Lariço gigrofor: é possível comer, descrição e foto

Nome:Larch gigrofor
Nome latino:Hygrophorus lucorum
Um tipo: Comestível
Sinônimos:Gigroforus amarelo, Gigroforus amarelo, Limacium lucorum
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Hygrophoraceae
  • Gênero: Hygrophorus (Gigrofor)
  • Espécie: Hygrophorus lucorum

O larício gigrofor pertence à família Gigroforov, cujo nome em latim soa assim - Hygrophorus lucorum. Além disso, este nome tem vários sinônimos: hygrophorus ou yellow hygrophorus, bem como Limacium lucorum.

Qual é a aparência do higróforo lariço?

Prefere umidade moderada e solo gramado

O corpo do fruto do higróforo amarelo consiste em uma tampa e um caule com as seguintes características:

  1. Inicialmente, a tampa é em forma de sino, um pouco depois torna-se plana com meio côncavo. O diâmetro é de 2 a 6 cm, a superfície é pegajosa, escorregadia, de cor amarelo limão. Em alguns espécimes, você pode ver os restos da colcha nas bordas da tampa.
  2. Placas ligeiramente descendentes, esparsas, mas espessas, estão localizadas na parte inferior da tampa. Nos cogumelos jovens de cor branca, tornam-se amarelados com a idade.
  3. Os esporos são elípticos, incolores, lisos.
  4. O caule do higróforo do lariço é fibroso e cilíndrico, com diâmetro de 4 a 8 mm e comprimento de 3 a 9 cm, com coloração do branco ao amarelo claro.
  5. A polpa é branca, sem odor pronunciado e insípida.

Onde o higróforo de lariço cresce

Uma época favorável para o desenvolvimento desse fungo é o período do verão ao outono, mas a frutificação ativa ocorre de setembro a novembro. Este espécime recebeu o nome apropriado pelo fato de formar micorriza exclusivamente com lariço. Portanto, esses cogumelos vivem com mais freqüência em florestas decíduas. Mas também podem ser encontrados em parques ou prados.

É possível comer higróforo de lariço

Esta cópia pertence ao grupo comestível, que não necessita de pré-cozimento antes do cozimento. Mas o lariço higróforo não é adequado como prato independente, pois não tem um sabor pronunciado.

Importante! Esta variedade funciona bem para decapagem ou decapagem e também pode ser combinada com outros produtos florestais mais aromáticos.

Falsas duplas

A amostra não tem sabor e cheiro pronunciados

Larch gigrofor é semelhante em alguns aspectos aos seguintes dons da floresta:

  1. Gigrofor lindo - pertence à categoria de cogumelos comestíveis. Cresce nos mesmos locais que o lariço, mas é bastante raro. Uma característica distintiva é a cor da tampa, nos exemplares jovens é laranja, com o tempo torna-se amarelo dourado. As bordas da tampa são mais claras do que o centro.
  2. Prado Gigrofor é uma espécie comestível. No estágio inicial de maturação, a capa é hemisférica com um tubérculo central, depois de um tempo torna-se quase plana. Este espécime é mais freqüentemente encontrado em áreas de pastagem, em prados.
  3. Gigrofor branco-amarelado - um espécime comestível, mas devido ao muco abundante na tampa, o processo de cozimento é complicado. Um boné hemisférico, branco acinzentado. Existe uma camada de muco protetor na superfície. O caule é fibroso e reto, da mesma cor do gorro, coberto por pequenas escamas.Cresce em florestas mistas e decíduas, mais frequentemente encontradas ao lado de faia e carvalho.

Regras de coleta e uso

Indo em busca do higróforo do lariço, deve-se lembrar que ele cresce exclusivamente nas proximidades do lariço. Além disso, muitas vezes pode ser encontrado em parques ou praças. Os corpos de fruto são muito frágeis e, portanto, devem ser removidos com especial cuidado do solo. Para não danificar, é aconselhável colocar os cogumelos separadamente de outros parentes maiores.

Este espécime é bastante versátil, pois é adequado para quase qualquer tipo de processamento culinário. Mas devido à falta de um sabor pronunciado, colhedores experientes de cogumelos recomendam combinar o higróforo de lariço com outros presentes mais aromáticos e saborosos da floresta.

Conclusão

O lariço gigrofor é uma espécie bastante comum que vive em prados, florestas ou parques. Tem uma desvantagem - a polpa deste cogumelo é praticamente sem gosto. No entanto, é ótimo para decapagem, decapagem ou outros pratos combinados com condimentos ou presentes mais aromáticos da floresta.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção