Contente
Marsh russula é um cogumelo comestível da família russula. Este é um representante típico da família que justifica totalmente o seu nome - cogumelos jovens podem ser comidos com tratamento térmico mínimo. A área do fungo é muito extensa, mas dentro da área o fungo não pode ser chamado com freqüência - a necessidade de uma grande quantidade de umidade limita sua ampla distribuição. Outro nome para esse representante dos Syroezhkovs é float. A seguir, a russula do pântano será descrita, uma foto e uma descrição deste cogumelo será dada.
Onde crescem os russules do pântano
A russula pantanosa é comum na zona climática temperada do hemisfério norte. Eles podem ser encontrados na Eurásia e na América do Norte.
Na maioria das vezes, a russula do pântano cresce em florestas de coníferas, pois entra em simbiose com o sistema radicular do pinheiro. Em alguns casos, forma micose com as raízes de cedro-anão ou lariço. Ela prefere zonas úmidas, então as colônias mais numerosas desse fungo são encontradas em florestas úmidas e ao longo das margens dos pântanos.
Além disso, o flutuador pode estar presente em grandes quantidades em vários pântanos de turfa e até mesmo em solos arenosos (desde que seja suficientemente húmido e aí cresçam pinheiros).
Raramente é encontrado em florestas mistas; em florestas decíduas, é quase impossível encontrar um pântano russula.
Qual é a aparência de Marsh Russula?
A aparência da russula do pântano corresponde a um representante típico da família russula. Seu corpo de frutificação consiste em uma grande capa e uma haste reta e relativamente longa.
O chapéu tem um diâmetro de 5 a 15 cm. Tal como acontece com todos os russules, é inicialmente esférico, mas com a idade torna-se plano com uma área deprimida no meio. A borda do boné é uniforme, mas, ao contrário de muitos membros da família, não é levantada, mas ligeiramente abaixada. Outra característica da bóia é o muco na pele da tampa.
A cor do chapéu pode ser de duas opções: vermelho vivo ou laranja-avermelhado. O meio deprimido pode ter uma tonalidade marrom ou amarela escura. Em alguns casos, toda a tampa é coberta por grandes manchas ocres. A pele é facilmente removida da tampa.
Isso geralmente ocorre em áreas sombreadas ou onde o nível de acidez do solo é muito baixo.
A perna pode ter até 100 mm de comprimento. Seu diâmetro é de 10 a 30 mm. Tem forma cilíndrica nos cogumelos adultos e ligeiramente inchada na base nos jovens. Na maioria dos casos, existe uma cavidade com diâmetro de 5 a 10 mm no centro da haste. O caule ligeiramente brilhante é branco nos corpos dos frutos jovens e branco-rosado nos mais velhos.
Himenóforo lamelar, padrão para russula. As placas do himenóforo são largas e bem aderidas ao pedículo. Em alguns casos, eles têm uma borda recortada; às vezes se ramificam no meio. A cor das placas é branca, passando para amarelo à medida que amadurece.As extremidades externas das placas às vezes têm uma cor de tampa. Os esporos são amarelos claros.
É possível comer russula do pântano
Como a maioria dos membros da família russula, os russules do pântano não são venenosos. Eles podem ser comidos de várias maneiras - desde salgados e fritos a cozidos e cozidos.
Saborear as qualidades da russula do pântano
De acordo com a classificação culinária, o carro alegórico pertence à segunda categoria de comestibilidade. É considerado um cogumelo bom e saboroso. Ela não tem cheiro e sabor desagradáveis.
O tratamento térmico praticamente não altera o sabor da bóia e a consistência da polpa do corpo do fruto.
Benefício e dano
O benefício da russula do pântano é que eles são capazes de reabastecer rapidamente as forças do corpo e nutri-lo com uma ampla gama de nutrientes. Os russules Marsh são especialmente ricos em proteínas e também possuem um alto teor calórico, portanto, podem ser recomendados para uso nas seguintes condições:
- cansaço;
- fraqueza;
- exaustão;
- excesso de trabalho;
- anemia;
- deficiência de vitaminas.
Os danos da russula do pântano se manifestam principalmente quando são usados sem controle. Os cogumelos são um alimento muito difícil de digerir, portanto, para evitar consequências desagradáveis, recomenda-se limitar a quantidade de seu uso.
Não é recomendado o uso de swamp russula para mulheres grávidas, mães que amamentam e crianças menores de 5 a 6 anos de idade.
Regras de coleta
A russula do pântano é colhida de junho a setembro. A coleção inclui cogumelos que têm uma capa deprimida ou esférica com uma pele inteira.
Corpos de frutificação velhos, que apresentam lesões na pele e um himenóforo amarelo, não são recomendados para coleta, pois além de serem vermifugados, possuem um sabor amargo que não desaparece com o tratamento térmico.
O cogumelo é cortado na base do caule.
Falsos duplos de pântano russula
Marsh russula pode ser facilmente confundida com outros membros da família, que possuem características de sabor piores. Em primeiro lugar, esses cogumelos incluem russula preta (outro nome é fralda preta).
Este cogumelo tem o mesmo formato da bóia, sua tampa também é recoberta por uma camada de muco, e sua cor repete exatamente a cor das tampas “desbotadas” da russula do pântano.
Assim como o carro alegórico, a fralda cresce nas florestas de pinheiros e ao longo das margens dos pântanos. Este é um cogumelo comestível condicionalmente pertencente à quarta categoria de comestibilidade. Só pode ser consumido salgado. Com qualquer outro método de processamento, é praticamente intragável - tem um gosto muito amargo.
Outro duplo do flutuador é a russula ou emética picante. É também um cogumelo comestível condicionalmente, mas não é recomendado em nenhuma forma para consumo. Muita pungência e gosto residual desagradável tornam o uso desagradável, mesmo na forma salgada.
Externamente, esse tipo de russula se assemelha a um pântano, mas é praticamente desprovido de muco na tampa e sua borda é ligeiramente puxada para cima.
Além disso, o himenóforo da variedade ferrão praticamente não se ramifica, mas consiste em placas retas em todo o comprimento.
Como cozinhar a russula do pântano
O método mais simples e mais comumente usado de cozinhar russula do pântano é a salga. Os cogumelos só podem ser previamente regados com água a ferver, no entanto, recomenda-se ainda fervê-los um pouco. A receita para fazer cogumelos salgados pode ser assim:
- A russula é lavada, a pele é retirada das gorros e cortada em pequenos pedaços.
- Uma salmoura é preparada - para 1 kg de cogumelos, tome 1 litro de água e 2 colheres de sopa de sal.
- Após ferver a salmoura, os cogumelos são mergulhados nela e temperados são adicionados: algumas folhas de louro; 2-3 ervilhas de pimenta da Jamaica; 2-3 folhas de groselha vermelha ou preta; cravo-da-índia; aneto.
- Os cogumelos são fervidos em salmoura por 10-15 minutos, removendo regularmente a espuma.
- Depois disso, os cogumelos com salmoura são colocados nos frascos e bem fechados.
Depois de 2-3 dias, os russula do pântano estão prontos para comer.
Cozinhar de outras maneiras não é diferente de qualquer tipo de cogumelo comestível (por exemplo, champignon). Mas deve ser lembrado que os flutuadores requerem tratamento térmico na forma de fervura por pelo menos 20 minutos.
Conclusão
Marsh russula é um dos cogumelos mais deliciosos da família russula, vivendo em florestas de coníferas com alta umidade. O corpo de fruto desta variedade é grande e a colheita do cogumelo é relativamente fácil e rápida. O flutuador tem versatilidade no processamento, podendo ser preparado de diversas maneiras.