Contente
O volante vermelho é um pequeno cogumelo com uma cor perceptível brilhante. Pertence à família Boletov, é considerada uma das menores entre os musgos. É mais freqüentemente encontrado próximo ao musgo e, portanto, recebeu o nome apropriado. Abaixo estão informações detalhadas sobre o volante vermelho: principais características, distribuição, comestibilidade, diferenças em relação aos gêmeos.
Como são os cogumelos vermelhos?
Este espécime é um corpo de frutificação de topo e caule com as seguintes características:
- Na fase inicial de maturação, o gorro é convexo, em forma de almofada, com a idade torna-se quase plano. A superfície é aveludada ao toque, aparecem rachaduras nos cogumelos maduros. O tamanho da tampa nas amostras maiores não tem mais de 9 cm de diâmetro. Em tenra idade, é pintado em tons de rosa ou vermelho vinho, e na maturidade torna-se opaco com tonalidades esverdeadas ou marrons.
- Na parte inferior da tampa existe uma camada tubular de cor amarelo-ouro nos presentes florestais jovens, nos antigos - amarelo-esverdeado. Ele fica azul quando pressionado.
- A polpa é carnuda, densa, de cor amarelo dourado, torna-se azul quando danificada. Não tem sabor e cheiro pronunciados.
- A perna atinge até 10 cm de altura e a espessura chega a 1 cm de diâmetro. Tem uma forma cilíndrica, por vezes curvada no meio. Sua superfície é ligeiramente áspera ao toque, sólida e de consistência densa. Na parte superior é pintado de amarelo, abaixo dele - em rosa ou marrom com escamas vermelhas.
- Pó de esporo de cor marrom oliva.
Onde crescem os cogumelos vermelhos?
A melhor época para frutificar é de agosto a setembro. A espécie em questão prefere locais de clima quente, mesmo com uma leve onda de frio, para de se desenvolver. Na maioria das vezes cresce em florestas decíduas, em clareiras e bordas de florestas, nas encostas de ravinas e em florestas de carvalho. Na maioria dos casos, ele cresce um de cada vez. O volante vermelho é um convidado raro nas florestas russas, então esse cogumelo é geralmente coletado ao longo do caminho junto com outros espécimes. Conhecida no Extremo Oriente, Europa e Norte da África.
É possível comer cogumelos vermelhos
Esta espécie pertence à categoria de cogumelos comestíveis, como outras variedades de vermes. No entanto, a quarta categoria nutricional é atribuída ao vermelho. Este produto tende a deteriorar-se rapidamente, razão pela qual não é de grande interesse entre os colhedores de cogumelos.
Saborear qualidades de cogumelo volante vermelho
O volante vermelho não tem um sabor pronunciado, no entanto, muitos especialistas observam que este espécime é agradável em consistência e estrutura. A maioria recomenda o uso deste produto como ingrediente secundário no prato principal.
Falsas duplas
O verme vermelho é semelhante em aparência ao cogumelo da castanha comestível condicionalmente.É importante notar que esta variedade não é venenosa, mas não é recomendável comê-la devido ao seu sabor amargo desagradável. Você pode distinguir um duplo pelos seguintes critérios:
- a polpa do cogumelo da castanha é branca e permanece inalterada no corte;
- tem um pó de esporos de tom amarelo claro;
- cresce em florestas de coníferas e decíduas em solo arenoso;
- a perna é seca, nua, não tem escamas pequenas, que são características de um volante vermelho.
Regras de coleta
Na floresta, deve-se prestar atenção aos espécimes jovens, pois os cogumelos velhos e maduros não têm valor nutricional. Ao retirar o volante vermelho do solo, o aspecto e as propriedades úteis começam a evaporar-se rapidamente, pois uma das principais missões do apanhador de cogumelos é trazer os presentes da floresta para a casa na sua forma original. Importante! Para que os cogumelos recolhidos não se transformem numa massa pastosa, é necessário efectuar o processamento primário o mais cedo possível e iniciar a cozedura.
Usar
O volante vermelho pode ser usado em alimentos fritos, cozidos, cozidos, salgados e em conserva. Além disso, esta espécie é adequada para congelar e secar, mas quando seca, a polpa do corpo do fruto muda sua cor normal para preta. Antes de cozinhar, os cogumelos vermelhos devem ser pré-lavados, limpos de detritos florestais e a camada de esporos localizada sob a tampa deve ser removida. Não é necessário mergulhar esta espécie na água. Pelo facto do volante vermelho ser praticamente insípido, não é preparado em separado, mas é óptimo como acompanhamento para batatas fritas, vegetais e outros pratos, incluindo pratos de cogumelos com um sabor mais pronunciado.
Conclusão
Devido à sua cor brilhante, o volante vermelho é bonito e notável apesar de seu tamanho pequeno. Assim, o diâmetro da tampa dos menores espécimes é de cerca de 1 cm, e os maiores não passam de 9 cm. Apesar de esta espécie ser comestível, é importante lembrar os cuidados. Se o colhedor de cogumelos tiver dúvidas sobre um cogumelo em particular, esses espécimes devem ser descartados para evitar problemas de saúde.