Contente
Gigrofor branco como a neve ou branco como a neve pertence aos representantes comestíveis da família Gigroforov. Cresce em locais abertos em pequenos grupos. Para reconhecer um cogumelo, você precisa ler a descrição, saber o local e a época de crescimento.
Qual é a aparência de um higróforo branco como a neve?
O gigrofor branco como a neve pode ser reconhecido pela tampa convexa branca como a neve, que se endireita à medida que cresce, deixando um pequeno tubérculo no meio. As bordas são estriadas, transparentes devido à polpa fina. A superfície é viscosa e torna-se opaca com o tempo quente e seco. A camada de esporos é formada por finas placas esbranquiçadas descendo até o pedículo.
Perna densa, com até 4 cm de comprimento, polpa branca como a neve, frágil, insípida e inodora. Em caso de dano mecânico, a cor não muda.
Esta espécie se reproduz por esporos microscópicos e alongados que estão em um pó esbranquiçado.
Onde o higróforo branco de neve cresce
Gigrofor branca como a neve prefere crescer em locais abertos. O fungo pode ser encontrado na grama alta em prados, pastagens, clareiras na floresta e dentro da cidade. Além disso, as espécies podem ser encontradas em parques, praças, em parcelas pessoais.
É possível comer um higróforo branco como a neve
O gigrofor branco como a neve é considerado um espécime comestível. Após tratamento térmico, pode ser frito, enlatado, estufado e congelado. Também a colheita de cogumelos frescos pode ser seca para o inverno. O produto seco é armazenado em sacos de papel ou linho em local seco e escuro. O prazo de validade é de cerca de 12 meses.
Falsas duplas
O gigrofor branco como a neve não tem contrapartes venenosas. Mas na floresta você pode encontrar companheiros semelhantes que podem ser comidos. Esses incluem:
- Cedo - ocorre no início da primavera, imediatamente após o derretimento da neve. Ela cresce em florestas decíduas em várias famílias. Você pode reconhecer a espécie pelo chapéu branco como a neve, que fica cinza escuro ou preto à medida que amadurece. A polpa branca como a neve é insípida e inodora, mas, apesar disso, os cogumelos são frequentemente usados para fazer sopas amassadas.
- Russula - uma espécie rara comestível que cresce em florestas decíduas. Cresce em pequenos grupos, frutifica de agosto a outubro. O gorro carnudo, de cor vermelho-escuro ou rosa-escuro, é viscoso; em tempo seco, torna-se opaco. A polpa branca exala um aroma agradável e tem um sabor adocicado. Apenas espécimes jovens são usados na culinária.
- Donzela - espécies condicionalmente comestíveis com uma pequena tampa convexa. A superfície é coberta por uma pele branca como a neve, que é coberta por uma camada de muco no tempo chuvoso. Ela cresce em áreas abertas, ao longo de estradas, em clareiras e prados. Frutifica durante toda a estação quente. Devido à falta de sabor e cheiro, o cogumelo não tem muito valor, mas após tratamento térmico pode ser frito, guisado, em conserva e salgado.
Regras de coleta e uso
Visto que o higróforo branco como a neve é usado na culinária, você precisa conhecer as regras de coleta e os métodos de uso. Os colhedores de cogumelos experientes aconselham a caça silenciosa longe de estradas e empresas industriais. Faça a coleta em clima seco e ensolarado em locais ecologicamente limpos.
A safra colhida não está sujeita a armazenamento de longo prazo, portanto, os cogumelos devem ser processados dentro de 2 horas após a colheita. Eles são examinados cuidadosamente quanto a danos e vermes. Os cogumelos selecionados são lavados e limpos dos detritos da floresta. Antes de cozinhar, o higróforo branco como a neve é fervido em água salgada por 10-15 minutos. Depois, pode ser frito, cozido e conservado para o inverno.
Conclusão
O gigrofor branco como a neve é adequado para comer. Frutifica em áreas abertas durante todo o período de outono. Após o tratamento térmico, é adequado para preparar pratos de cogumelos e preparações para o inverno. Para não se enganar durante uma caçada tranquila, você precisa saber como é a vista, ver fotos e vídeos.