Contente
Gigrofor verde-oliva - um cogumelo lamelar, parte da família com o mesmo nome Gigroforovye. Pertence, como seus parentes, a Basidiomycetes. Às vezes, você pode encontrar outros nomes da espécie - dente doce, cravo ou piolho da madeira branco-oliva. Raramente cresce sozinho, na maioria das vezes forma vários grupos. O nome oficial é Hygrophorus olivaceoalbus.
Qual é a aparência de um higróforo branco-oliva?
O higróforo branco-azeitona tem uma estrutura clássica do corpo frutífero, pelo que a sua capa e perna são claramente pronunciadas. Em espécimes jovens, a parte superior é cônica ou em forma de sino. À medida que amadurece, torna-se prostrado e até ligeiramente deprimido, mas um tubérculo permanece sempre no centro. Nos cogumelos adultos, as bordas da tampa são tuberosas.
O diâmetro da parte superior desta espécie é pequeno. O indicador máximo é de 6 cm. Mesmo com um leve impacto físico, ele se desintegra facilmente. A cor da superfície varia do castanho-acinzentado ao oliva, com tonalidade mais intensa no centro da tampa. A polpa é de consistência densa, quando quebrada apresenta cor branca, que não se altera com o contato com o ar. Tem um cheiro agradável a cogumelos e um sabor ligeiramente adocicado.
Na parte de trás da tampa, você pode ver raros pratos carnudos de tonalidade branca ou creme, descendo ligeiramente para a perna. Em alguns espécimes, eles podem se ramificar e se entrelaçar. Os esporos são elípticos, com 9-16 (18) × 6-8,5 (9) mícrons de tamanho. O pó do esporo é branco.
Sua perna é cilíndrica, fibrosa, geralmente curva. Sua altura varia de 4 a 12 cm, e sua espessura de 0,6-1 cm. Mais perto do gorro, é branco, e abaixo, escamas marrom-oliva em forma de anéis são bem visíveis.
Onde o higróforo branco-oliva cresce
Esta espécie é comum na Europa e na América do Norte. Pode ser encontrada especialmente em plantações de coníferas perto de abetos e pinheiros. Forma famílias inteiras em lugares úmidos e baixadas.
É possível comer um higróforo branco-oliva
Este cogumelo é condicionalmente comestível, mas seu sabor é avaliado em um nível médio. Apenas espécimes jovens podem ser consumidos inteiramente. E nos higróforos adultos branco-oliva, apenas os gorros são adequados para a alimentação, já que as pernas têm uma estrutura fibrosa e tornam-se ásperas com o tempo.
Falsas duplas
Este tipo é difícil de confundir com outros devido à sua cor especial de tampa. Mas alguns catadores de cogumelos encontram semelhanças com o higróforo Persona. É uma contrapartida comestível. A estrutura do corpo de frutificação é muito semelhante à do higróforo branco-oliva. No entanto, seus esporos são muito menores e a tampa é marrom-escura com uma tonalidade acinzentada. Cresce em florestas decíduas. O nome oficial é Hygrophorus persoonii.
Regras de coleta e uso
O período de frutificação desta espécie começa no final do verão e vai até o final do outono em condições favoráveis. O gigrofor branco-oliva forma a micorriza com o abeto, por isso é debaixo desta árvore que se encontra com maior frequência. Na hora da coleta, é necessário dar preferência aos cogumelos jovens, pois seu sabor é muito mais elevado.
Este tipo também pode ser decapado, fervido e salgado.
Conclusão
O gigrofor branco-oliva, apesar de comestível, não é muito popular entre os colhedores de cogumelos. Isso se deve principalmente ao tamanho pequeno do cogumelo, sabor médio e uma camada escorregadia da tampa, que requer uma limpeza mais profunda. Além disso, seu período de frutificação coincide com outras espécies mais valiosas, por isso muitos amantes da caça tranquila preferem esta última.