Contente
A carne de porco é um dos tipos de carne mais populares do mundo, por isso existe um grande número de receitas de diversas iguarias à base dela. O peito defumado a frio tem um sabor único e um aroma brilhante de fumaça. Com o cumprimento estrito das recomendações e requisitos da receita, você pode obter uma verdadeira obra-prima da culinária.
Os benefícios e o valor do produto
A carne suína faz parte da alimentação constante de um grande número de pessoas. A composição equilibrada do produto é excelente como fonte de energia, como material de construção do tecido muscular e ósseo. A parte mais importante do peito defumado a frio é sua impressionante gordura corporal. A banha de porco é um verdadeiro antidepressivo. Não só reduz o nível geral de estresse, mas também normaliza o funcionamento do sistema nervoso.
O peito contém uma grande quantidade de gordura, proteína e aminoácidos. Entre os oligoelementos destacam-se zinco, selênio, cobre, manganês, ferro e magnésio. As vitaminas B1, B2, B3 e E garantem o bom funcionamento dos sistemas digestivo e cardiovascular.
Conteúdo calórico e BZHU
A proporção de carne para gordura pode variar significativamente dependendo do corte da carne de porco. É no peito que o conteúdo é mantido no nível 1: 1. Esta proporção permite que a iguaria defumada a frio seja utilizada como um prato saboroso e como fonte de energia. 100 g do produto acabado contém:
- proteínas - 10 g;
- gorduras - 52,37 g;
- carboidratos - 0 g;
- calorias - 514 g.
O valor nutricional das carnes defumadas a frio pode variar significativamente, dependendo do pedaço de carne de porco que você escolher. Em qualquer caso, o conteúdo calórico do peito raramente é inferior a 450 kcal, por isso é recomendável usar este produto com moderação. Quantidades excessivas de carnes fumadas gordurosas podem causar níveis elevados de colesterol ou problemas com excesso de peso.
Preparando peito para fumar a frio
Matérias-primas de alta qualidade são a chave para a iguaria perfeita. Para preparar peito defumado a frio, apenas carne fresca ou resfriada deve ser usada. Não é recomendável fazer um corte com um teor excessivo de gordura. Além disso, não fume o peito de raças puramente de carne.
Prepare a carne antes de fumar a frio. Os ossos das costelas são completamente cortados da peça. O excesso de gordura pode ser removido. Em seguida, a fatia do peito é cortada em porções. Quanto maiores forem as peças prontas, mais tempo demorará a fumagem. O tamanho ideal é um quadrado com um lado de 10-15 cm.
Como salgar o peito para fumar a frio
Manter a carne de porco com muito sal torna-a mais saborosa e também estende sua vida útil em 1-2 semanas. A duração do procedimento é de 2 a 7 dias, dependendo do tamanho das peças e do resultado desejado.Para obter uma cor mais bonita para 1 kg de sal de mesa comum, você pode adicionar 1 colher de sopa. eu. nitrito. Pedaços de peito são generosamente esfregados com temperos e colocados em um local frio para salgar. Para acelerar o processo, você pode usar a opressão.
Como marinar o peito para fumar a frio
Tal como acontece com a salga, a exposição prolongada ao líquido melhora o sabor do produto acabado. A marinada é feita na proporção de 200 g de sal por 1 litro de água fria. Para sabores adicionais, temperos são adicionados à salmoura. Os aditivos mais populares são pimenta da Jamaica, louro e coentro. Ao adicionar temperos, a marinada é fervida e resfriada à temperatura ambiente. O peito é derramado com salmoura por 1-3 dias. A duração da marinada pode ser de até 5-7 dias com porções muito grandes.
Como fumar peito defumado a frio
Após salga prolongada, a carne deve ser mergulhada em água limpa e fria para retirar o excesso de tempero. Após uma semana de marinada, o peito é colocado em líquido por 1-2 dias. Você precisa trocar a água periodicamente.
O próximo passo para observar a receita para fazer peito defumado a frio em casa é ficar ao ar livre. Dependendo do tamanho da peça e da duração da imersão, o tempo de secagem pode ser de até 24-32 horas. Para proteção contra insetos, é recomendável envolver o peito com gaze. A carne de porco pronta é enviada para uma sala de defumação e tratada com fumaça fria.
Como fumar peito em um fumeiro a frio
Para obter uma iguaria verdadeiramente deliciosa, é necessário ter equipamentos de qualidade. Qualquer receita de peito defumado a frio exigirá um bom fumeiro com temperatura controlada. O processo de cozimento é o seguinte:
- O carvão é colocado em um recipiente especial. Como o peito defumado a frio leva muito tempo, é melhor usar materiais que podem arder por muito tempo. O carvão de coco é ideal. Sua quantidade deve ser mínima para manter baixa temperatura e geração abundante de fumaça.
- Um copo é feito de papel alumínio e grandes lascas embebidas são despejadas nele. Amieiro ou maçã são os melhores. Lascas de carvalho e cereja também apresentam bons resultados.
- Pedaços de peito seco são colocados em grades ou ganchos. Feche a tampa ou porta do fumeiro e comece a cozinhar.
Durante o processo de cozimento, você terá que abrir o dispositivo periodicamente e substituir o carvão e as lascas. Também é importante observar o regime de temperatura da fumagem a frio dentro do fumeiro para que o calor não aumente mais que 40 graus. A iguaria acabada é ventilada ao ar livre por 1-2 dias. A carne de porco é servida fria na mesa como aperitivo dos pratos principais.
Peito para fumar frio com gerador de fumaça
A maioria dos fumódromos modernos está equipada com um dispositivo especial que permite que a fumaça fria seja bombeada para a câmara principal. O peito defumado a frio do tipo "faça você mesmo" acaba sendo mais tenro e saboroso devido à automação do trabalho. Carvões quentes e aparas de madeira umedecidas são despejados no gerador de fumaça. Em seguida, ele é conectado ao fumeiro e o peito começa a cozinhar. Recomenda-se trocar as lascas e carvões dentro do dispositivo 1-2 vezes ao dia para manter um fluxo constante de fumaça
Quanto fumar peito defumado a frio
Para obter uma iguaria de qualidade, é preciso ter paciência. O tempo de defumação a frio do peito pode ser de até 2 semanas, dependendo do tamanho do corte. Para pedaços pequenos de 0,5 a 0,7 kg, a duração do tratamento de fumaça é de cerca de uma semana.
Não tenha pressa e tente encurtar o tempo de cozimento. Fumar por 1 a 2 dias pode dar um ótimo sabor, mas a carne permanecerá úmida por dentro. Existe um sério risco de envenenamento com esse produto. O período mínimo de tratamento térmico, mesmo para peças pequenas, deve ser de 4-5 dias.
Quanto tempo o peito precisa permanecer após fumar a frio?
Quando queimam, as lascas de madeira liberam uma enorme quantidade de fumaça perfumada. Em altas concentrações, pode causar sérios danos ao corpo humano. A fumaça produz substâncias cancerígenas que podem piorar o estado de muitos órgãos e levar a complicações de saúde. Recomenda-se pendurar iguarias de porco preparadas na hora ao ar livre.
Se o tratamento com fumaça durar uma semana, a carne de porco é deixada ao ar livre por pelo menos um dia. Durante esse tempo, a maior parte da fumaça prejudicial escapará do produto. Só depois de muito tempo é que você pode começar a degustar o prato diretamente.
Regras de armazenamento
Graças à salga de longo prazo, a carne suína aumenta significativamente sua vida útil. Quando mantido em um saco a vácuo na geladeira, o produto pode ser armazenado por até 2 a 3 meses. Para evitar que o cheiro da fumaça se espalhe para os produtos vizinhos, a guloseima é guardada em uma caixa separada.
Conclusão
O peito defumado a frio é um prato incrivelmente saboroso e aromático que vai agradar até gourmets experientes. O tempo de cozimento é compensado pelas incríveis características de consumo do produto acabado. Sujeito a todos os requisitos e regulamentos, a chance de obter a iguaria perfeita é maximizada.