Contente
Cogumelos pretos sob o chapéu podem ser comidos se o escurecimento não estiver associado à deterioração. Existem várias opções para explicar por que ocorre o escurecimento. No entanto, se você não tiver certeza da comestibilidade do produto, é melhor jogá-lo fora.
Por que os champignon ficam pretos
O champignon jovem fresco tem uma aparência branca atraente, uma cabeça brilhante com um tom fosco. Os cogumelos mudam durante o armazenamento. 100% deles podem ser consumidos nas seguintes condições:
- A cor branca é preservada. Digamos rosa, mas não amarelo.
- A pele do gorro tornou-se aveludada ou lisa, mas não há manchas amarelas em sua superfície.
- Um filme inteiro é preservado na área entre a perna e o boné.
- Os pratos de cogumelos são densos, não friáveis, têm uma tonalidade rosada.
- O corte da perna escureceu ligeiramente, mas não muito enegrecido.
- Após a inalação, um agradável aroma de cogumelo é sentido.
Todos esses sinais são inerentes a corpos de fruto jovens recém-cortados. Quando os champignon escurecem sob o chapéu, é impossível falar em 100% de sua comestibilidade. Aqui você precisa lidar com o motivo.
O vídeo mostra um exemplo de identificação de um cogumelo venenoso entre os cogumelos:
Por que os champignon têm placas pretas sob o chapéu
Ao comprar cogumelos jovens frescos, o consumidor vê corpos brancos perfeitamente inteiros. Se o produto ficar na bancada por muito tempo, uma camada preta contendo esporos torna-se visível sob a tampa. Imagem semelhante pode ser observada quando o produto adquirido fica na geladeira em casa.
Não há nada de errado com os pratos pretos, apenas os cogumelos estão maduros. Quando chega a hora, o chapéu se abre. Uma camada lamelar contendo esporos aparece abaixo dela. Também amadurece e adquire uma cor escura. Quando esses cogumelos são pretos por dentro, é normal que eles sejam seguros para comer, mas somente após tratamento térmico.
O uso de cogumelos da floresta antigos, nos quais a camada de esporos se tornou muito preta, certamente terminará em envenenamento.
Por que os champignon são pretos por dentro
Os cogumelos raramente acabam na mesa imediatamente após a colheita. Os corpos de fruta cultivados artificialmente são armazenados por um certo tempo nas prateleiras das lojas. Se a safra é colhida na floresta, ela fica na cesta por algum tempo. Em qualquer caso, o produto ficará preto, mas apenas ligeiramente. O processo está associado à oxidação do corpo no ar. Os espécimes pretos precisam ser quebrados ou cortados para garantir que sejam comestíveis. Se o corpo reteve sua elasticidade, o branco permanece por dentro, então esses cogumelos são adequados para comer.
Quando todo o corpo da frutificação ficou preto, principalmente no setor, o sinal já indica a impossibilidade do cogumelo. Atenção também é dada às placas pretas. Se a camada que contém os esporos for muito preta, úmida ao toque, e emitir um cheiro desagradável de mofo, esse champignon é perigoso.
Por que os champignon ficam pretos quando fritos
Os colhedores de cogumelos inexperientes ficam alarmados com o fato de que os corpos de fruta completamente brancos ficam pretos durante a fritura. Você não deve se apressar em jogá-los fora se tiver 100% de certeza de que os cogumelos são todos frescos e, na verdade, são cogumelos.
O escurecimento é um processo normal para qualquer cogumelo tratado termicamente. Os corpos frutíferos contêm carbono. Após a exposição a altas temperaturas, ocorre um processo de escurecimento natural. O principal é que os cogumelos frescos não ficam pretos antes de serem fritos e tudo é branco.
Por que os champignon escurecem após o descongelamento
Uma maneira de armazenar cogumelos é congelá-los. Freqüentemente, o produto está na geladeira da loja. Se a temperatura estiver muito baixa, ou os corpos de fruta foram armazenados em uma embalagem sem lacre, eles ficarão ligeiramente pretos após o descongelamento. Em geral, quando os cogumelos ficam pretos na geladeira, você pode comer sem medo se os seguintes sinais estiverem ausentes:
- após a descongelação, apareceu um muco pegajoso;
- grandes manchas pretas apareceram na tampa;
- a camada negra contendo os esporos ficou preta e começou a apodrecer;
- um cheiro ruim apareceu.
O aparecimento dos sinais listados indica a deterioração do produto congelado.
É possível comer champignon escurecido
Mudar a cor do cogumelo durante o armazenamento é normal. No entanto, se ficar preto, você precisa descobrir se é seguro e o que o causou.
É possível comer champignon com pratos pretos
A comestibilidade dos corpos frutíferos com uma camada negra contendo esporos é avaliada por vários fatos. Primeiro, você precisa ter certeza de que esses cogumelos são realmente cultivados em condições ecologicamente limpas. Em segundo lugar, é necessário analisar o quanto as placas ficaram pretas. Se o muco ou um mau cheiro já se formaram sob a tampa, a camada portadora de esporos tornou-se negra e acre, então os corpos dos frutos não podem ser comidos.
Você pode comer cogumelos com pratos pretos com segurança se eles estiverem ligeiramente escurecidos, e isso se deve ao amadurecimento dos cogumelos. Esses corpos frutíferos são cozidos por 40 minutos. É aconselhável fritar ainda.
É possível comer champignon escurecido
Se não apenas as placas, mas toda a polpa ficaram pretas, você precisa descobrir a profundidade do processo. Quando armazenado por muito tempo, a pele pode ficar ligeiramente preta, o que é considerado normal. Se no intervalo os cogumelos porcini emitem um aroma agradável, são comestíveis, mas após tratamento térmico.
Cogumelos que ficaram pretos como resultado de armazenamento impróprio ou de longo prazo não devem ser consumidos com os seguintes sintomas:
- apareceu um mau aroma específico;
- a pele ficou pegajosa, uma reminiscência de muco;
- mofo ou podridão atingiu as placas pretas;
- grandes manchas pretas apareceram na superfície da tampa.
Quando pelo menos um sinal aparece, os cogumelos são jogados fora.
Os cogumelos podem ser comidos crus se estiverem escuros?
Os colhedores de cogumelos experientes preferem comer cogumelos crus, considerando-os úteis. Eles estão certos. A composição do champignon cru contém muitas vitaminas, aminoácidos e outros oligoelementos que são úteis para o trabalho do corpo. O corpo frutífero não contém gorduras prejudiciais ao corpo e a alguns órgãos internos de uma pessoa. A fibra natural tem um efeito benéfico no sistema digestivo.
Apenas corpos de frutos perfeitamente brancos sem escurecimento visível podem ser comidos crus. É ideal consumir espécimes jovens imediatamente após o corte.
Se os cogumelos estiverem escurecidos, eles podem ser cozidos
Corpos de frutificação ligeiramente descoloridos são considerados adequados para cozinhar. Não importa se os cogumelos são escuros sob o chapéu ou na superfície. O principal é que eles são elásticos, brancos por dentro e exalam um aroma de cogumelo. Além disso, você precisa saber o prazo de validade. Não deve exceder três dias (exceto para congelamento).
Ferva os cogumelos por pelo menos 10 minutos. Em caso de dúvida, é melhor aumentar a duração da cozedura para 40 minutos. O tratamento térmico adicional na forma de fritura ou guisado só terá benefícios.
É possível ser envenenado com champignon escurecido
É importante notar o fato de que, se usado incorretamente, até cogumelos frescos podem ser envenenados. O produto é pesado para o estômago, contra-indicado em crianças, idosos e pessoas com doenças gastrointestinais.
Se os corpos dos frutos ficaram pretos, a probabilidade de envenenamento já está aumentando com o tratamento térmico insuficiente. Quando sai mau cheiro do produto, aparece podridão, então o envenenamento é garantido. Você não pode correr riscos. O produto deve ser jogado fora.
Primeiros socorros
O envenenamento não pode ser tratado isoladamente. Ao primeiro sinal de náusea, dor no abdômen, aumento da temperatura, chamam um médico com urgência. Os primeiros socorros são prestados à vítima. O primeiro passo é lavar o estômago. Eles dão 1,5 litros de água fervida quente para beber, pressionam com a ponta do dedo na raiz da língua para induzir um efeito emético. O procedimento é realizado 2-3 vezes.
Para limpar o intestino, a vítima faz um enema. O procedimento é realizado de forma semelhante 3 vezes usando água fervida morna. Dos medicamentos, apenas são administrados sorventes que reduzem a intoxicação e restauram o equilíbrio hídrico. A vítima é dada a beber em porções pequenas, mas frequentes, uma decocção de rosa silvestre ou frutas secas, chá preto mal fermentado. Antes da chegada do médico, não devem ser administrados medicamentos para envenenamento, sob pena de agravamento do estado da vítima.
Conclusão
Cogumelos pretos sob o chapéu podem ser comidos com 100% de confiança em sua comestibilidade. Em caso de dúvida, é tolice colocar sua saúde em risco.
Um champignon pode crescer em uma árvore? Se o caule no corte - o miolo é escuro e ao redor dele é branco - isso é normal? Se depois de cozinhar 30min. e fritar o cogumelo é amargo - vale a pena comer?