Volante verde cogumelo: descrição e foto

Nome:Mosswheel verde
Nome latino:Boletus subtomentosus
Um tipo: Comestível
Sinônimos:Xerocomus subtomentosus
Características:
  • Grupo: tubular
Sistemática:
  • O Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina (Agaricomicetos)
  • Aula: Agaricomicetes (Agaricomicetos)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Boletales
  • Família: Boletaceae
  • Gênero: Boletus (Borovik)
  • Visualizar: Boletus subtomentosus (musgo verde)

O musgo verde pode ser encontrado em todos os lugares e é altamente considerado por experientes catadores de cogumelos por seu bom gosto. É amplamente utilizado na culinária. Este representante tubular da família Boletov prefere se estabelecer em solo coberto de musgo.

Como são os cogumelos verdes

O musgo verde, ou marrom dourado, pertence à família Borovik. Possui um gorro carnudo marrom-oliva ou amarelo-marrom com uma superfície convexa aveludada. À medida que o cogumelo amadurece, adquire uma tonalidade mais clara. O tamanho chega a 15 cm de diâmetro. A camada tubular é aderida na face interna, descendo levemente até o pedículo. Em espécimes jovens é amarelo, em espécimes mais velhos é esverdeado, com grandes poros irregulares que ficam azuis quando pressionados. A perna densa e curva afinando para baixo cresce até 12 cm de altura e 2 cm de diâmetro. A polpa frouxa e densa tem uma tonalidade amarelo claro, torna-se azul no corte. De acordo com a descrição e a foto, os cogumelos verdes distinguem-se facilmente dos outros cogumelos pela sua característica - emitir um agradável aroma a frutos secos quando partidos.

Mais detalhes dessa variedade são apresentados no vídeo:

Onde os cogumelos verdes crescem?

Esta espécie cresce em todos os lugares em florestas de coníferas, decíduas e mistas. Você pode encontrar cogumelos na parte ocidental da Rússia, mas os mosshogs verdes são encontrados em grandes quantidades nos Urais, no Extremo Oriente e na Sibéria. Eles crescem em lugares iluminados - ao longo das estradas rurais, caminhos ou valas, bem como nas bordas da floresta. Madeira podre e montes de formigas são seus lugares favoritos. Raramente uma variedade pode ser encontrada em grupos: esses cogumelos são "solitários". Frutificam desde o início do verão até o final de outubro.

O volante verde é comestível ou não

O volante verde é uma espécie comestível categorizada como Categoria 2, indicando que pode comer chapéus e pernas. Eles não são apenas saborosos, mas também benéficos para a saúde humana.

Gosto de cogumelo

Você pode cozinhar refeições nutritivas com cogumelos verdes durante toda a temporada. No inverno, as peças de trabalho são utilizadas na forma seca ou congelada. Quando em conserva e salgado, este nutritivo produto revela o seu aroma com ligeiro aroma frutado, bem como um excelente sabor característico a cogumelos.

Benefícios e danos ao corpo

Os corpos de fruto são compostos por:

  • minerais e aminoácidos;
  • vitaminas e óleos essenciais;
  • enzimas úteis para o corpo humano - amilase, proteinase, lipase.

O cogumelo é baixo em calorias e contém proteínas de fácil digestão, por isso é utilizado na alimentação dietética, incluída no cardápio para obesidade. Os cogumelos verdes são antibióticos naturais e ajudam a aumentar a imunidade quando consumidos regularmente. A medicina tradicional aconselha a inclusão de pratos de cogumelos verdes no cardápio diário para resfriados, doenças respiratórias e epidemias virais devido às propriedades do produto em resistir a infecções e melhorar a composição do sangue. Volantes também têm um efeito rejuvenescedor no corpo.

Como todos os cogumelos, esses representantes da família Boletov são um produto rico em proteínas que sobrecarrega o sistema digestivo, por isso não é recomendado abusar deles.

Importante! O quinino nesta variedade de cogumelos contém pouco, portanto o produto é mais facilmente absorvido pelo corpo.

Os cogumelos verdes são contra-indicados em doenças crônicas do trato gastrointestinal na fase aguda. Também é necessário recusar o produto em caso de inflamação das glândulas digestivas. Em nenhum caso os pratos de cogumelos estão incluídos no menu para crianças, menores de 3 anos e idosos.

Importante! Indivíduos velhos, crescidos demais, contêm compostos de ureia e purinas, portanto não podem ser usados ​​para alimentação.

Falsas duplas

Você pode confundir representantes verdes do gênero Borovikov com os seguintes cogumelos:

  1. Volante amarelo-marrom (ou lubrificante), cuja camada tubular tem poros menores e uma cor marrom clara. Muito saboroso, mas pouco conhecido representante dos Boletovs.
  2. Cogumelo polonês, cuja capa é marrom-escura, e a camada tubular com poros menores e de cor amarela, não adquire tonalidade esverdeada com a idade. Se você pressionar a superfície do cogumelo, ele se torna azul-esverdeado, azulado ou marrom-amarronzado. Os corpos dos frutos parecem deprimidos - pequenos, opacos, de forma irregular. O cogumelo polonês distingue-se por um sabor de polpa pungente e muito desagradável e uma camada tubular amarela com uma tonalidade vermelha. Não exala um perfume tão agradável quanto seu primo verde.
  3. Cogumelo de pimenta. O tubular marrom representante dos Boletovs, facilmente reconhecível por seu sabor pungente incomum, a cor vermelha da camada de esporos. Refere-se a comestível condicionalmente.
Importante! Os cogumelos comestíveis condicionalmente devem ser cozidos separadamente dos comestíveis, uma vez que requerem um tratamento térmico mais complexo, caso contrário, podem ocorrer intoxicações alimentares.

Regras de coleta

Colete cogumelos verdes em tempo seco, evitando espécimes crescidos demais. Para a colheita, são adequados cogumelos com tampa cujo diâmetro não exceda 6 - 7 cm .Uma faca afiada é usada para cortar a perna até a raiz, uma vez que é usada junto com a tampa para cozinhar.

Usar

O volante verde é totalmente comestível. Apesar de o tratamento térmico preliminar antes da preparação dos pratos culinários ser considerado opcional, ainda é recomendado fazê-lo no mínimo por razões de precaução. Pré-retire a pele da tampa. Os corpos frutíferos não são apenas salgados e em conserva, mas também fervidos, adicionados a sopas e molhos, fritos e cozidos, usados ​​como recheio de tortas e pizzas caseiras, e é feito o caviar de cogumelos. O aperitivo mais delicioso são considerados cogumelos em conserva ou salgados. Nas sopas e juliennes, não perdem a forma, não rastejam, permanecem fortes e elásticos.

Os corpos frutíferos trazidos da floresta são preparados imediatamente, não é recomendável mantê-los frescos. Antes de secar, os cogumelos são limpos minuciosamente, o dano é cortado e os espécimes podres e cheios de vermes são removidos. Eles são amarrados em um fio e pendurados em um local ensolarado e aberto. Antes de congelar, os cogumelos verdes são fervidos em água com sal, que é drenada. A massa é acondicionada em vasilhames ou sacos plásticos e encaminhada para armazenamento no freezer. Fervidos por 25 a 30 minutos, os cogumelos são em conserva, salgados, fritos, cozidos, etc.

Importante! Apenas corpos frutíferos jovens, não crescidos demais, são usados ​​para alimentação. Com a idade, começa a degradação das proteínas, de modo que o uso de cogumelos maduros pode causar uma grave intoxicação alimentar.

Conclusão

O musgo verde, como outros representantes da família Boletov, é apreciado pelos catadores de cogumelos. Pratos feitos com corpos de frutas jovens podem substituir a carne devido à grande quantidade de proteínas vegetais de fácil digestão. É uma grande ajuda para uma dieta vegetariana.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção