Contente
Os champignon têm uma aparência diferente, existem muitas variedades deles. Para reconhecer um cogumelo comestível na floresta, você precisa descobrir o que são e quais são suas características externas.
Como são os cogumelos champignon
Os cogumelos lamelares podem ser muito pequenos ou grandes em tamanho - de 3 a 25 cm de diâmetro da tampa. O boné champignon em si é sempre maciço, redondo e ovóide em uma idade jovem, mas depois se endireita e se achata. A sua superfície é lisa ou ligeiramente escamosa, a cor dos corpos frutíferos das diferentes espécies varia do branco ao castanho e castanho.
Na parte inferior da tampa existem placas, brancas em tenra idade, que tornam-se rosadas e escurecem com o amadurecimento. O caule dos cogumelos é denso e regular, por vezes solto e oco, com um anel de uma ou duas camadas, os restos da colcha.
No intervalo, os frutos são brancos e com aroma pronunciado a anis ou cogumelo. Quando exposta ao ar, a polpa geralmente assume uma coloração avermelhada ou amarelada.
Tipos de champignon
É comum distinguir várias variedades de champignon. Embora todos os cogumelos pertençam ao mesmo gênero, eles podem variar bastante em aparência e tamanho.
Ordinário
O tipo mais comum é um cogumelo com um pedúnculo denso de até 9 cm de altura e uma capa branca ou acinzentada convexa ou achatada. O diâmetro da tampa chega a 15 cm, a pele está seca, pode ser facilmente removida na hora da limpeza.
A polpa do cogumelo é densa e branca, tornando-se rosada quando quebrada. A espécie comum é completamente comestível e adequada para qualquer uso alimentar, e geralmente cresce em terras férteis em áreas abertas.
Campo
O fungo cresce principalmente em pastagens e gramados, bem como em clareiras florestais. O chapéu do champignon na idade adulta é aberto, até 15 cm de largura e sedoso ao toque. O cogumelo é de cor esbranquiçada ou acinzentada, eleva-se 12 cm acima do solo e apresenta placas rosadas na parte inferior da tampa.
A espécie campestre apresenta polpa cortada de cor branca e amarelada com sabor e cheiro agradáveis. O cogumelo cresce de maio até a primeira geada, você pode usá-lo em qualquer forma.
floresta
Ao contrário da maioria dos cogumelos, os cogumelos da floresta não crescem em áreas abertas, mas na floresta. Basicamente, o cogumelo pode ser encontrado em florestas de abetos, às vezes em plantações mistas. Sua altura é de 5-10 cm, a largura do gorro é em média 10 cm. Este último no cogumelo da floresta na idade adulta é marrom-acastanhado, com grandes escamas escuras.
Uma característica distintiva das espécies florestais é que sua polpa leve rapidamente fica vermelha quando cortada. O cogumelo é totalmente comestível.
Augustow
Esta espécie é uma das maiores em tamanho de todos os champignon. Em corpos de frutificação adultos, o diâmetro da capa pode chegar a 20 cm. A espécie cresce em florestas de coníferas e mistas. Não é comum, mas é fácil reconhecê-lo pelo seu chapéu aberto amarelo claro ou laranja escuro com escamas marrons.
O cogumelo de agosto tem a cor da polpa branca, tem um leve cheiro de amêndoa e é comestível. Cresce nas florestas de agosto a meados do outono.
Champignon de bernard
O fungo pertence à categoria de raros e cresce principalmente na Ásia Central, em solos desérticos. As tampas dos corpos frutíferos são prostradas na idade adulta e convexas em uma idade jovem, relativamente pequenas - até 10 cm. O cogumelo aumenta de altura em 6-8 cm.
A cor da casca dos corpos de fruto é geralmente branca com uma tonalidade rosada ou marrom. A carne no corte é branca, mas fica rosa quando exposta ao ar. Os corpos de fruto são adequados para consumo humano.
Champignon Beneša
Na natureza, a espécie é rara, mas você pode encontrá-la nas florestas, tanto coníferas quanto decíduas. O cogumelo tem a capa carnuda aberta acastanhada com um tubérculo rombudo, de até 10 cm de diâmetro.As placas dos corpos dos frutos são inicialmente rosadas, tornam-se marrons com a idade, o caule é branco e cilíndrico.
O champignon comestível Beneša é branco no corte, mas fica vermelho depois. Você pode comer o cogumelo, inclusive cru.
Jardim
Principalmente esta espécie é cultivada industrialmente, mas às vezes é encontrada em condições naturais - em jardins, nos campos e em montes de composto. O diâmetro do cogumelo normalmente não ultrapassa os 8 cm, no caule sobe até 10 cm A capa do corpo da frutificação pode ser branca ou marrom, lisa no centro e ao longo das bordas.
A polpa do cogumelo é suculenta, torna-se rosada no corte. As qualidades comestíveis são altamente avaliadas.
Elegante
Uma espécie bastante rara que cresce em prados e clareiras. O diâmetro da tampa não ultrapassa 3,5 cm e a altura é de apenas 3 cm Os corpos frutíferos em miniatura são de cor amarelo-acinzentada com uma tonalidade rosada, as tampas são secas e opacas. Os pratos nos frutos de cogumelos jovens são rosa, enquanto nos adultos são castanho-avermelhados.
O cogumelo pode ser reconhecido pelo seu cheiro pungente de anis, após o processamento é muito saboroso e é usado ativamente para fins culinários.
Esporo grande
Uma espécie bastante comum cresce principalmente em prados em solos férteis. Em altura pode chegar a 10 cm, a tampa às vezes cresce até 25 cm de largura. A superfície do gorro é seca, coberta por escamas largas, a pele é de cor esbranquiçada.
Se você quebrar um champignon de esporos grandes, sua carne ficará branca, mas rapidamente ficará vermelha no ar. Um cheiro característico de amêndoa-amônia emana da polpa.
Coppice
A espécie é relativamente pequena - até 10 cm de largura, mas também pode subir até 10 cm de altura.A copa do champignon é branca ou cremosa, prostrado-convexa e quase sem escamas. A polpa densa e fina tem odor de anis e, ao entrar em contato com o ar, torna-se amarelo-laranja.
O caule do fruto do cogumelo é fino e oco e geralmente mantém um anel branco perceptível. As espécies comestíveis crescem principalmente em florestas.
Como os cogumelos crescem na floresta
Champignon de todos os tipos se sente mais confortável em temperaturas moderadas. De boa vontade, os cogumelos começam a crescer a 20-23 ° C. E se no processo o clima mudar e a temperatura cair para cerca de 14 ° C, os cogumelos revelam-se especialmente bonitos e fortes.
Como a maioria dos cogumelos, os cogumelos preferem umidade elevada.Você pode encontrá-los em florestas e campos logo após fortes chuvas, pois a umidade no nível de 75-95% cria as condições ideais para seu crescimento.
Como o micélio do cogumelo está localizado no subsolo raso, a umidade natural o atinge muito rapidamente e os frutos do cogumelo começam a crescer. Deve-se ter em mente que as condições correspondentes para o crescimento são criadas justamente por chuvas prolongadas. Um aguaceiro curto ou uma chuva leve não contribuem para a germinação dos cogumelos, uma vez que não terão tempo para saturar o solo com umidade.
Quantos cogumelos crescem
Em média, o crescimento dos corpos frutíferos leva cerca de 3-6 dias, este é o tempo que leva para os cogumelos atingirem o tamanho médio. Os corpos de fruto atingem seu tamanho máximo 12 dias após a emergência acima do solo. O crescimento provavelmente ocorre nos primeiros dias, até 1,5 cm por dia, após o qual a taxa diminui ligeiramente. Um champignon adulto pode, em média, pesar cerca de 200 g.
Curiosamente, em climas quentes e secos, os cogumelos envelhecem muito mais rápido; é melhor coletá-los no meio de seu ciclo de vida. Mas no outono, com o início das chuvas e do frio, os corpos frutíferos mantêm a elasticidade e o frescor por mais tempo. Portanto, os maiores espécimes adequados para o consumo alimentar podem ser encontrados precisamente no período de outono.
Onde os cogumelos crescem na natureza
Champignon é um cogumelo muito difundido em todo o mundo. Você pode conhecê-lo em toda a Europa, na Inglaterra e nos países escandinavos, no continente americano. Os cogumelos crescem nas regiões do sul - na Ásia Central, na Crimeia, nas estepes e até mesmo em regiões desérticas.
Os cogumelos comestíveis podem ser encontrados em quase todos os lugares, em solo bem fertilizado e rico em compostos orgânicos. Os frutos do cogumelo crescem em hortas e pastagens, em pântanos e ao longo de estradas. Às vezes dá para vê-los até na cidade, embora não sejam adequados para a colheita neste caso, na cidade a polpa pega muitas toxinas.
Onde os cogumelos crescem na Rússia
No território da Rússia, os cogumelos podem ser encontrados em quase toda parte, o cogumelo não é raro. Em particular, os seguintes locais frutíferos, que são muito populares entre os colhedores de cogumelos, podem ser nomeados:
- Uma floresta perto da aldeia de Saburovo, perto de Opalihi, e uma floresta perto da estação Nakhabino, na região de Moscou. Estes locais são de particular interesse para os apanhadores de cogumelos, uma vez que aqui pode ser colhida uma grande quantidade de cogumelos em cada época.
- Região de Sverdlovsk nos Urais. De acordo com catadores de cogumelos experientes, muitos tipos de cogumelos comestíveis crescem nas florestas pantanosas locais e podem ser coletados em cestos inteiros.
- Na faixa do meio, boas colheitas de champignon são observadas nas regiões de Astrakhan e Volgogrado. Se você crescer nos prados e florestas mistas dessas áreas, poderá colher muitos corpos frutíferos comestíveis durante a estação de frutificação máxima.
- Champignons também crescem na Sibéria. Em particular, eles podem ser coletados na região de Barnaul e no território de Krasnoyarsk, e locais férteis são encontrados perto de Novosibirsk.
Quando os cogumelos crescem
A temporada de champignon começa no final da primavera - os primeiros cogumelos das primeiras espécies aparecem em maio. No entanto, na primavera e no início do verão, os corpos frutíferos não crescem muito abundantemente. A temporada de frutificação em massa começa em julho e agosto, após o qual você pode colher cogumelos em grandes quantidades até novembro.
Quando você pode colher cogumelos
É melhor procurar cogumelos em florestas e prados durante a segunda onda de frutificação - de julho a agosto. Recomenda-se escolher dias cerca de uma semana após chuvas fortes. Durante este tempo, os corpos frutíferos têm tempo para amadurecer adequadamente, mas ainda não envelhecem nem escurecem.
Eles continuam a colher champignon até outubro. Você pode encontrar cogumelos comestíveis mais tarde, antes da primeira geada e neve. Mas uma descoberta tão tardia será a exceção e não a regra: é melhor ir em busca de propósito no clima quente de outono.
Como escolher champignon corretamente
Os cogumelos são muito populares devido ao fato de que a maioria das espécies são absolutamente comestíveis. Eles podem ser consumidos com segurança, mesmo crus. Mas é por isso que, ao coletar corpos frutíferos, é preciso escolher os locais mais ecológicos. Como qualquer cogumelo, o champignon acumula facilmente toxinas do solo e precipita-se durante o processo de crescimento. Se cogumelos contaminados forem coletados, após processamento mínimo, eles podem levar ao envenenamento.
Regras de coleta:
- Recomenda-se coletar champignon diretamente com muito cuidado. Perto do corpo de frutificação adulto, rudimentos em miniatura de cogumelos jovens geralmente crescem.
- Se você arrancar o champignon do solo sem cuidado, pode danificar o micélio e isso levará à morte dos cogumelos em germinação.
- Para retirar o corpo da fruta do solo de acordo com as regras, é necessário pegá-lo com cuidado pela perna e começar a girar no sentido horário ou anti-horário. O champignon é então desenroscado do micélio e o próprio micélio permanece intacto.
Freqüentemente, os colhedores de cogumelos usam uma faca afiada para cortar rapidamente o corpo do fruto do caule sem danificar o micélio. Porém, no caso do champignon, isso não pode ser feito, o "cânhamo" restante impedirá o crescimento de cogumelos pequenos.
Conclusão
Os champignon nem sempre têm a mesma aparência, mas existem características comuns em sua estrutura. O reconhecimento destes cogumelos é bastante simples se conhecermos os locais de colheita e a época da principal frutificação.