações desta espécie são extremamente raras (a exceção é o já mencionado Novosibirsk).

Ao contrário de seu homônimo caro e comestível, que cresce profundamente no subsolo, esta espécie forma corpos frutíferos exclusivamente nas camadas superiores do solo. Muitas vezes pode ser encontrado bem no chão, sob uma camada de folhas caídas. Os cogumelos distinguem-se pelo amadurecimento precoce - os primeiros exemplares aparecem já no início de junho. Em meados de julho, a frutificação termina e o micélio não forma mais novos espécimes.

A trufa de rena é muito mais difundida do que a trufa falsa. Pode ser encontrada em quase todos os lugares, desde os trópicos até o subártico.

Você pode comer trufas falsas?

Formalmente, uma trufa falsa não é um cogumelo venenoso mortal. Mas você não pode comer. Seu sabor é desagradável e, mesmo em pequenas quantidades, pode causar sérios problemas. O consumo de grandes quantidades de tal "iguaria" causará graves intoxicações alimentares.Além disso, não há muitas pessoas que desejam comer glebe, mesmo após o processamento, por causa de sua aparência.

Importante! A trufa de rena também não é comestível para humanos. No entanto, em alguns países, é consumido em pequenas quantidades como afrodisíaco.

Como distinguir trufas falsas

A principal diferença entre o cogumelo original e suas falsas contrapartes é o aroma e o sabor. Mas mesmo sem experimentos gastronômicos, é possível estabelecer a pertença de um cogumelo a uma espécie particular sem problemas.

A principal diferença é que as trufas pretas ou brancas que são consumidas em profundidade (até 50 cm a 1 m) no subsolo, e todos os gêmeos falsos frutificam exclusivamente na superfície do solo. Além disso, os cogumelos comidos são duros e suas contrapartes não comestíveis podem ser facilmente deformadas pelos dedos.

A trufa original tem um corpo sólido e um perídio de grão grosso

Conclusão

A trufa falsa é um cogumelo não comestível que às vezes pode ser confundido com a trufa preta ou branca original devido ao seu cheiro. Na verdade, esta espécie pertence até a outra família. O falso duplo não é comido, pois tem um sabor muito desagradável e em grandes quantidades causa graves distúrbios gastrointestinais.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção