Contente
Poético Gigrofor é um espécime comestível da família Gigroforov. Cresce em florestas decíduas em pequenos grupos. Como o cogumelo é lamelar, muitas vezes é confundido com espécimes não comestíveis, portanto, durante uma caçada "tranquila", é preciso ter muito cuidado, pois as toxinas dos corpos frutíferos podem causar danos irreparáveis ao organismo.
Qual é a aparência de um higróforo poético?
O poético gigrofor tem um chapéu redondo, que se endireita e torna-se acidentado à medida que cresce. As bordas desiguais são dobradas para dentro. A superfície é coberta por uma pele brilhante e aveludada de cor rosa esbranquiçada. Os cogumelos totalmente maduros mudam de cor para vermelho claro.
A camada inferior consiste em placas recortadas, pouco espaçadas, rosa claro. A reprodução ocorre por esporos alongados, localizados em um pó ocre claro.
A perna é densa, ligeiramente engrossada perto do solo. A superfície aveludada é pegajosa, coberta por finas fibras. A cor é branca como a neve com uma tonalidade rosa ou avermelhada. A polpa é densa, branca, com danos mecânicos não muda de cor, não emite suco leitoso. Sabor adocicado, aroma frutado ou uma reminiscência de jasmim em flor.
Onde o higróforo poético cresce
Poético Gigrofor prefere crescer rodeado por árvores decíduas, em solo nutritivo. Frutificando de junho até a primeira geada em toda a Rússia. Aparece em espécimes únicos ou em pequenas famílias.
É possível comer um higróforo poético
Devido ao seu sabor e aroma agradáveis, o higróforo poético é amplamente utilizado na culinária. Após o tratamento térmico, os cogumelos são salgados, em conserva, fritos e congelados para o inverno.
Falsas duplas
Gigrofor, poético pelo cheiro de jasmim, é difícil de confundir com outras espécies, mas por ser de família numerosa tem irmãos semelhantes. Tais como o:
- Rosado - condicionalmente comestível, mas devido ao sabor e cheiro desagradáveis, não tem valor nutritivo. Cresce em substrato de abeto de agosto a outubro. Na culinária, é usado em conserva e seco.
- Perfumado - pertence à 4ª categoria de comestibilidade. Ela cresce em musgo úmido entre pinheiros e abetos. Frutifica durante todo o verão. Pode ser identificada por uma tampa redonda-convexa, viscosa, de cor amarela suja. Alimentos enlatados são usados.
- Branco amarelado - espécie comestível, cresce em substrato úmido, em florestas mistas. O corpo do fruto é pequeno, a superfície branca como a neve em tempo úmido é coberta por uma espessa camada de muco. A polpa possui propriedades bactericidas e antifúngicas, por isso o cogumelo é amplamente utilizado na medicina popular. Popularmente, a espécie é chamada de tampa de cera, pois se você esfregá-la entre os dedos, ela se transforma em uma máscara de cera.
Regras de coleta e uso
Todos os cogumelos absorvem substâncias tóxicas como uma esponja, portanto, ao ir para a floresta, é importante conhecer as regras de coleta.
Os cogumelos são colhidos:
- longe de rodovias, fábricas e fábricas;
- em locais ecologicamente limpos;
- com tempo seco e pela manhã;
- o espécime encontrado é cortado com faca ou torcido do solo, tentando não danificar o micélio;
- o local de crescimento é borrifado com terra ou coberto com um substrato.
Imediatamente após a coleta, você precisa prosseguir com o processamento. A plantação é limpa de detritos da floresta, lavada em água morna corrente e a casca é removida do caule. Depois de ferver em água com sal, os cogumelos podem ser fritos, fervidos e conservados. Eles também podem ser congelados e secos. Os corpos de frutas secos são armazenados em um pano ou saco de papel em um local escuro e seco. A vida útil não deve exceder 1 ano.
Conclusão
Poético Gigrofor é um cogumelo saboroso e aromático que cresce entre árvores decíduas. Frutifica em pequenos grupos no outono. Na culinária, eles são usados para preparar uma variedade de pratos, mas somente após tratamento térmico.