Volante parasita: descrição e foto

Nome:Volante parasita
Nome latino:Pseudoboletus parasiticus
Um tipo: Comestível condicionalmente
Sinônimos:Volante parasita, Boletus parasiticus, Xerocomus parasiticus
Sistemática:
  • O Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina (Agaricomicetos)
  • Aula: Agaricomicetes (Agaricomicetos)
  • Subclasse: Agaricomycetidae (Agaricomycetes)
  • Ordem: Boletales
  • Família: Boletaceae
  • Gênero: Pseudoboletus (Pseudoboletus)
  • Visualizar: Pseudoboletus parasiticus (volante parasita)

O volante parasita é um cogumelo raro. Pertence à classe Agaricomycetes, família Boletovye, gênero Pseudoboleth. Outro nome é volante parasita.

Qual a aparência de vermes parasitas

O volante parasita é um pequeno cogumelo tubular de cor amarela ou marrom enferrujada.

Um espécime jovem tem uma capa hemisférica, um adulto é achatado. Sua superfície é revestida por uma delicada pele aveludada que dificilmente pode ser removida. Cor - de amarelo-limão a nozes. O diâmetro do gorro é de 2 a 5 cm e sua polpa é densa e espessa.

A perna é amarelo-oliva, afinando em direção à base. Sua estrutura é fibrosa, a polpa é amarela, densa, inodora, não muda de cor no corte. A perna é curva, bastante fina: apenas 1 cm de diâmetro.

O verme parasita tem poros largos com bordas estriadas. A camada de túbulos no espécime jovem é amarelo-limão, no velho é verde-oliva ou marrom enferrujado. Os tubos em si são curtos, descendentes. Os esporos são grandes, marrom-oliva, fusiformes.

A polpa é amarela ou amarelo-esverdeada, elástica, bastante solta, inodora e insípida.

Onde os vermes parasitas crescem

Representantes da espécie são encontrados no norte da África, na Europa, no leste da América do Norte. Na Rússia, eles são extremamente raros.

Eles crescem sobre os corpos de falsas capas de chuva durante o período de maturação destas. Eles amam arenitos e lugares secos. Eles crescem em grandes colônias em florestas decíduas e mistas.

É possível comer vermes parasitas

O volante parasita é classificado como uma espécie comestível, mas não é comido. O motivo é baixo sabor e valor nutricional.

Falsas duplas

O pequeno corpo frutífero do verme parasita lembra o corpo de um jovem verme verde comum. Os espécimes adultos dessas espécies diferem apenas no tamanho.

O musgo verde é um cogumelo tubular comestível, o mais comum do gênero Moss, encontrado em todas as regiões da Rússia. Possui um gosto bastante elevado - pertence à segunda categoria. As pernas e os chapéus são comidos. Na maioria das vezes, eles são salgados e em conserva.

O chapéu é castanho azeitona ou cinzento, aveludado, convexo, tem um diâmetro de 3 a 10 cm, a polpa é branca, não muda de cor ao corte ou é ligeiramente azulada. O caule é fibroso, liso, com malha marrom, de forma cilíndrica, podendo afunilar em direção à base. A sua altura é de 4 a 10 cm, a espessura de 1 a 2 cm A camada de túbulos é aderente, amarelado-azeitona ou amarelada, ligeiramente azul quando prensada.

A estação de frutificação é de maio a outubro. Encontrado em florestas decíduas e coníferas, adora lugares bem iluminados. Cresce ao longo de estradas, valas, bordas de florestas. Gosta de se instalar em tocos podres, restos de madeira velha, formigueiros. Muitas vezes cresce sozinho, raramente em grupos.

Atenção! Cogumelos velhos não são recomendados para comer devido ao risco de intoxicação alimentar.

Este gênero inclui vários outros cogumelos musgo:

  1. castanha (Castanho). Uma espécie comestível que pertence à terceira categoria em termos de sabor.A época de frutificação é de junho a outubro.
  2. Semi-ouro... Um cogumelo condicionalmente comestível muito raro de cor cinza-amarelo. Encontrado no Extremo Oriente, Cáucaso, Europa, América do Norte.
  3. Esporo cego... Externamente semelhante a outros volantes Sua principal diferença é a forma dos esporos, que possuem uma extremidade de corte romba. Cresce na América do Norte, Cáucaso do Norte, Europa.
  4. Salpicado (em pó, empoeirado). Um cogumelo raro comestível com uma polpa deliciosa. A estação de frutificação vai de agosto a setembro. Pode ser encontrada em florestas decíduas e mistas. Cresce em pequenos grupos ou isoladamente no Cáucaso, Europa Oriental, Extremo Oriente.
  5. vermelho... Uma espécie comestível extremamente rara que pertence à quarta categoria de sabores. Eles são comidos cozidos, secos e em conserva. Ela cresce em ravinas, em estradas desertas, em florestas decíduas, em matagais de grama. É encontrado em pequenas colônias. O tempo de crescimento é agosto-setembro.
  6. Woody... Não é encontrado no território da Rússia. Refere-se a não comestível. Ele se instala em troncos de árvores, tocos, serragem. Cresce na Europa e na América do Norte.
  7. Heterogêneo... Um cogumelo comestível bastante comum com baixa palatabilidade. Os espécimes jovens são adequados para consumo. Eles podem ser secos, fritos, em conserva. É encontrada em florestas caducifólias, prefere se instalar com tílias.

Regras de coleta

O volante parasita não é de interesse e não é procurado entre os amantes da caça silenciosa. Você pode coletá-los de meados do verão a meados do outono. Você só precisa cortar o corpo do fruto.

Usar

O volante parasita praticamente não é comido devido ao seu sabor desagradável, embora possa ser comido. Não é tóxico, não é perigoso, não traz nenhum dano à saúde. Mesmo o tratamento térmico prolongado com adição de temperos aromatizantes não é capaz de melhorar o seu sabor.

Conclusão

O volante parasita não se parece com nenhum representante de seu tipo. É impossível confundi-lo com outros cogumelos, uma vez que está sempre ligado ao corpo frutífero de outro cogumelo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção