Trufa de março branca: comestibilidade, descrição e foto

Nome:Trufa de março branca
Nome latino:Tuber borchii
Um tipo: Comestível
Sinônimos:TrufaBlanca demarzo, Tuber albidum, Tartufo-Bianchetto
Sistemática:

 

  • Departamento: Ascomycota (Ascomycetes)
  • Subdivisão: Pezizomicotina
  • Classe: Pezizomicetes
  • Subclasse: Pezizomycetidae
  • Pedido: Pezizales
  • Família: Tuberaceae (Trufa)
  • Gênero: Tubérculo (Trufa)
  • Espécie: Tuber borchii (trufa de março branca)

 

A família das trufas consiste em numerosas espécies que diferem em aparência e valor nutricional. Os primeiros representantes incluem a trufa branca de março, que frutifica no primeiro mês da primavera. O fungo está listado em livros de referência biológica sob os nomes latinos TrufaBlanca demarzo, Tartufo-Bianchetto ou Tuber albidum.

Como é uma trufa branca de março

A espécie forma corpos frutíferos sob a camada superficial do solo. O fungo não vem à superfície. Quando a apotecia amadurece, ela aumenta e levanta o solo na forma de pequenos tubérculos. O micélio produz vários espécimes dispostos em semicírculo.

Com coleta cuidadosa, o micélio cresce e ocupa uma grande área, em um único local frutifica por vários anos, aumentando o rendimento. A trufa branca de março cresce a 10 cm de profundidade e o período de maturação é longo: a espécie levará cerca de 3,5 meses para atingir a maturidade.

Trufa madura de março com uma cor marrom escura não uniforme

As características externas do cogumelo são as seguintes:

  1. O corpo frutífero de uma trufa branca de março sem haste é coberto com peridium - uma camada de couro. Externamente, parece um tubérculo arredondado com uma superfície irregular. Os cogumelos crescem até 7-10 cm.
  2. Em espécimes jovens, a cor da apotecia é bege claro ou branco, na época da maturação, a superfície torna-se marrom-escura, não monótona com áreas escuras e sulcos oblongos. O fungo fica coberto de muco.
  3. A estrutura da polpa é densa, suculenta, escura no corte com estrias de mármore branco. Com a idade, fica solto.
  4. A camada portadora de esporos está localizada no meio do ascocarpo, os esporos maduros tornam a polpa pulverulenta e seca. O sabor dos espécimes jovens é suave, mal expresso.
Importante! Os corpos frutíferos maduros da trufa branca de março têm um cheiro repulsivo e pungente de alho.

Onde a trufa branca de março cresce?

A espécie está espalhada por todo o sul da Europa, na Rússia é coletada na Crimeia, Território Krasnodar. O principal aglomerado da trufa branca de março está na Itália. A primeira colheita é feita no final de fevereiro, o pico da frutificação ocorre nos meses de março e abril. Dependendo das condições climáticas sazonais, início da primavera e inverno com neve, a frutificação é estável e bastante longa.

O micélio está localizado a uma profundidade de 10-15 cm próximo às coníferas, parasitando o sistema radicular superficial. Menos comumente, a espécie é encontrada sob árvores decíduas. A composição do solo é calcária, arejada, moderadamente úmida.

É possível comer a trufa branca de março

O cogumelo do início de março é comestível e tem um sabor agradável. Em espécimes jovens, um cheiro de alho está presente, mas não tão pronunciado como nos maduros demais. Essa característica gastronômica não agrega popularidade à trufa branca de março.

Falsas duplas

Externamente, uma trufa italiana branca se parece com uma trufa branca de março. O valor nutricional de uma espécie semelhante é maior.

Trufa italiana branca bege ou marrom claro

Cresce na parte norte da Itália.Os corpos frutíferos são coletados em florestas decíduas sob aveleiras ou bétulas, com menos frequência o micélio está localizado perto de álamos. O ascocarpo é formado a uma profundidade de 10 cm, não vem à superfície. A espécie é bastante grande, alguns exemplares pesam até 450-500 g.

A forma é redonda, fortemente acidentada. A superfície é bege ou marrom claro. A carne no corte é vermelho-escura com uma tonalidade marrom e listras finas brancas. O sabor é delicado, o cheiro é de queijo com notas sutis e discretas de alho.

As contrapartes não comestíveis incluem cervos ou trufas de grãos.

A trufa de rena pode causar distúrbios gastrointestinais

Ao mesmo tempo, o cogumelo é um alimento químico insubstituível para veados, esquilos e outros animais. É um perídio denso e espesso com uma superfície verrucosa. A cama no solo é rasa - até 5-7 cm. O corpo do fruto é raso - 1-4 cm.

O micélio está localizado em florestas de coníferas, instala-se sob musgo, em solo arenoso, perto de pinheiros e, menos frequentemente, de abetos. Locais de cogumelos únicos são encontrados na Carélia e perto de São Petersburgo. No início do crescimento, a cor é amarelo brilhante, depois marrom escuro. A carne é cinza escura próxima ao preto, sem estrias brancas radiais.

Regras de coleta e uso

Colete as espécies brancas de março em florestas perenes sob árvores com um sistema de raízes bem desenvolvido. O micélio está localizado em áreas abertas e secas entre a grama. Na área de formação de tais locais, a vegetação será fraca, os ascocarpos absorvem ativamente os nutrientes do solo. Frutificando nas mesmas áreas há vários anos.

A espécie começa a formar corpos frutíferos em dezembro, em março amadurecem e formam pequenos tubérculos na superfície. A principal tarefa é não danificar o micélio durante a coleta. Pode haver cerca de sete cópias em um só lugar. Se um cogumelo for encontrado, certamente haverá outros por perto, possivelmente de tamanho menor, para que não se projetem acima do solo.

A espécie do início de março não dá uma grande colheita, é muito raramente usada para a colheita de inverno. Embora seja bastante adequado para esse processamento. Usado como complemento de um acompanhamento, prepare o primeiro prato. Esprema o óleo dos corpos frutíferos e adicione às receitas. Os cogumelos secos são transformados em pó para se obter uma especiaria perfumada.

Conclusão

A trufa branca de março é rara na Rússia, o cogumelo comestível tem um sabor agradável e um cheiro pronunciado de alho. Forma micorriza principalmente com coníferas. Frutificação precoce, forma pequenos grupos de 4-7 espécimes, que estão sob a camada superficial do solo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção