Gigrofor feminino: descrição e foto

Nome:Gigrofor feminino
Nome latino:Cuphophyllus virgineus
Um tipo: Comestível condicionalmente
Sinônimos:Hygrophorus virgineus, Camarophyllus virgineus, Hygrocybe virginea
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Hygrophoraceae
  • Gênero: Cuphophyllus (Kufophilus)
  • Espécie: Cuphophyllus virgineus (Gigrofor maiden)

Gigrofor maiden (Latim Cuphophyllus virgineus) é um cogumelo condicionalmente comestível de pequeno valor e pouco valor. Sua polpa tem sabor bastante medíocre e a própria estrutura do corpo frutífero é muito frágil. No território da Rússia, esta espécie é rara.

Outras variantes do nome do fungo: Camarophyllus virgineus ou Hygrocybe virginea.

Qual é a aparência do higróforo de uma garota?

Gigrofor donzela forma um pequeno chapéu convexo, cujo diâmetro varia de 2 a 5 cm, mas logo no início do seu desenvolvimento apresenta uma forma convexa, mas torna-se plano com a idade. As bordas racham durante o desenvolvimento.

A cor da espécie é monocromática, branca, porém, às vezes forma-se uma área amarelada no centro da tampa. Ocasionalmente, você pode encontrar manchas avermelhadas, que representam bolor da pele.

As placas do himenóforo são grossas, densas, porém raramente localizadas - há grandes lacunas entre elas. Algumas placas vão parcialmente para o caule. A cor do himenóforo é o branco, igual à cor principal do cogumelo. O pó do esporo tem uma cor semelhante. Os esporos são minúsculos e de formato oval.

A perna do higróforo da donzela é cilíndrica, curva e ligeiramente estreita no próprio solo. É muito fino - seu diâmetro é de apenas 12 mm com uma altura média de 10-12 cm. A estrutura da perna é densa, mas frágil - o cogumelo é muito fácil de danificar. Em espécimes mais antigos, é completamente oco.

A polpa do higróforo da donzela é branca. Pela sua estrutura, é bastante solto e até aguado. No local do corte, a cor permanece inalterada, enquanto o suco leitoso não se destaca. O aroma dos corpos frutíferos é fraco, inexpressivo. O sabor da polpa é agradável, mas também normal.

A tampa dos espécimes jovens é convexa, enquanto nos cogumelos velhos ela endireita

Onde o higróforo donzela cresce

Gigrofor maiden é bastante raro, no entanto, você pode encontrar um grande grupo de cogumelos por vez. Você deve procurar esta espécie em clareiras ao longo de caminhos e em bordas de floresta ou prados. É quase impossível encontrá-lo na floresta. O período de frutificação é em agosto-outubro.

No território da Rússia, os cogumelos crescem principalmente na zona temperada.

É possível comer um higróforo feminino

Gigrofor maiden é classificado como uma espécie comestível condicionalmente, no entanto, não pode ser chamado de valioso. Pode ser consumido após tratamento térmico ou salga, mas o sabor da polpa permanece bastante medíocre.

Falsas duplas

Os colhedores de cogumelos inexperientes podem confundir o higróforo solteira com algumas outras espécies. Em primeiro lugar, é um higróforo branco como a neve (do latim Hygrophorus niveus). Este falso duplo também é adequado para consumo, mas não difere no sabor especial. Refere-se a cogumelos comestíveis.

A estrutura do corpo frutífero é mais frágil: a perna é mais fina, e o gorro adquire formato de funil com a idade, quando suas bordas são voltadas para cima. Gigrofor maiden é ligeiramente maior e seu corpo frutífero é mais carnudo.

O gigrofhor branco como a neve não só parece semelhante, mas também cresce nos mesmos lugares - é encontrado em grandes quantidades em vastas pastagens, prados e em parques antigos cobertos de ervas daninhas. Ocasionalmente, você pode encontrar um acúmulo de corpos frutíferos na floresta e clareiras. Em florestas antigas, um falso gêmeo não cresce.

Outra diferença entre as espécies é que a frutificação do higróforo branco como a neve continua até a primeira geada.

Em espécimes mais velhos, as bordas da tampa são finas e translúcidas, ligeiramente serrilhadas.

O hygrophorus branco-amarelado (do latim Hygrophorus eburneus) é outra espécie falsa, pintada em marfim. Alguns espécimes também podem ter uma cor branca como a neve. Refere-se a cogumelos comestíveis.

A principal diferença do higróforo da donzela é que a capa dupla é coberta por uma espessa camada de muco.

O chapéu de aparência falsa é bastante achatado, mas pode ter uma depressão no meio.

Regras de coleta e uso

Gigrofor maiden é coletado levando em consideração as seguintes regras:

  1. Os corpos frutíferos não devem ser arrancados abruptamente do solo. Eles são cuidadosamente cortados com uma faca ou torcidos para fora do micélio. Assim, ela poderá formar uma nova safra para o ano que vem.
  2. Antes de sair, é aconselhável polvilhar o micélio com a camada superior do solo.
  3. É melhor ir para a floresta de manhã cedo, quando ainda está fresco. Desta forma, a safra colhida permanece fresca por mais tempo.
  4. Você deve se concentrar em espécimes jovens. Cogumelos velhos e muito maduros podem ter um gosto ruim. Além disso, durante seu desenvolvimento, eles acumulam rapidamente metais pesados ​​do solo.
Conselho! Para que a safra colhida não comece a se deteriorar, ela é colocada em uma cesta com freqüentes folgas. Não coloque em sacos plásticos, caso contrário, tudo ficará sobrecarregado rapidamente.

Recomenda-se usar o higróforo feminino após o tratamento térmico. A estrutura solta da polpa permite fazer caviar de cogumelos e carne picada para rechear os corpos dos frutos. Também é adequado para decapagem e salga a quente.

Conclusão

Gigrofor maiden é um cogumelo comestível condicionalmente, mas não de valor particular. Pode ser colhida, no entanto, a colheita resultante muitas vezes não vale o esforço.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção