Fazendo vinho caseiro de sorveira

É concebida de tal forma pela natureza que muito poucas pessoas usam cinzas frescas da montanha assim, pois têm um sabor amargo adstringente. Mas para compotas, conservas são bastante adequadas. E que vinho delicioso! São as cinzas da montanha, muito utilizadas na vinificação.

O vinho tinto de sorveira caseiro tem um aroma ácido. Mas mesmo isso não é o principal. O vinho de cinza de montanha também tem propriedades curativas. Suporta o sistema imunológico, melhora a circulação sanguínea e os processos metabólicos do corpo. Além disso, essa bebida contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais.

Cozinhar frutas silvestres

Uma bebida com lúpulo à base de bagas de sorveira, preparada em casa, pode ser preparada por qualquer dona de casa ou proprietária, se houver desejo e paciência. Mas, o principal é colher as frutas na hora certa para que não haja amargor na bebida acabada. É por isso que as frutas são colhidas para fazer vinho em casa depois da geada. Devido à geada que atinge a baga, ela se torna mais doce, à medida que seu teor de açúcar aumenta ao máximo.

Atenção! Se a cinza da montanha foi removida antes da geada, ela deve ser colocada no congelador por pelo menos um dia.

Para fazer vinho tinto de rowan caseiro, você pode usar bagas silvestres ou cultivadas. Mas a bebida mais luxuosa com um sabor requintado é obtida dessas variedades: "Romã", "Licor", "Burka". Vinho de cinzas de montanha de sobremesa acaba sendo forte, aromático.

Para preparar um litro de uma bebida com lúpulo, você precisa de 4 a 4,5 kg de frutas vermelhas. Antes de preparar o mosto, é necessário retirar os galhos, mas não é necessário lavá-lo, pois ainda precisa ser despejado com água fervente antes de preparar o vinho.

Sobre as propriedades benéficas do vinho

Como já observamos, o vinho caseiro de rowan é um produto valioso. Vamos falar sobre isso com mais detalhes:

  • propriedades diuréticas, coleréticas e diaforéticas marcadas;
  • salva de resfriados;
  • promove uma limpeza intestinal fácil;
  • estimula o trabalho do coração, fígado, estômago;
  • inibe o crescimento de doenças fúngicas.

Deve-se notar que também existem contra-indicações ao uso de vinho caseiro de rowan. Se você tem hemofilia ou um distúrbio hemorrágico, é melhor nem mesmo experimentar a bebida.

Atenção! O mais útil é o vinho com um longo período de envelhecimento. Além disso, são menos amargos e têm um sabor melhor.

Para melhorar o sabor, os produtores de vinho adicionam cranberry, maçã ou outros sucos ao vinho de cinza de montanha. Por exemplo, adicione seis partes de suco de maçã a quatro porções de suco de sorveira.

Como preparar o vinho adequadamente - receitas

Existem muitas tecnologias e receitas para fazer vinho das cinzas da montanha, mas vamos falar sobre como fazer vinho caseiro a partir de bagas das cinzas da montanha de forma simples, sem problemas especiais. A bebida intoxicada revelou ser de uma delicada cor laranja-rosada.

Receita um - os clássicos da vinificação

Para fazer vinho de cinza de montanha em casa, precisamos dos seguintes componentes:

  • cinzas da montanha - 10 kg;
  • água 4 litros (se desejar, adicione suco de maçã na proporção de 1: 1);
  • açúcar granulado - 2 kg;
  • passas - 150 gramas (podem ser substituídas por uvas).

Recursos de culinária

  1. Antes de fazer vinho em casa, despeje as bagas sem caule com água fervente por meia hora. Vamos repetir este procedimento duas vezes. Graças a isso, haverá menos taninos e o vinho acabado não ficará muito ácido.
  2. Passamos as bagas preparadas por um moedor de carne e esprememos por um pano de algodão ou gaze em várias camadas.
  3. Coloque a polpa em uma garrafa de gargalo largo e encha com água a uma temperatura de 70 graus. Após mexer, deixe esfriar até a temperatura ambiente.
  4. Em seguida, adicione o suco de sorveira, a primeira parte do açúcar granulado, as uvas não lavadas. As uvas para o vinho caseiro de rowan são esmagadas em casa, mas não é necessário lavá-las, pois uma camada esbranquiçada sobre elas é responsável pelo sucesso da fermentação.
  5. Após misturar os ingredientes, amarre o gargalo da garrafa com gaze e coloque o mosto em local aquecido (18 graus) e escuro.
  6. Durante a fermentação, o futuro vinho de cinzas de montanha começará a espumar e um cheiro azedo será sentido. Este é o sinal: é hora de filtrar o mosto.
  7. Adicione açúcar ao suco sem a polpa dos bagos e leve novamente o vinho caseiro para fermentar. O recipiente deve ser grande para que um terço do recipiente não seja preenchido. É preciso calçar a luva do frasco, depois de furar um dos dedos com uma agulha. Sob a influência de gases, a luva infla e, no final da fermentação, ela desce.
  8. O mosto para vinho caseiro deve fermentar uma segunda vez por pelo menos duas semanas em local escuro e muito quente. É necessário manter a temperatura entre 20 e 30 graus. Neste momento, bolhas de gás "dobrando" para cima e para baixo serão observadas no recipiente.
  9. Quando as bolhas desaparecem e o fundo do recipiente fecha o sedimento, colocamos o vinho jovem de cinzas da montanha feito em casa em garrafas esterilizadas limpas. Isso deve ser feito com cuidado para não levantar os resíduos.
  10. Nós os fechamos hermeticamente e os colocamos em um local fresco, a uma temperatura não superior a 15 graus. Os raios do sol não devem incidir sobre o recipiente. O vinho jovem deve repousar por cerca de 4 meses e não precisa ser tocado. Durante esse tempo, o vinho não só atingirá a condição desejada, mas também um novo sedimento aparecerá no fundo.

Drene novamente do sedimento. Delicioso vinho tinto de sorveira em casa de acordo com a receita clássica está pronto. Fechamos os frascos, colocamos horizontalmente e colocamos em local fresco.

Comente! A produção é de cerca de 4,5 litros de delicioso vinho torta de montanha de cinzas com uma intensidade de 10 a 15 graus.

Esse vinho, quando são criadas as condições corretas de armazenamento, não se deteriora por vários anos. Além disso, quanto mais longa a exposição, mais saborosa e doce se torna a bebida intoxicada.

Segunda receita

Prepare-se com antecedência:

  • 2 kg de bagas;
  • açúcar granulado - 2 kg;
  • água - 8 litros;
  • cloreto de amônio - 0,3 gramas por litro de mosto.

Vamos começar a cozinhar

  1. Primeiro você precisa cozinhar as cinzas da montanha. Os frutos devem ser descongelados e despejados em água fervente por meia hora. Em seguida, regue com água fria, deixe escorrer o líquido e faça purê de batata com os frutos da sorveira-brava da maneira que lhe for conveniente.
  2. Transferimos a massa para uma garrafa grande, adicionamos água, despejamos um quilo de açúcar granulado e amônio. Se esse ingrediente não estiver disponível, substitua-o por passas.
  3. Puxe uma luva médica no topo da garrafa, fure previamente qualquer dedo com uma agulha e coloque no fogo para fermentar.
  4. Depois de um tempo, o processo para, é hora de adicionar o restante do açúcar.

Após a fermentação secundária, drene o vinho da casa das cinzas da montanha do sedimento, despeje-o em garrafas limpas e feche-o bem. A bebida vai amadurecer por pelo menos quatro meses. Coe e despeje em outro recipiente antes de usá-lo.

Atenção! A prontidão do vinho caseiro de cinzas de montanha é determinada pela precipitação.

A terceira receita é simples

Fazer vinho com cinzas da montanha de acordo com uma receita simples não é realmente difícil e os ingredientes são mínimos: cinzas da montanha - 2 kg e açúcar a gosto. Via de regra, cerca de um quilo e meio de açúcar granulado é adicionado a 2,5 litros de água.

Atenção! Os amantes de vinhos doces podem acrescentar um pouco mais.

Descongele o fruto e polvilhe com água fervente. Moa em um moedor de carne, esprema o suco e despeje em uma garrafa. Vamos adicionar água e açúcar ao futuro vinho à nossa discrição, depois de o termos provado previamente.

Quando o açúcar granulado estiver dissolvido, coloque um selo d'água no recipiente ou puxe uma luva de borracha e deixe fermentar. Quando o processo estiver concluído, remova o selo d'água ou luva, filtre o sedimento e despeje-o em frascos estéreis.

O vinho caseiro de sorveira revelou-se perfumado, com um sabor ácido.

Quarta receita

Nós vamos precisar:

  • 2 kg de bagas vermelhas de sorveira;
  • 9 litros de água;
  • açúcar granulado a seu critério;
  • um punhado de passas.

Conselho! Usando esta receita de vinho, em vez de frutas vermelhas, você pode pegar chokeberry, que é popularmente chamado de chokeberry preto ou chokeberry preto.

Colocamos as bagas descongeladas e picadas para fazer vinho em um grande recipiente e despejamos 9 litros de água fervente. Cubra com gaze e deixe fermentar. Logo no início do processo, filtramos a base, adicionamos açúcar.

Depois de dissolver o açúcar, despeje imediatamente em garrafas, coloque 3 passas em cada garrafa. Não é necessário lavá-lo, pois fungos de levedura estão localizados em sua superfície.

Fechamos o recipiente com vinho hermeticamente e guardamos em local fresco e escuro. Colocamos as garrafas na horizontal e esperamos cerca de 3-4 meses para o processo de fermentação terminar.

A receita da tintura de Rowan também é útil:

Em vez de uma conclusão - conselho

  1. Se desejar, em vez de água, você pode usar suco de maçã, no máximo, metade do volume.
  2. É melhor levar passas pretas, com ela a fermentação é mais intensa.
  3. De acordo com as receitas, é recomendável adicionar açúcar duas vezes na hora de fazer o vinho. Mas alguns produtores de vinho dividem esse processo em três partes. Isso permite que você controle o processo de fermentação e selecione a doçura desejada para o vinho.
  4. Se você deseja obter uma bebida doce com lúpulo, pode adicionar de 500 gramas a 4 kg de açúcar, sem contar o ingrediente indicado na receita.

O vinho caseiro de cinzas da montanha é um ótimo complemento para pratos de carne. Mas muitos apreciadores da bebida bebem um pouco, como remédio.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção