Champignon e cogumelo pálido: comparação, como distinguir

As semelhanças e diferenças entre o cogumelo venenoso pálido e o champignon devem ser claramente compreendidas por todo catador de cogumelos novato. Um dos cogumelos comestíveis mais populares e o cogumelo venenoso mortal são muito semelhantes na aparência, erros de colheita acidentais podem ser fatais.

Quais são as semelhanças entre cogumelo pálido e champignon

Com uma enorme diferença no valor nutricional, não é tão fácil distinguir entre encontrar externamente comestível e não comestível. Sem muita experiência, é muito fácil confundir os corpos frutíferos, pois são semelhantes:

  • estrutura e tamanho;
  • coloração do boné e das pernas;
  • estrutura e densidade da polpa;
  • locais e termos de crescimento.

As semelhanças e diferenças entre o cogumelo venenoso pálido e o champignon devem ser estudadas com mais detalhes. Isso permitirá que você descubra exatamente quais características durante a coleta você precisa observar de perto, como distinguir um corpo de frutificação de outro.

Pelo local de crescimento

Tanto o mergulhão pálido, que também é chamado de agárico com mosca branca ou verde, quanto o delicioso champignon comestível podem ser encontrados em toda a Rússia em um clima temperado. As variedades escolhem os mesmos locais para o cultivo, você pode encontrá-las nas bordas das florestas, nas margens de estradas rurais, em prados e gramados, em campos com pequenos grupos de arbustos.

Além disso, tanto o cogumelo comestível quanto o amanita verde geralmente crescem em pequenos grupos de vários cogumelos. Às vezes, as variedades podem ser localizadas adjacentes umas às outras, o que torna ainda mais difícil distingui-las.

Sazonalidade

Um cogumelo comestível e seguro começa a crescer no início do verão, podendo ser encontrado do final de maio a novembro. O agaric de mosca venenoso branco aparece em prados e campos mais tarde - de agosto a novembro.

Assim, na primavera e no início do verão, é muito fácil distinguir os corpos frutíferos - os venenosos geralmente não crescem até agosto. Porém, mais perto do outono, a frutificação começa a se cruzar e fica mais difícil distingui-las.

Aparência externa

Os corpos frutíferos comestíveis e venenosos têm a maior semelhança na aparência, por isso são tão difíceis de distinguir. Sinais semelhantes incluem:

  • o diâmetro e a forma da tampa - em ambos os cogumelos vai crescer até 12-15 cm de largura, nos corpos de frutificação jovens tem contornos convexos arredondados, endireita-se e achata-se com a idade;
  • pela altura e forma da perna, ambos os cogumelos sobem 7-15 cm acima do solo, enquanto a perna de ambos é cilíndrica e regular, com um anel mais próximo da parte superior;
  • cor - os gorros e as pernas têm tonalidade branca, marrom claro ou amarelada;
  • polpa - em ambas as variedades de corpos frutíferos, é densa e branca;
  • estrutura lamelar - a parte inferior da tampa nos corpos de fruto de ambas as espécies é coberta com placas freqüentes finas;
  • engrossando na parte inferior da perna.
Importante! Devido à semelhança na estrutura, é difícil distinguir entre cogumelos jovens e maduros - eles se desenvolvem aproximadamente da mesma maneira, e conforme os corpos de fruto amadurecem, as características comuns permanecem.

Qual é a diferença entre cogumelo venenoso pálido e champignon

Apesar do fato de que pode ser difícil distinguir um cogumelo venenoso de um comestível, ainda há uma diferença, e é bastante grande. É suficiente estudar apropriadamente a comparação entre cogumelo venenoso e champignon para determinar com precisão o tipo de achado.

Na aparencia

Existem vários sinais pelos quais o champignon e o venenoso agárico de mosca branca podem ser distinguidos externamente:

  1. Apesar da mesma estrutura e tamanho da perna, no cogumelo pálido ele costuma ser mais fino e menos carnudo.
  2. O espessamento na parte inferior da perna do cogumelo venenoso pálido é uma volva - uma espécie de bolsa da qual nasce o venenoso agárico-mosca branca. O cogumelo comestível não tem esse saco, a perna simplesmente fica mais espessa na superfície da terra.
  3. A cor da parte superior e inferior da tampa do agárico com mosca branco tóxico é a mesma - branco, ligeiramente amarelado ou esverdeado. Mas em um cogumelo comestível, a polpa sob a tampa é ligeiramente rosada.

Um champignon adulto tem uma pequena amolgadela no centro da tampa. Pelo contrário, o mergulhão tem neste local um tubérculo, embora possa ser alisado e pouco distinguível, o que não permite distinguir claramente a diferença.

Atenção! Como regra, o cogumelo pálido aparentemente venenoso parece muito mais atraente do que um champignon comestível. Isso se deve ao fato de que o cogumelo venenoso raramente é tocado por insetos e vermes, ele mantém uma aparência bela e fresca.

Pelo cheiro

Se você sentir o cheiro de um cogumelo amarelo claro, não será capaz de sentir nenhum aroma específico, ele não cheira quase nada. E da polpa comestível vem um cheiro forte e tangível de cogumelo com um leve tom de amêndoa, que permite distinguir corretamente um corpo de fruto seguro.

Quando cortado

Se você cortar a tampa de um champignon comestível, ele escurecerá rapidamente e o cogumelo pálido permanecerá branco no corte. A perna do corpo da frutificação comestível é homogênea na quebra, e o venenoso agárico de mosca branca tem uma espécie de núcleo dentro da perna - uma seção de polpa que é muito diferente em estrutura.

Os corpos de frutificação também podem ser distinguidos pelo grau de elasticidade da polpa. Em cogumelos comestíveis, é denso e elástico, e em um ágar de mosca branco venenoso ele se desintegra fortemente.

Ao cozinhar

Se a espécie do cogumelo levantou dúvidas depois que foi trazido da floresta, você pode distinguir o cogumelo pálido da seguinte maneira. O corpo de frutificação suspeito é colocado na água junto com uma cebola pequena, colocada no fogão e esperada a água ferver.

Se a cebola na panela ficar um pouco azulada, não há dúvida de que há um cogumelo pálido na água fervente. Ao ferver a polpa comestível, a cebola não muda de cor.

Conselho! É melhor distinguir o champignon de um ágar de mosca branca venenoso, mesmo na floresta, a verificação durante a fervura só é adequada para casos extremos.

Como diferenciar um champignon de um cogumelo venenoso

Se somarmos todos os sinais que permitem distinguir os corpos frutíferos, podem-se derivar as seguintes regras:

  1. O caule do champignon é mais grosso e denso, homogêneo, e o do cogumelo pálido é muito fino e com um caule denso por dentro.
  2. Na parte inferior da perna, o agaric de mosca branca possui uma bolsa de volva, enquanto o champignon não.
  3. No corte, a carne do cogumelo venenoso permanecerá branca e o champignon escurecerá com o contato com o ar.
  4. A polpa da parte inferior da capa do champignon é rosada, e no corpo da frutificação venenosa é branca ou esverdeada, da mesma cor de toda a capa.
  5. Champignon exala um cheiro agradável de cogumelo, enquanto cogumelos venenosos não cheiram a nada.

Os sinais listados são mais do que suficientes para distinguir um corpo frutífero comestível de um mortalmente venenoso, tanto na foto de cogumelos quanto de cogumelo pálido, e vivem quando coletados. Mas, como último recurso, você pode ferver o cogumelo com a cebola e descartá-lo se a cebola ficar azul.

Por que você não pode colher cogumelos crescendo ao lado de um cogumelo venenoso pálido

Cogumelos comestíveis e venenosos costumam crescer muito próximos. Muitos catadores de cogumelos, tendo conseguido distinguir com precisão as espécies de cada achado, são tentados a coletar cogumelos, deixando os agáricos de mosca branca tóxicos intactos.

No entanto, não vale a pena fazer isso. O cogumelo pálido espalha seus esporos ao redor de si mesmo, e eles também são altamente tóxicos. Conseqüentemente, se os esporos caírem nas tampas dos corpos de fruta vizinhos, eles se tornarão mortais.Corpos de frutificação comestíveis crescendo perto de outros tóxicos, é melhor não tocá-los e contorná-los.

Sintomas de envenenamento, primeiros socorros

Apesar de todos os sinais que tornam possível distinguir um achado comestível de um amanita branco, até mesmo catadores de cogumelos experientes não estão imunes a erros. Portanto, você precisa conhecer os sintomas de envenenamento:

  1. Os primeiros sinais de envenenamento aparecem 8-30 horas após o consumo. No início, os sintomas alarmantes não são perceptíveis, o veneno ainda está se espalhando por todo o corpo.
  2. Em seguida, ocorre uma reação gastroenterológica aguda - começa vômito e diarréia, fortes dores abdominais, essa condição dura até 2 dias.
  3. Depois disso, por um tempo, a pessoa se sente melhor - os sintomas podem desaparecer por 2 a 3 dias, mas o veneno ainda permanece no corpo.
  4. Após alguns dias, os sintomas voltam, mas ao mesmo tempo são acompanhados por uma dor aguda no lado direito, icterícia, queda da pressão arterial, o paciente desenvolve insuficiência hepática e renal.

Na ausência de assistência médica, a morte ocorre 10-12 dias após o envenenamento. No entanto, com uma visita oportuna a um médico, uma pessoa pode ser salva. Ao primeiro sinal de envenenamento, você precisa chamar uma ambulância. Enquanto os médicos vão ao paciente, você precisa dar à pessoa cerca de 2 litros de água para beber e, em seguida, induzir o vômito nela para que a maior parte do veneno saia do corpo.

Importante! No caso de envenenamento por cogumelos, é absolutamente impossível parar de vomitar e diarreia com medicamentos - isso vai piorar a situação, uma vez que as toxinas permanecerão no corpo.

Conclusão

As semelhanças e diferenças entre o cogumelo venenoso pálido e o champignon devem ser aprendidas antes de sair em busca de cogumelos comestíveis deliciosos. É muito fácil errar, mas pode custar caro: não é à toa que o cogumelo venenoso é considerado o cogumelo mais venenoso do mundo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção