Belochampignon vermelho-lamelar: onde cresce e como é

Nome:Belochampignon vermelho-lamelar
Nome latino:Leucoagaricus leucothites
Um tipo: Comestível
Sinônimos:Guarda-chuva vermelho, Lepiota lamelar vermelho, Lepiota naucina
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Cor branca
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Agaricaceae (Champignon)
  • Gênero: Leucoagaricus (Belochampignon)
  • Espécie: Leucoagaricus leucothites (champignon vermelho-lamelar branco)

O champignon vermelho lamelar branco (Leucoagaricus leucothites) é um cogumelo comestível da família Champignon. Em 1948, o micologista alemão Rolf Singer separou o gênero Leukoagaricus em um grupo separado. Belochampignon vermelho-lamelar de outra forma é chamado:

  • guarda-chuva vermelho;
  • noz belochampignon;
  • noz lepiota;
  • lepiota vermelho-lamelar.

Onde cresce o champignon branco lamelar vermelho

O champignon branco vermelho-lamelar é bastante difundido. Ele pode ser encontrado em quase todas as zonas climáticas, exceto na Antártica. O fungo se instala em florestas mistas e fora do cinturão florestal, prefere clareiras, bordas, pastagens. Muitas vezes cresce ao longo de estradas, parques, pomares e pomares. Belochampignon ruddy adora áreas abertas e bem iluminadas cobertas por grama densa.

A espécie é um saprotrófico do solo e obtém nutrientes de restos de plantas mortas. O micélio está localizado na camada de húmus. No curso de sua atividade vital, o champignon vermelho-lamelar branco decompõe a matéria orgânica em decomposição em compostos mais simples, melhorando a estrutura e a composição química do solo da floresta.

Frutificação de meados de julho a outubro. O pico de frutificação ocorre no final do verão. Cresce individualmente e em pequenos grupos de 2-3 unidades.

Qual é a aparência do belochampignon lamelar vermelho?

Este tipo de champignon tem uma aparência bonita e elegante. Em uma perna delgada, esbelta, rodeada por um anel esbranquiçado, está um gorro prostrado de 6 a 10 cm de diâmetro. Nos cogumelos jovens, parece um sino, mas depois assume uma forma amplamente convexa com um pequeno tubérculo no centro. Nas bordas da tampa, você pode ver os restos da colcha. Na maioria dos casos, a capa é de polpa espessa, espécimes de carne fina são raramente encontrados.

A cor da tampa é quase branca, na parte central é um delicado creme rosado. À medida que o cogumelo cresce, a pele da tampa racha. Na região do tubérculo, escamas bege acinzentadas aparecem em uma superfície macia e levemente aveludada. A polpa do gorro é firme e firme, de cor branca. Ao quebrar ou cortar, a tonalidade da polpa não muda.

A camada portadora de esporos é representada por placas livres brancas e lisas, que escurecem com o tempo, adquirindo uma tonalidade rosa suja. Nos cogumelos brancos jovens, as placas são escondidas sob uma fina camada de colcha para criar condições favoráveis ​​para o amadurecimento dos esporos. O pó dos esporos tem uma cor esbranquiçada ou cremosa, os esporos ovóides lisos são brancos ou rosados.

O caule do cogumelo pode ter até 1,5 cm de diâmetro e 5 a 10 cm de altura. Tem uma forma clavada, visivelmente alargada na base, transformando-se numa protuberância subterrânea de raiz. Por dentro da perna é oca, sua superfície é lisa, às vezes coberta por pequenas escamas. A cor da perna é esbranquiçada ou acinzentada. A polpa é branca, fibrosa, com agradável aroma frutado.Os cogumelos jovens têm um anel fino no caule - um traço da capa que protege o corpo da frutificação no início do crescimento. Com o tempo, em alguns cogumelos, ele desaparece completamente.

É possível comer champignon branco lamelar vermelho

O champignon branco lamelar vermelho pode ser comido. É considerado um cogumelo comestível, embora pouco conhecido. A espécie é coletada por experientes catadores de cogumelos que sabem como distingui-la de seus falsos homólogos. Para iniciantes de uma caça tranquila, é melhor evitar a coleta, uma vez que há muitos cogumelos venenosos semelhantes. A forma amarelada do champignon branco-vermelho-lamelar não é comestível.

Espécies semelhantes

O cogumelo vermelho lamelar branco pode ser confundido com o cogumelo venenoso e não comestível do prado - o clorofilo de Morgan (Chlorophyllum molybdites). O período de frutificação e o local de crescimento são semelhantes. Os dois tipos podem ser distinguidos pela cor das placas. No clorofilo, a parte inferior da tampa é verde-claro; nos cogumelos maduros, torna-se verde-oliva-esverdeada.

Belochampignon ruddy é freqüentemente confundido com seu parente mais próximo, o campeão de campo (Agaricus arvensis). É um cogumelo comestível e de excelente sabor. Cresce de maio a novembro em pastagens, relvados florestais, junto a estábulos, pelo que recebeu o nome popular de “cogumelo-do-cavalo”. Pode-se distinguir o champignon do prado pelo tamanho da tampa (chega a 15 cm), pela cor da polpa (fica amarelada rapidamente no corte) e pelas placas rosadas na parte inferior da tampa.

Comente! O nome russo "champignon" vem da palavra francesa "champignon", que significa simplesmente "cogumelo".

O champignon comestível da curva (Agaricus abruptibulbus) também pode ser confundido com o champignon branco vermelho-lamelar. Este tipo tem uma polpa mais fina, que fica amarela quando prensada e exala um forte aroma de anis ou amêndoa. Nos cogumelos maduros, as placas adquirem uma tonalidade marrom-escura. Na maioria das vezes, a espécie é encontrada em florestas de abetos, cresce na serapilheira de junho ao outono, às vezes cria vários grupos de até 30 peças. em um lugar.

O champignon vermelho lamelar branco tem uma perigosa semelhança com o cogumelo pálido (Amanita phalloides). O gêmeo mortal e venenoso é mutável: sua tampa pode ser pintada de quase branco, amarelado ou acinzentado. São os espécimes de cor clara que são difíceis de distinguir do champignon vermelho-lamelar branco. Uma característica essencial de um cogumelo é a cor branca como a neve das placas.

Aviso! Se houver dúvidas insignificantes sobre a comestibilidade do cogumelo e sua espécie, você precisa se recusar a coletá-lo.

A lepiota lamelar vermelha é semelhante ao cogumelo venenoso branco ou agárico-mosca fedorento (Amanita virosa). Você pode distingui-lo pelo cheiro de cloro da polpa e pela tampa viscosa e pegajosa.

Coleta e consumo

O champignon vermelho lamelar branco é mais comumente encontrado no final de agosto. Pode ser consumido cru como ingrediente de saladas ou acompanhamentos, bem como:

  • fritar;
  • cozinheiro;
  • marinar;
  • seco.

Na forma seca, o champignon branco-vermelho-lamelar adquire uma coloração rosa pálido.

Conclusão

O champignon vermelho lamelar branco é um cogumelo lindo e saboroso. Seu pouco conhecido entre os colhedores de cogumelos pode ser explicado pela semelhança com os cogumelos - as pessoas simplesmente o contornam, sem nem mesmo cortá-lo e não considerá-lo adequadamente.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção