Contente
A trufa negra de inverno é um representante comestível da família das trufas. Cresce no subsolo em bosques de bétulas. Começa a frutificar de novembro a fevereiro, em regiões de clima quente. Devido ao seu aroma agradável e polpa delicada, o cogumelo é utilizado cru na culinária.
Como é uma trufa negra de inverno
A trufa negra de inverno tem corpo frutífero tuberoso, irregularmente arredondado. O tamanho pode ser de 8 a 20 cm, sendo a superfície coberta por protuberâncias tireoidianas ou poligonais. Em espécimes jovens, a pele é de cor púrpura escura, à medida que cresce, torna-se preto profundo.
A carne das espécies juvenis é de um branco puro, com a idade adquire uma cor cinza violeta com um padrão de mármore pronunciado. A massa de um espécime adulto atinge um quilograma ou mais.
Onde cresce a trufa negra de inverno
Este habitante da floresta forma micélio nas raízes de bétula, carvalho, aveleira e tília. Frutifica de novembro a março, em regiões com invernos quentes. Ele pode ser encontrado no território da Crimeia e da Ossétia do Norte.
É possível comer uma trufa negra de inverno
Este tipo é considerado uma iguaria. A polpa apresenta um delicado aroma a nozes. Mas como o cheiro é menos pronunciado do que o de uma simples trufa negra, o valor nutricional deste espécime é um pouco menor.
O cogumelo tem propriedades benéficas e contra-indicações. Traços positivos:
- melhora o processo metabólico;
- reduz o açúcar no sangue;
- remove o colesterol ruim e toxinas;
- melhora a motilidade intestinal e o trabalho do sistema endócrino.
A trufa negra de inverno é contra-indicada:
- crianças menores de 12 anos;
- mulheres grávidas e lactantes;
- pessoas com úlcera péptica e reações alérgicas.
Falsas duplas
Este morador da floresta tem irmãos semelhantes. Esses incluem:
- O preto. Um visual gourmet valioso. O corpo do fruto é preto, a polpa é clara no início, depois torna-se roxo escuro. Devido ao seu agradável sabor e cheiro de noz amarga, é consumido fresco.
- Verão - um representante comestível do reino do cogumelo que cresce na Rússia de julho a novembro. O corpo do fruto é castanho escuro ou preto. A polpa aromática é leve, com um padrão característico de mármore. O sabor é de nozes, adocicado.
- Borgonha ou outono - uma espécie valiosa e deliciosa que cresce de setembro a janeiro. O corpo tuberoso arredondado é de cor negra, a polpa é castanha clara com um padrão característico de mármore, sabor a chocolate e aroma a nozes. Como o cogumelo não tolera tratamento térmico, é usado fresco.Acompanha bem carnes, peixes, aguardentes e frutas.
Regras de coleta e uso
Coletar trufas não é uma tarefa fácil, pois os cogumelos estão localizados no subsolo e, sem certas habilidades, são difíceis de encontrar. Freqüentemente, os catadores de cogumelos levam um porco ou um cão especialmente treinado como assistente. Um porco sente o cheiro de trufas a uma distância de 25 metros e, quando um micélio é encontrado, começa a cavar o solo para pegar seu petisco favorito.
Os cogumelos são recolhidos à noite, os insetos amarelos podem servir de guia. Eles voam sobre áreas de cogumelos em grande número e colocam larvas no corpo de frutificação.
A trufa negra de inverno encontrou ampla aplicação na culinária, medicina e cosmetologia. Devido ao alto custo, o cogumelo raramente é usado na culinária do dia a dia. Nos restaurantes, é adicionado in natura a pratos de carne e peixe, é utilizado em saladas e fatias.
Na medicina popular, o cogumelo é usado:
- para o tratamento de doenças oculares;
- com gota, artrose e artrite;
- como um poderoso afrodisíaco.
Em caros salões de beleza, o cogumelo é usado para preparar máscaras que iluminam a pele e removem sua pigmentação. Além disso, a trufa combate as rugas, suaviza a pele e melhora o contorno do rosto.
Conclusão
A trufa negra de inverno é um cogumelo comestível e delicioso. Devido ao seu agradável aroma e sabor a frutos secos, é adicionado a pratos de carne e peixe. Mas como o preço por ele é muito alto, é preciso conhecer as especificidades do cogumelo, o local e as regras de coleta, ver fotos e vídeos.