Contente
Meadow gigrofor é um dos representantes da família Gigroforov. Pertence à categoria dos cogumelos raros. Em outras fontes, pode ser encontrado sob o nome de higrocibo do prado ou cuffhyllum do prado. Ela cresce principalmente em pequenos grupos. O nome oficial é Cuphophyllus pratensis.
Como é o higróforo do prado?
O corpo de frutificação desta espécie tem uma forma padrão. Sua cor varia do dourado ao marrom claro, dependendo das condições de cultivo. O chapéu em tenra idade tem uma forma muito convexa com as pontas dobradas para baixo. Mais tarde, porém, ele se abre e se achata. Em espécimes adultos, apenas um pequeno tubérculo permanece no centro e as bordas tornam-se afiadas e finas. Em alta umidade, a tampa é escorregadia e brilhante.
No verso da parte superior, você pode ver raras placas grossas descendo para o caule. São densos ao toque e sua cor é ligeiramente mais clara que a tampa. Quando quebrada, você pode ver a polpa de um tom amarelo claro de consistência densa. Sua cor não muda com o contato com o ar. A polpa tem sabor agradável e exala leve odor de cogumelo.
Os esporos do higróforo do prado são incolores, lisos. Sua forma se assemelha a uma elipse e o tamanho é de 5 a 7 x 4 a 5 mícrons.
A perna desta espécie é cilíndrica, ligeiramente estreitada na base. Seu comprimento é de 4 a 8 cm e sua espessura de 0,5 a 1,2 cm, de cor amarelo pálido.
Onde o higróforo do prado cresce
Esta espécie cresce na grama em prados e pastagens. Às vezes, pode ser encontrado em plantações leves de um tipo misto, mas isso é mais um acidente do que um padrão.
O gigrofor Meadow pode ser encontrado em:
- Europa;
- América do Norte e América do Sul;
- Nova Zelândia;
- Norte da África;
- Austrália;
- Ásia do Norte.
É possível comer o higróforo do prado
Este cogumelo é comestível. Em termos de sabor, pertence à terceira categoria, por isso não é de forma alguma inferior aos cogumelos de outono. Pode ser consumido sem medo de sua saúde. Porém, na hora da coleta, é melhor dar preferência aos espécimes jovens, pois seu sabor é mais intenso.
Falsas duplas
Esta espécie é em muitos aspectos semelhante ao seu relativo higróforo de Karsten. Neste último, a tonalidade do corpo frutífero é de damasco claro e os pratos são rosa claro. O diâmetro da tampa é de 3-7 cm. O caule é esbranquiçado, afilando na base. O gêmeo também é um cogumelo comestível.
Esta espécie cresce em florestas de coníferas com uma cobertura de musgo desenvolvida, preferindo florestas de abetos. Muito difundido na Finlândia. O nome oficial é Hygrophorus karstenii.
Regras de coleta e uso
O período de frutificação do higróforo do prado começa em julho e vai até outubro, se as condições climáticas o favorecerem. Na hora da coleta, é necessário cortar na base com uma faca afiada para não perturbar o micélio.É necessário dobrar o higróforo do prado no cesto com as tampas para baixo para não se partir, pois mesmo com um leve impacto físico se desfaz.
Antes de cozinhar, os cogumelos devem ser completamente limpos de lixo e solo da floresta. Além disso, é necessário remover o filme escorregadio superior da tampa e, em seguida, lavar bem. O gigrofor Meadow é adequado para qualquer tipo de processamento, embora mantenha uma consistência de polpa densa. Ele também se mantém bem quando seco.
Conclusão
Meadow gigrofor é um cogumelo comestível que pode competir com muitas espécies conhecidas. Mas muitas vezes ele é simplesmente invisível para os amantes da caça silenciosa. Isso se deve ao fato de que muitos cogumelos que crescem em áreas abertas por hábito permanecem sem vigilância.