Contente
A trufa negra russa é um representante comestível da família das trufas, pertence aos cogumelos marsupiais e é um parente próximo dos cogumelos. Ele pode ser encontrado no sul da Rússia, nas regiões de Leningrado, Pskov, Moscou. Para preparar um delicioso prato de cogumelos, é preciso conhecer as características externas e estudar as regras de coleta.
Qual é a aparência de uma trufa negra russa?
Para ter uma ideia de como é uma trufa russa de verão, você precisa se familiarizar com os dados externos, ver fotos e vídeos. Características da espécie:
- o cogumelo tuberoso tem uma forma irregular;
- o tamanho de um espécime adulto é de pelo menos 10 cm;
- a superfície é sulcada, preta, azulada ou marrom escura;
- a polpa é densa, torna-se solta à medida que cresce;
- a cor é cinza-amarelado ou marrom-ocre;
- um padrão de mármore é claramente visível no corte;
- o sabor é doce, de nozes;
- o aroma é intenso, às vezes se compara ao cheiro de algas ou folhas caídas.
A reprodução ocorre por esporos ovais, localizados em um pó marrom-ocre.
Onde cresce a trufa negra de verão
A trufa negra russa dá frutos durante a estação quente. Nas regiões do sul, cresce até meados de novembro. O corpo do fruto está localizado no subsolo, a uma profundidade de 15-25 cm, prefere as florestas caducifólias, cresce em exemplares individuais ou em pequenos grupos.
As principais regiões de frutificação frequente e abundante são a costa do Mar Negro do Cáucaso e a Crimeia. Em cópias avulsas, a trufa negra de verão pode ser encontrada nas regiões de Leningrado, Pskov, Belgorod e Moscou.
É possível comer trufa negra de verão russa
Este representante do reino da floresta é comestível. Devido ao seu aroma forte e agradável, é frequentemente adicionado a vários pratos. Mas como ela cresce no subsolo e é difícil de encontrar, o preço é muito alto. Portanto, para que a caça de cogumelos seja eficaz, você precisa conhecer as regras de coleta.
Falsas duplas
O cogumelo do verão negro tem uma semelhança com a valiosa trufa gourmet Perigord. Características distintivas:
- o corpo arredondado da frutificação é profundamente preto;
- a polpa é densa, carnuda;
- em espécimes juvenis, o padrão de mármore é cinza claro, tornando-se preto e roxo à medida que cresce;
- o sabor é de nozes amargas, o aroma é agradável, rico.
Regras de coleta e uso
Coletar trufas é um trabalho difícil e difícil, já que este representante do reino da floresta cresce no subsolo. Portanto, para que a caça aos cogumelos seja bem-sucedida, os catadores de cogumelos levam um cachorro ou porco especialmente treinado para ajudar. Animais, sentindo o cheiro, começam a cavar o solo, e o catador de cogumelos só pode desenterrar a presa encontrada.
A trufa negra de verão é considerada uma iguaria.Antes de cozinhar, o corpo do fruto é cuidadosamente limpo do solo com uma escova. Como a espécie não tolera tratamento térmico, o cogumelo é cortado em pratos finos ou aparas e colocado em um prato quente preparado. Após o aquecimento, a polpa começa a apresentar um aroma a nozes, conferindo ao alimento um sabor picante.
O cogumelo é usado para fazer patês, molhos, recheios de tortas. As trufas também complementam perfeitamente pratos de carne, peixe e marisco. Para preservar a frescura e o aroma por muito tempo, a colheita dos cogumelos pode ser congelada e conservada em conhaque.
Este morador da floresta tem propriedades úteis. Ajuda:
- com gota;
- durante a depressão;
- com doenças oculares.
Esta espécie não tem contra-indicações. A única exceção é a intolerância individual.
Conclusão
A trufa negra russa é uma espécie rara de iguarias. A coleta é realizada à noite e, para que a caça aos cogumelos seja bem-sucedida, os coletores de cogumelos geralmente levam consigo um cão especialmente treinado. Devido ao seu sabor e cheiro agradáveis de nozes, as trufas são usadas para preparar vários pratos.