Gigrofor russula: comestibilidade, descrição e foto

Nome:Gigrofor russula
Nome latino:Hygrophorus russula
Um tipo: Comestível
Sinônimos:Gigrofor tipo russula, cereja
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Placas: fracamente descendente
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Hygrophoraceae
  • Gênero: Hygrophorus (Gigrofor)
  • Espécie: Hygrophorus russula

Gigrofor russula ou russula (Hygrophorus russula) cogumelo lamelar Basidiomycete, um representante do gênero Gigroforov da família Gigroforov. Recebeu seu nome específico por causa de sua semelhança externa com russula.

Entre os colhedores de cogumelos, também é conhecido como cereja, provavelmente devido à sua cor

Qual é a aparência de um higróforo russula?

Um cogumelo carnudo e grande de cor rosa escuro ou púrpura. A tampa é forte, grande, com cerca de 5 a 15 cm de diâmetro. A superfície é fibrosa, geralmente coberta por rachaduras radiais. Em espécimes jovens, a forma da capa é convexa, com a idade torna-se prostrada, às vezes com tubérculo e espessamento no centro. Suas bordas são ligeiramente esgalgadas até a perna. A superfície da tampa é escorregadia, pegajosa. Sua cor é desigual em todos os cogumelos.

Comente! Sob a influência da umidade, o chapéu não muda de cor e não fica saturado de água.

A perna é bastante longa - 5-12 cm, com cerca de 1-4 cm de espessura, mas nunca é oca. A forma é cilíndrica, geralmente afinando para baixo. A perna se expande na base raramente. Sua superfície é lisa, seca, na parte superior há uma ligeira pubescência.

A cor da perna pode ser rosa ou púrpura, esta é uma das principais características que distinguem a espécie de uma simples russula.

A polpa é branca, bastante densa. Em contato com o ar, ele muda de cor, torna-se vermelho escuro. As placas do himenóforo são frequentes, descendo até o pedículo. As cores são brancas, tornando-se avermelhadas ou roxas à medida que crescem. Os esporos são ovóides e de tamanho médio. O pó do esporo é branco.

Onde o higróforo russule cresce

Cresce em áreas montanhosas ou acidentadas. Prefere plantações de folhas largas e mistas. Forma micorriza com carvalho e faia. Ama solos cobertos de musgo.

É possível comer Russula Hygrophor

Gigrofor russula - cogumelo comestível, 4 categorias de valor nutricional. É praticamente insípido, tem um cheiro sutil e farináceo.

Falsas duplas

O duplo do cogumelo é o higróforo avermelhado. É também uma espécie comestível que pode ser distinguida pelas seguintes características:

  • tampas menores;
  • perna mais longa;
  • chapéu abobadado;
  • gosto amargo;
  • a presença de muco e escamas roxas na tampa.

O gêmeo tem um sabor mais amargo, embora também pertença à categoria dos cogumelos comestíveis e seja totalmente seguro

Atenção! Às vezes, os catadores de cogumelos confundem Russula Hygrophor com Russula. Mas essa espécie tem uma polpa mais densa e quebradiça.

Regras de coleta

O higróforo russula cresce em pequenos grupos em um período favorável para isso. A época de frutificação é de agosto a outubro. Às vezes, a colheita por catadores de cogumelos é realizada até a primeira neve cair.

Usar

O cogumelo não tem valor gastronômico particular. Pode ser fervido, frito, seco, em conserva. Freqüentemente, esses cogumelos são usados ​​para fazer molhos, acompanhamentos e sopas. Devido ao sabor não muito brilhante, na maioria das vezes o higróforo em forma de russule é conservado junto com outros cogumelos.

Conclusão

Gigrofor russula é um cogumelo valioso, nutritivo e saudável. Não é encontrado com muita frequência nas florestas, mas pode ser facilmente cultivado em casa, no seu terreno pessoal. O cogumelo tem um gosto bom. Em termos de sabor, é considerado o melhor entre todos os membros da família. Pode ser consumido fresco, bem como colhido para o inverno de diferentes maneiras.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção