Contente
Gigrofor precoce - cogumelo lamelar comestível da família Gigroforov. Cresce em pequenas famílias em florestas mistas. Como esse representante é muito utilizado na culinária, é necessário conhecer as características externas, ver fotos e vídeos, para não confundir os dons venenosos da floresta com ele.
Qual é a aparência de um higróforo primitivo?
O gigrofor primitivo tem um gorro pequeno, de até 10 cm de tamanho.No início do crescimento, o cogumelo tem uma forma oblongo-convexa, conforme amadurece, ele se endireita e as bordas onduladas se enrolam para dentro. A superfície é coberta por uma pele brilhante, acinzentada-esbranquiçada. À medida que cresce, a cor escurece e, na maturidade completa, torna-se preta com pequenas manchas claras. A camada inferior é formada por placas leves, largas e parcialmente acretadas. A reprodução ocorre em esporos alongados e incolores, que estão na forma de um pó branco como a neve.
O caule curto em forma de barril é coberto por uma pele clara e aveludada com um brilho prateado. A polpa densa e cinza-claro tem sabor e aroma de cogumelo. Em caso de dano mecânico, a cor não muda, o suco leitoso não é liberado.
Onde o primeiro higróforo cresce
O Gigrofor primitivo cresce em florestas mistas em espécimes únicos ou em pequenos grupos. A frutificação ocorre no início da primavera, o cogumelo pode aparecer do solo mesmo em temperaturas abaixo de zero. Culturas de cogumelos muitas vezes podem ser encontradas sob um manto de neve.
É possível comer um higróforo precoce
O antigo Gigrofor é um delicioso representante do reino dos cogumelos. Possui polpa delicada, sabor e aroma agradáveis. Já que o cogumelo é comido, você precisa estudar os dados externos e ver a foto.
Falsas duplas
Gigrofor precoce tem um período de frutificação precoce, por isso é muito difícil confundi-lo com espécimes venenosos. Mas a espécie tem gêmeos semelhantes, que frutificam de julho a outubro. Esses incluem:
- Heterogêneo - uma espécie comestível que cresce em campos e prados. A espécie recebeu esse nome por causa da mudança periódica de cor. A tampa achatada ou em forma de sino é inicialmente pintada de cor limão brilhante, à medida que amadurece torna-se esverdeada ou adquire tonalidade rosa. O caule carnudo e oco é coberto por uma camada viscosa e tem uma cor limão-oliva. A carne clara é praticamente insípida e inodora. Frutificação durante todo o período quente em numerosos exemplares.
- O preto - uma espécie deliciosa que prefere crescer entre árvores caducas e coníferas. A tampa convexa endireita à medida que cresce e na maturidade completa assume uma forma deprimida. A superfície mate é pintada de cinzento escuro. Polpa leve e carnuda com sabor e aroma delicados. Frutificando no outono, apenas os espécimes jovens são usados na culinária.
- Identificado - espécies comestíveis. A superfície é coberta por uma pele cinza clara e viscosa.O caule fibroso é de cor escura e possui inúmeras escamas claras. A polpa esbranquiçada é frágil, insípida e inodora. Após a fervura, a safra colhida é adequada para o preparo de acompanhamentos, sopas aromáticas. Para o inverno, os cogumelos podem ser congelados e secos.
Regras de coleta e uso
A coleta deste espécime é realizada do início da primavera ao final do outono. O cogumelo encontrado é cortado com uma faca afiada ou cuidadosamente torcido do solo, tomando cuidado para não danificar o micélio. A caça de cogumelos é melhor realizada em dias ensolarados, de manhã cedo, em um local ecologicamente limpo.
A safra colhida é completamente limpa de detritos florestais, lavada em água corrente e retirada do caule. Após um tratamento térmico de 10 minutos, os cogumelos são usados para preparar acompanhamentos, sopas e preparações para o inverno. Os cogumelos também podem ser secos. O produto seco é armazenado em um saco de papel ou pano por no máximo 12 meses.
Conclusão
O primeiro Gigrofor é um representante comestível do reino dos cogumelos. Cresce em pequenas famílias entre abetos e árvores decíduas. Aparece no início da primavera, imediatamente após o derretimento da neve. Os espécimes jovens são usados para alimentos fritos, fervidos ou enlatados. Para não confundir o cogumelo com espécies não comestíveis, é necessário ler atentamente os dados externos, ver fotos e material de vídeo.