Cogumelos da floresta: foto e descrição, comestibilidade

Nome:Cogumelo da floresta (Blagushka)
Nome latino:Agaricus silvaticus
Um tipo: Comestível
Sinônimos:Blagushka, Agaricus silvaticus, Agaricus laceratus, Agaricus haemorrhoidarius, Agaricus sanguinarius, Agaricus vinosobrunneus, Psalliota sylvatica, Psalliota silvatica
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Registros: solto
  • com anel
  • Registros: frequentes
  • Polpa: vermelhidão no corte
  • Crescer: em florestas de coníferas (com abetos)
  • Crescer: em florestas mistas (com abetos)
  • Crescer: em grupos
  • Cresce: em pilhas de formigas
  • Cheiro: cogumelo
  • Cor marrom
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Agaricaceae (Champignon)
  • Gênero: Agaricus (Champignon)
  • Espécie: Agaricus silvaticus (cogumelo da floresta (Blagushka))

O champignon da floresta é considerado um membro da família Champignon. O cogumelo foi descoberto pelo micologista Jacob Schaeffer, que deu uma descrição completa do corpo frutífero em 1762 e deu-lhe o nome: Agaricus sylvaticus. Nas pessoas comuns, o champignon da floresta é chamado de sino ou boné.

Como é o cogumelo da floresta?

A capa do corpo da frutificação cresce até 7-12 cm de diâmetro, menos frequentemente até 15 cm. Nos cogumelos pequenos, tem a forma de uma cúpula, mas à medida que cresce, expande e endireita, tornando-se quase plana.

O chapéu das belezas crescidas é levemente ondulado, na parte dos cogumelos do mato, você encontra pedaços da colcha. Sua superfície é clara, marrom com tonalidade avermelhada. É mais brilhante no centro do que nas bordas. Quando visto na tampa, pequenas placas escamosas do tipo fibroso podem ser encontradas. Eles são pressionados no centro, mas um pouco atrás nas bordas. Entre eles, é visível uma casca, na qual surgem fissuras durante uma seca.

A carne do cogumelo da floresta de acordo com a foto e a descrição é bastante fina, mas densa. Ao coletar o corpo da frutificação no corte, é possível notar uma mudança de tonalidade para vermelho. Depois de decorrido o tempo, a cor vermelha clara muda para marrom.

As placas na tampa são frequentes, localizadas livremente. Nos corpos frutíferos jovens, antes de romper o véu, eles são cremosos ou quase brancos. À medida que o cogumelo cresce, a cor muda para rosa escuro, depois vermelho e depois castanho-avermelhado.

Importante! Os esporos na tampa têm uma cor marrom escuro ou chocolate.

Uma foto de cogumelos da floresta em secção permite estudar o caule do cogumelo: é central, com 1-1,5 cm de diâmetro. Exteriormente, a perna parece uniforme ou ligeiramente curvada, atinge uma altura de 8-10 cm, com um espessamento na base. Sua cor é mais clara que a do gorro: branco com cinza ou acastanhado.

Acima do anel, a perna é lisa, abaixo dela tem uma camada de escamas acastanhadas, que são maiores no terço superior do que no inferior. Na maioria dos cogumelos é sólido, mas em alguns espécimes também é oco.

A polpa do caule apresenta-se sob a forma de fibras, mas densa. Ele fica vermelho quando pressionado, mas gradualmente a vermelhidão vai embora.

O anel dos cogumelos da floresta é único e instável. Por baixo, a cor é clara, quase branca. Nos representantes adultos, o anel superior apresenta uma cor acastanhada-avermelhada.

Onde o cogumelo da floresta cresce?

O cogumelo é comum em toda a Europa e Ásia. Os locais de crescimento dos corpos frutíferos são diferentes: na maioria das vezes, as belezas são encontradas em plantações florestais de coníferas e mistas. Você também pode encontrar cogumelos da floresta em plantações de folhas caducas. Ocasionalmente, o boné cresce em grandes parques florestais ou áreas de recreação, nas bordas ou perto de formigueiros.

O processo de frutificação começa em julho, atinge o pico em agosto e continua até meados do outono. Se as condições climáticas forem favoráveis, a colheita é possível até o final de novembro.

O cogumelo da floresta é comestível ou não

A tampa pertence aos corpos frutíferos comestíveis. Os catadores de cogumelos preferem coletar espécimes jovens: os cogumelos da floresta adultos quebram facilmente, o que complica o processo de colheita.

O Blagushka não tem sabor e cheiro pronunciados de cogumelo, o que é considerado por especialistas culinários pela sua dignidade. Isso permite que você adicione corpos de frutificação aos pratos sem medo de sobrepujar o sabor de outros ingredientes.

Cogumelos falsos da floresta

É necessário distinguir a tampa do grão de pimenta amarela. O cogumelo tem uma cor acastanhada intercalada no centro da tampa. Em espécimes adultos é em forma de sino, e em representantes jovens é redondo. A polpa do duplo é acastanhada, com tendência a amarelar.

Para distinguir a hortelã-pimenta de casca amarela do cogumelo do mato, basta pressionar o corpo do fruto: ao ser tocado, muda de cor para amarelo e começa a cheirar mal. O aroma é semelhante ao fenol.

Este duplo cogumelo da floresta é venenoso, por isso não deve ser comido ou colhido.

O falso duplo do blagushka é o champignon da cabeça chata. Sua capa atinge de 5 a 9 cm de diâmetro, com um pequeno tubérculo no centro. É seco ao tato, de cor esbranquiçada ou acinzentada, com muitas escamas marrom-acinzentadas que se fundem em uma mancha escura.

O cogumelo da floresta é semelhante ao champignon comestível: os pratos são levemente rosados, mas gradualmente sua tonalidade muda para preto-marrom. A polpa é fina e, se danificada, muda de cor de esbranquiçada para amarela e depois marrom. Mas o odor da espécie esmaltada é desagradável, pode ser descrito como de farmácia, o aroma de iodo ou tinta, fenol.

Na maioria das fontes, o cogumelo cabeça-chata é listado como comestível condicionalmente.

Importante! No Território de Stavropol, o falso duplo é consumido fresco, depois de fervido em água salgada. Mas nem todo mundo é capaz de tolerar até mesmo doses mínimas de veneno, portanto, a coleta desse tipo não é recomendada.

Entre outros tipos de cogumelos da floresta, com os quais se pode confundir blagushka, está o cogumelo de agosto. Seu chapéu chega a atingir 15 cm de diâmetro, inicialmente de formato esférico, depois semiaberto, de tom marrom escuro. À medida que envelhece, ele racha e, como resultado, torna-se escamoso. A cor das placas é vermelho-rosada, mudando para marrom com o tempo. O cogumelo da floresta tem um cheiro de amêndoa e um sabor picante. Esta espécie é comestível.

Regras de coleta e uso

Ao visitar a floresta, é necessário coletar apenas cogumelos familiares. O espécime selecionado deve ser cortado cuidadosamente para reduzir o risco de danos ao micélio. É melhor colher corpos de frutificação jovens.

A colheita deve ser processada antes do uso. Para fazer isso, todos os corpos de fruta são separados, limpos de detritos e sujeira e, em seguida, lavados em água corrente.

Eles usam cogumelos selvagens cozidos, fritos ou assados. Os corpos frutíferos distinguem-se por um agradável aroma de cogumelo ligeiramente pronunciado e um sabor suave.

Os cozinheiros os adicionam aos molhos e acompanhamentos, enlatando para o inverno. É possível congelar ou secar cogumelos da floresta.

Conclusão

O champignon da floresta é um cogumelo comestível bonito, de sabor suave, encontrado em plantações florestais mistas e coníferas. Apesar de sua ampla distribuição, tem gêmeos difíceis de distinguir, impróprios para a alimentação: champignon de cabeça chata e amarelada.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção